Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/8
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFAHD, Wilma Cristina Bernardopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5910509015331756por
dc.contributor.advisor1FAÇANHA, Luciano da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7318884096236926por
dc.contributor.referee1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batistapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.date.accessioned2016-08-16T18:10:20Z-
dc.date.available2015-10-22pt_BR
dc.date.issued2015-01-27pt_BR
dc.identifier.citationFAHD, Wilma Cristina Bernardo. A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (MEC/SEESP, 2008): uma análise da efetivação do Atendimento Educacional Especializado a partir da defectología de Vygotski. 2015. 153 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/8-
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva analisar as contribuições da defectología de Vygotski para apreciação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/SEESP, 2008), quanto à efetivação do Atendimento Educacional Especializado por ela proposto. Mesmo com as conquistas legais e políticas alcançadas nas três últimas décadas para inclusão de pessoas com deficiências, ainda proliferam as problemáticas relativas à consolidação dessas propostas. O estudo está elaborado numa perspectiva qualitativa hermenêutica, e empregou técnicas de análise de conteúdo para interpretação dos dados. Para tanto, o fenômeno investigado foi, inicialmente, situado através do aporte teórico da obra Fundamentos da Defectología,de autoria do próprio Vygotski, das produções científicas de autores que comentam sua obra, assim como de pesquisadores que estudam a Educação Especial brasileira. A apreciação contemplou também um levantamento e avaliação da legislação e normativas relativas à atual política de Educação Especial/Inclusiva. Os dados empíricos sobre a implementação dos serviços de Atendimento Educacional Especializado foram coletados através de questionários mistos e de uma escala de opiniões/atitudes sobre Educação Especial aplicados aos especialistas e professores que integraram a amostra do estudo. Os resultados obtidos com a análise qualitativa evidenciaram, a partir das contribuições de Vygotski, que a vertente médico-pedagógica na Educação Especial ainda exerce uma forte influência na concretização dos serviços ofertados, e na atualidade há uma coexistência da concepção de integração com a de inclusão na efetivação do Atendimento Educacional Especializado no município analisado. Dessa forma, confirmou-se o seguinte pressuposto: que as reflexões de Vygotski na obra Fundamentos da Defectología oferecem contribuições para análise da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/SEESP, 2008), denotando, ainda, que a efetivação da proposta de Atendimento Educacional Especializado não está ocorrendo de acordo com o paradigma da inclusão.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the Vygotski of Defectology of contributions for consideration of the National Policy for Special Education in the Perspective of Inclusive Education (MEC / SEESP, 2008), as to the effectiveness of the Educational Service Specializing it proposed. Even with the legal and political achievements in the last three decades to include people with disabilities, still proliferate the problems relating to the consolidation of these proposals. The study is developed in a qualitative hermeneutic perspective, and employed content analysis techniques to interpret the data. Therefore, the phenomenon investigated was initially located by the theoretical support of the work Fundamentals of disabilities, authored by Vygotsky himself, the scientific production of authors commenting his work, as well as researchers who study Special Education Brazilian. The assessment also included a survey and evaluation of legislation and regulations relating to the current Special Education policy / Inclusive. Empirical data on the implementation of the Educational Service Specialist services were collected through questionnaires and mixed a range of opinions / attitudes about Special Education applied to experts and professors who joined the study sample. The results of the qualitative analysis showed, as of Vygotsky contributions, that the medical educational aspect in Special Education still has a strong influence in the implementation of services offered, and there are currently an integration concept of coexistence with the inclusion the realization of the Educational Service Specializing in the municipality analyzed. Thus, it was confirmed the following assumption: that the reflections of Vygotsky in Defectology Fundamentals of work offer contributions to analysis of the National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (MEC / SEESP, 2008), showing also that the realization the proposed Educational Service Specialist is not taking place according to the paradigm of inclusion.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-16T18:10:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERATACAO_WILMA CRISTINA BERNARDO FAHD.pdf: 11438273 bytes, checksum: f08fb2fdbe799ce5dd48ad5afce85896 (MD5) Previous issue date: 2015-01-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCultura e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpolíticapor
dc.subjecteducação especialpor
dc.subjectinclusãopor
dc.subjectvygotskipor
dc.subjectpoliticseng
dc.subjectspecial educationeng
dc.subjectinclusãoeng
dc.subjectvygotskieng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (MEC/SEESP, 2008): uma análise da efetivação do Atendimento Educacional Especializado a partir da defectología de Vygotskipor
dc.title.alternativeA NATIONAL POLICY FOR SPECIAL EDUCATION IN PERSPECTIVE inclusive education (MEC / SEESP, 2008): an analysis of the effectiveness of the Educational Service Specialist from the defectology of Vygotskyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERATACAO_WILMA CRISTINA BERNARDO FAHD.pdf11,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.