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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/18
Tipo do documento: Dissertação
Título: NEGOCIAÇÕES COM A CULTURA: processos híbrido-dialógicos em anúncios publicitários maranhenses
Título(s) alternativo(s): NEGOTIATIONS WITH CULTURE: hybrid dialogical processes in advertisements maranhenses
Autor: Vale, Mekaele Frota do 
Primeiro orientador: Silva, Silvano Alves Bezerra da
Resumo: Esta pesquisa volta-se para a investigação dos fenômenos híbrido-dialógicos em anúncios publicitários produzidos e veiculados em São Luís, estado do Maranhão, com o intuito de mapear as relações estabelecidas entre a publicidade produzida nesta capital e os traços culturais locais. Sob os pressupostos teóricos do Hibridismo, tendo como autor-referência Néstor Garcia Canclini, e da Teoria Dialógica, de Mikhail Bakhtin, uma série de anúncios publicitários foi analisada de forma a identificarmos essas relações híbrido-dialógicas. Os anúncios foram analisados, levando-se em consideração as linguagens não verbal e verbal, a articulação entre ambas e, por fim, os sentidos presentes nos anúncios. Contudo, a fim de situar o leitor quanto à nossa proposta, buscamos identificar, dentre a literatura especializada, um conceito de cultura aplicável aos objetivos da pesquisa, o qual encontramos tanto na leitura de Clifford Geertz quanto de Renato Ortiz, bem como discorremos sobre as estratégias discursivas do gênero publicitário, de forma a compreender com mais facilidade as mensagens deste nicho comunicativo.
Abstract: This research focus on the investigation of the hybrid-dialogical fenomena in advertisements produced and broadcast in São Luís, Maranhão state, aiming at mapping the relations established between local cultural traits and those ads. In order to make an analysis of public ads as to identify the hybrid-dialogical relations, our analysis was grounded on the works of Néstor Garcia Canclini on hybridism, and Mikhail Bakhtin on dialogism. Verbal and non-verbal language and the interplay between them to construct meaning were taken into account in the analysis. We seek to identify in the literature, especially in the works of Clifford Geertz and Renato Ortiz, a concept of culture that is applicable to the objectives of the research as well as to discuss the discourse strategies of advertising to more easily comprehend the message conveyed by this genre.
Palavras-chave: Publicidade
Cultura
Dialogia
Hibridismo
Publicity
Culture
Dialogism
Hybridism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Cultura e Sociedade
Programa: MESTRADO EM CULTURA E SOCIEDADE
Citação: VALE, Mekaele Frota do. NEGOTIATIONS WITH CULTURE: hybrid dialogical processes in advertisements maranhenses. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2:8080/tede/handle/tede/18
Data de defesa: 23-Abr-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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