???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1495
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cinema e filosofia : Um estudo da narrativa cinematográfica maranhense das Jornadas por meio da tríplice mímesis
Título(s) alternativo(s): Cinema and philosophy: A study of the Maranhão cinematographic narrative of the Days through the threefold mimesis
Autor: Costa, Alexandre Bruno Gouveia 
Primeiro orientador: FAÇANHA, Luciano da Silva
Resumo: Essa dissertação resulta da pesquisa sobre a produção audiovisual maranhense que compreende o final da década de 70 e parte da década de 80, por incluirmos produções em Super-8 e em 16mm, respectivamente: Periquito Sujo (1979), Greve da meia passagem (1979-1980) e Quem matou Elias Zí? (1986), Bandeiras Verdes (1988) com o objetivo de investigar o potencial de comunicabilidade e de representatividade destas obras para a manutenção de uma identidade cinematográfica a partir da metodologia com base na tríplice mímesis e na construção das identidades narrativas. O referencial empírico da pesquisa são obras fílmicas maranhenses premiadas nas edições das Jornadas cinematográficas, movimento importante para a construção e manutenção da identidade narrativa cinematográfica maranhense. A partir da tríplice mímesis, conceito referendado por Paul Ricoeur (2012), será possível compreender como as narrativas fílmicas, que passam por questões éticas, têm início nas condições mais amplas do entorno social e cultural de inserção dos acontecimentos narrados e somente se completam no momento da leitura, neste caso visual, com a participação efetiva do espectador.
Abstract: This dissertation results of research on the Maranhão audiovisual production comprising the late 70's and part of the 80s, for we include production in Super-8 and 16mm, respectively: Periquito Sujo (1979), Greve da meia passagem (1979-1980), Quem matou Elias Zí? (1986), Bandeiras Verdes (1988) in order to investigate the potential for communicability and representativeness of these works to maintain a cinematic identify from the methodology based on the triple mimesis and construction of narrative identities. Empirical research framework Maranhão film works are awarded on the issues of cinematrographic Days, important movement for the construction and maintenance of Maranhão cinematic narrative identify. From the triple mimesis concept endorsed by Paul Ricoeur (2012), you can understand how filmic narratives that pass for ethical reasons, begin in broader terms of social and cultural environment insertion of the events narrated and only complete in the times of reading, this visual event, with effective participation of the viewer.
Palavras-chave: Cinema
Super-8
16mm
Tríplice Mímesis
Identidade narrativa
Jornada
Triple Mimesis
Narrative identity
Journey
Área(s) do CNPq: Artes do Vídeo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: COSTA, Alexandre Bruno Gouveia. Cinema e filosofia : Um estudo da narrativa cinematográfica maranhense das Jornadas por meio da tríplice mímesis. 2015. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1495
Data de defesa: 26-Oct-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlexandreBrunoCosta.pdfDissertação1,67 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.