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Tipo do documento: Dissertação
Título: CONDIÇÃO DE EMPREGABILIDADE DE EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO/UFMA
Título(s) alternativo(s): A COURSE OF EMPLOYABILITY GRADUATES CONDITION TECHNICAL MANAGEMENT COLLEGE UNIVERSITY / UFMA
Autor: Rodrigues, Claudio Henrique Viegas 
Primeiro orientador: LIMA, Lucinete Marques
Resumo: Este trabalho trata do conceito de empregabilidade, suas relações com o sistema de produção capitalista e implicações nas políticas de formação do trabalhador. Especificamente, refere-se às condições de empregabilidade de egressos do Curso Técnico de Administração do Colun/UFMA. A pesquisa teve por objetivo analisar influências de atributos pessoais, socioeconômicos, culturais e das certificações escolares na condição de empregabilidade, identificando ambiguidades e contradições no contexto da reestruturação produtiva. Ela problematiza o conceito de empregabilidade, considerando a origem e desenvolvimento nos momentos de crise do capital e sua justificação ideológica do mercado de trabalho e do processo de exclusão social. A pesquisa desenvolveu-se numa abordagem histórico-dialética, incluindo pesquisa bibliográfica e documental, complementada com um estudo empírico com coleta de dados por meio de um questionário com questões fechadas e abertas, cujas informações tiveram análises quantitativas e qualitativas. A pesquisa bibliográfica teve por base vários autores, entre eles: Alberto, Almeida, Alves, Antunes, Carnoy, Castells, Chiavenato, Ciavatta, Coriat, Deluiz, Frigotto, Guilhon, Harvey, Kuenzer, Landini, Leite, Minarelli, Paiva, Peixoto, Pochmann, Ramos, Saul, Silva, Tauile e Zarifian. Os documentos legais priorizados na análise foram leis, decretos e outros sobre educação profissional. O estudo empírico valorizou os indicadores comumente relacionados ao conceito de empregabilidade no referencial teórico citado. O texto compõe-se de sete seções. Nele, destacam-se as mudanças ocorridas no mundo do trabalho com a crise do capital, no início dos anos 1970 e as modificações no perfil do trabalhador, com influências nas políticas educacionais, entre as quais na educação profissional. Também, discute-se o conceito de empregabilidade, em suas diversas versões e relações com estágios de desenvolvimento do modo de produção capitalista. Com as mudanças ocorridas no trabalho e no conceito de empregabilidade, exemplificam-se suas influências nas reformas educacionais no Brasil, por meio dos Decretos nº 2.208/1997 e nº 5.154/2004, que repercutiram no modelo de formação do trabalhador e influenciaram a formatação de cursos de educação profissional. O estudo empírico permitiu verificar que o Curso Técnico em Administração do Colégio Universitário da UFMA tem a proposta curricular atual formatada pelo modelo da competência, relacionado ao conceito de empregabilidade, convive com grande evasão por se tratar de pós médio, apesar de ser valorizado pelos egressos, direciona-se para um grupo social menos privilegiado economicamente e não garante condição de empregabilidade.
Abstract: This work deals with the concept of employability, their relations with the capitalist production system and implications for worker training policies. Specifically refers to the employability of graduates Course Colun Administration Technical / UFMA. The research aimed to analyze influences of personal attributes, socioeconomic, cultural and school certificates in employability status, identifying ambiguities and contradictions in the context of corporate restructuring. It discusses the concept of employability, considering the origin and development in times of crisis of capital and its ideological justification of the labor market and the social exclusion process. The research was developed in a historical and dialectical approach, including bibliographic and documentary research, complemented by an empirical study with data collection through a questionnaire with closed and open questions, whose information had quantitative and qualitative analysis. The literature review was based on several authors, among them: Alberto Almeida, Alves, Antunes, Canoy, Castells, Chiavenato, Ciavatta, Coriat, Deluiz, Frigotto, Guilhon, Harvey, Kuenzer, Landini, Milk, Minarelli, Paiva, Peixoto, pochmann, Ramos, Saul, Silva, Tauile and Zarifian. The legal documents prioritized in the analysis were laws, decrees and other on education. The empirical study valued the common indicators related to the concept of employability in that theoretical framework. The text is composed of seven sections. In it, there are the changes in the working world with the crisis of capital in the early 1970s and the changes in the worker's profile, with influences in educational policies, including in education. The paper also discusses the concept of employability in its various versions and relations with stages of development of the capitalist mode of production. With the changes in the work and the concept of employability, exemplify up their influence on educational reforms in Brazil by means of Decree No. 2,208 / 1997 and No. 5,154 / 2004, which had repercussions on worker training model and influenced formatting professional education courses. The empirical study showed that the Technical Course in University of UFMA College of Administration has the current curriculum proposal formatted by the model of competence, related to the concept of employability, lives with great evasion because it is average post despite being valued by graduates , is directed to a less privileged social group economically and does not guarantee employment condition.
Palavras-chave: Reestruturação produtiva
Reformas educacionais
Empregabilidade
Economic restructuring
Educational reforms
Employability
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: RODRIGUES, Claudio Henrique Viegas. A COURSE OF EMPLOYABILITY GRADUATES CONDITION TECHNICAL MANAGEMENT COLLEGE UNIVERSITY / UFMA. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/95
Data de defesa: 30-Set-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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