Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/94
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luiz Alfredo Ribeiro dapt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Paulo da Trindade Neryspt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:01Z-
dc.date.available2007-09-06pt_BR
dc.date.issued2006-04-05pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Alfredo Ribeiro da. EDUCATION FOR THE LEISURE CITIZEN: PUBLIC POLITICS FOR THE CITY OF SÃO LUÍS (MA). 2006. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/94-
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido na cidade de São Luís capital do Estado do Maranhão, onde as políticas públicas de lazer ainda não conseguiram se consolidar como um direito de cada cidadão. Trata-se de uma contribuição teórica, desenvolvida a partir do ponto de vista legal do assunto, que aponta a possibilidade de utilizarmos a Educação no seu sentido mais amplo como um veículo eficaz para conquistarmos o lazer cidadão. Buscou-se articular alianças entre várias políticas públicas que devem ser implementadas como propriedades no meio urbano, visando romper com o binômio do esporte e do lazer no sentido qualifica o debate em torno da emancipação do lazer enquanto o espaço privilegiado para o exercício da cidadania. E, trazer para o centro do debate, outras interfaces possíveis para a superação da inércia em que se encontra o lazer em nossa realidade, bem como fornecer subsídios que ajudem a compreender o lazer como direito fundamental assegurado por lei a todo cidadão brasileiro. O presente estudo teve como hipótese as seguintes questões: As atuais políticas públicas implantadas nos países de capitalismo avançado como nos países de capitalismo periféricos, por estarem ancoradas na concepção neoliberal, não são efetivamente políticas sociais; A inobservância e ou desconhecimento da legislação existente nos três âmbitos de poder, por não estarem articuladas, têm dificultado a formulação e implementação de políticas públicas efetivas na área do lazer em nossa realidade. O estudo também procurou aponta propostas de suspensão do atual quadro, a partir de uma ação inclusiva da população junto ao poder público na condição de co-autores da história que se pretende mudar.por
dc.description.abstractThis work was developed in the city of capital São Luís of the State of Maranhão where the public politics of leisure still didn't get if it consolidates as a right of each citizen. It is a theoretical contribution developed starting from the legal point of view of the subject that bets the possibility of we use the Education in his/her wider sense as an I transmit effective for us to conquer the leisure citizen. It was looked for, then to understand the connection of this politics better, public with the leisure and viceversa, seeking to overcome the historical binomial of the sport and leisure and to bring for the center of the debate other possible interfaces, for the superbly of the inertia in that he/she is the leisure in our reality, as well as it supplies subsidies to help to understand the leisure in insured fundamental right for law to every Brazilian citizen. The present study had with hypothesis the following subjects: The current public politics implanted at the countries of advanced capitalism as in the outlying countries of capitalism, for they be anchored in the neoliberal conception, they are not indeed social politics; the inobservance and or ignorance of the existent legislation in the three extents of power, for they be not articulated have been hindering the formulation and implementation of effective public politics in the area of the leisure in our reality. The study also sought appears proposed of suspension of the current picture, starting from an inclusive action of the population the power publishes close to in the joint authors' condition of the it recounts that she intend to change.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiz Alfredo Ribeiro da Silva.pdf: 2572146 bytes, checksum: 7ceeedccdace0fee5f06ddccd8d666c8 (MD5) Previous issue date: 2006-04-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLazerpor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectÓciopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectPlanejamento Urbanopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectLeisureeng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectLeisureeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectPolitics Publisheng
dc.subjectUrban planningeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEDUCAÇÃO PARA O LAZER CIDADÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CIDADE DE SÃO LUÍS (MA)por
dc.title.alternativeEDUCATION FOR THE LEISURE CITIZEN: PUBLIC POLITICS FOR THE CITY OF SÃO LUÍS (MA)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Luiz Alfredo Ribeiro da Silva.pdf2,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.