Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/9
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOREIRA, Daniela Menezespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1884579998550541por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Sandra Maria Nascimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7413827589603410por
dc.contributor.referee1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batistapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Maria do Socorro Sousa dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4538063821382720por
dc.date.accessioned2016-08-16T18:10:21Z-
dc.date.available2015-10-22pt_BR
dc.date.issued2014-08-29pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Daniela Menezes. @LUNO EM CENA: representações em filmes brasileiros sobre o estudante adolescente na era da informação. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/9-
dc.description.resumoEste estudo trata da constituição de representações sobre o estudante adolescente, voltando-se para um campo no qual algumas delas vem sendo produzidas no início da década de 2010: o cinema brasileiro. Ligado à temática Mídia e Educação, tem o objetivo de problematizar o modo como estas representações são produzidas, partindo da premissa de que este veículo midiático vem seguindo a tendência de colocar a juventude numa posição de centralidade na cultura contemporânea, e, simultaneamente, vem promovendo o caráter pedagógico assumido pelos discursos da mídia sobre a adolescência. O trabalho utiliza os conceitos de discurso, poder, saber e sujeito, conforme foram elaborados por Michel Foucault, colocando-o em conversação com teóricos dos estudos culturais. O corpus empírico selecionado para análise do discurso sobre o estudante adolescente concentra-se sobre quatro filmes: Os Famosos e os Duendes da Morte, Antes que o mundo acabe, As melhores coisas do mundo e Desenrola. São consideradas para análise, ainda, informações que circulam sobre estes filmes no ciberespaço, em processos de interatividade que envolvem os espectadores em formas de assujeitamento. Sua conclusão aponta para a ênfase dada ao adolescente também como sujeito de posição privilegiada na era da informação.por
dc.description.abstractThis study deals with the establishment of representations about the teenager, turning to a field in which some of them have been produced in the early 2010s: Brazilian cinema. On to the thematic Media and Education, aiming to discuss how these representations are produced, it starts from the premise that this media vehicle is following the trend of placing the teenager in a position of centrality in contemporary culture, and simultaneously, has been promoting the pedagogical character assumed by media discourses about adolescence. The work uses the concepts of discourse, power, knowledge and subject, as were developed by Michel Foucault, putting him in conversation with theorists of cultural studies. The empirical corpus selected for analysis focuses on four films: The Famous and the Dead, Before the world ends, The best things in the world and Desenrola. Further information about these films circulating in cyberspace, in interactive processes that involve viewers in forms of subjection are considered for analysis. Its conclusion points with respect to the emphasis given to the teenager as also subject of privileged position in the age of the information.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-16T18:10:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_DANIELA MENEZES MOREIRA.pdf: 5141801 bytes, checksum: 468c128932af430e49d2a17e35598afa (MD5) Previous issue date: 2014-08-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCultura e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttecnologiaspor
dc.subjectcinemapor
dc.subjectadolescentespor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjecttechnologyeng
dc.subjectcinemaeng
dc.subjectteenseng
dc.subjecteducationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpor
dc.title@LUNO EM CENA: representações em filmes brasileiros sobre o estudante adolescente na era da informaçãopor
dc.title.alternativeSTUDENT ON SCENE: representations in Brazilian films about teen Student in the information ageeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO_DANIELA MENEZES MOREIRA.pdf5,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.