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Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO E CIVILIDADE JESUÍTAS NO ESTADO DO MARANHÃO E GRÃO-PARÁ (1680-1750)
Título(s) alternativo(s): ÉDUCATION ET LE JESUITE CIVILITE MARANHÃO ETAT ET PARA GRAND (1680-1750)
Autor: Silveira, Arlindyane Santos da 
Primeiro orientador: CASTRO, Cesar Augusto
Primeiro membro da banca: Nunes, Iran de Maria Leitão
Resumo: Entre os séculos XVI e XVIII, difundiam-se através de manuais de tratados de cortesia e civilidade, os argumentos sobre a importância da educação dos indivíduos e a necessidade de transmitir modelos adequados de condutas. Esses arquétipos eram notadamente perpassados por preceitos e códigos de moral cristã. As práticas e condutas sociais estavam passando por profundas e significativas mudanças na Europa ao longo do século XVI e XVII reflexos que eram, também, das transformações advindas das esferas políticas, econômicas e culturais do período. A Companhia de Jesus, Ordem missionária criada em meados do século XVI, foi a primeira a lançar-se sobre a educação formal, e seus métodos educativos encontravam-se repletos de elementos de cariz civilizante, e tais regras de civilidade e disciplina, é conveniente destacar, encontrava-se profundamente relacionada à concepção de educação tal como era pensada nesse momento. O objetivo deste estudo é, portanto, analisar as conexões entre a noção de civilidade, principal esteio da codificação dessas regras comportamentais, e as práticas educativas da Companhia de Jesus no Estado do Maranhão e Grão- Pará, entre os anos de 1680 e 1750.
Palavras-chave: educação
civilidade
companhia de jesus
Maranhão
Grão-Pará
civilité
compagnie de Jésus
Maranhão
Grand-Para
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SILVEIRA, Arlindyane Santos da. ÉDUCATION ET LE JESUITE CIVILITE MARANHÃO ETAT ET PARA GRAND (1680-1750). 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/90
Data de defesa: 18-Dez-2014
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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