Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/89
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Valéria da Rocha Lopespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2029001057297725por
dc.contributor.advisor1CARDOZO, Maria José Pires Barrospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8700709425629023por
dc.contributor.referee1Silva, José de Ribamar Sápt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Ilzeni Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:53:59Z-
dc.date.available2015-08-11pt_BR
dc.date.issued2014-12-16pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Valéria da Rocha Lopes. EDUCATION FIELD IN HISTORY PRONERA-POLITICAL IN MARANHÃO: limits and challenges. 2014. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/89-
dc.description.resumoO objetivo principal desta dissertação é analisar a Educação do Campo no Maranhão a partir do contexto de criação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária-PRONERA, política pública de abrangência nacional gestada pela ação contestatória dos movimentos sociais e materializada com o apoio de um conjunto de instituições de ensino, órgãos públicos e entidades que se reuniram em torno da situação educacional do campo. Para tanto, busca-se compreender as relações estabelecidas entre o Estado e a sociedade civil na atual fase do Capitalismo, as características que vêm assumindo as políticas públicas, bem como sua capacidade de dar efetividade aos direitos sociais, histórica e arduamente, conquistados pela humanidade. Em seguida, aborda-se a luta dos movimentos sociais/sindicais pela afirmação do direito à educação e sua importância na disputa por políticas educacionais que contemplem as populações do campo, cujas dificuldades de acesso, permanência e desempenho escolar refletem a ausência e ineficiência de políticas públicas endereçadas a este meio, gerando uma condição de exclusão educacional. Analisa-se com maior acuidade a década de 1990, tempo histórico de intensa pressão e articulação política que levou à construção do referencial teórico da Educação do Campo e articulou a criação do PRONERA, programa que carrega consigo o grande desafio de melhorar os índices de escolaridade formal dos assentados e acampados pela Reforma Agrária.por
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation is to analyze Education in the Countryside of Maranhão in the context of the creation of the Agrarian National Reform Programme for Education - PRONERA, a nationwide public policy gestated by the contestatory action of social movements and unions, and materialized with the support a set of institutions and organizations that gathered around the educational situation of the countryside. To this end, we seek to understand the relations established between the State and civil society in the current phase of capitalism, as well as the characteristics that public policy has been taking on and its ability to actualize the historical and arduous social rights won by humanity. Following, we discuss the struggle of social movements for the affirmation of the right to education and their importance in the fight for educational policies that address the populations of the countryside, whose difficulties of access, permanence and school performance reflect the inefficiency and lack of public policies addressed this field, creating a condition of educational exclusion. Finally, we analyze more accurately the 1990s of the previous century, historical time of intense pressure and political organization that led to the construction of the theoretical framework of Countryside Education and articulated the creation of PRONERA, program that carries the great challenge of improving the rates of formal schooling of the favored public of Agrarian Reform.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:53:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_VALERIA DA ROCHA LOPES RODRIGUES.pdf: 1655259 bytes, checksum: 7edbd6edda02a561877a70d22894d03b (MD5) Previous issue date: 2014-12-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPRONERApor
dc.subjecteducação do campopor
dc.subjectpolíticas públicaspor
dc.subjectmovimentos sociaispor
dc.subjectPRONERAeng
dc.subjectcountryside educationeng
dc.subjectpublic policieseng
dc.subjectsocial Movementseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO HISTÓRICO-POLÍTICO DO PRONERA NO MARANHÃO: limites e desafiospor
dc.title.alternativeEDUCATION FIELD IN HISTORY PRONERA-POLITICAL IN MARANHÃO: limits and challengeseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO_VALERIA DA ROCHA LOPES RODRIGUES.pdf1,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.