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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/87
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | AS NARRATIVAS DE PROFESSORAS: abrindo portas do imaginário escolar |
Título(s) alternativo(s): | THE TEACHING OF NARRATIVE: opening doors of the school imaginary |
Autor: | Figueiredo, Renata Abreu Lima de |
Primeiro orientador: | BARROS, João de Deus Vieira |
Primeiro membro da banca: | Moraes, Lélia Cristina Silveira de |
Resumo: | Esse estudo busca compreender o imaginário das professoras a partir de suas narrativas (falas, histórias contadas e imagens veiculadas). Para tanto, adota como categorias fundamentais a Teoria Geral do Imaginário de GilbertDurand e as Ilustrações do Imaginário Educacional propostas por Wunenburger e Araújo.Trata-se de um estudo qualitativo, hermenêutico de abordagem fenomenológica. O lócus da pesquisa é uma escola da rede municipal de São Luis e tem como sujeitos, oito professoras das primeiras séries do Ensino Fundamental. Baseou-se na observação da estrutura física da escola, das aulas, aplicação de questionários, observação de livros didáticos e aplicação de uma oficina de contadores de histórias. No contexto desta oficina foram realizadas heurísticas que nos possibilitaram entrar em contato com aspectos do imaginário das professoras (narrativas pessoais, objetos narrativos, escolha de histórias e confecção de estandartes). Através da observação da estrutura física da escola, pode-se perceber um excesso de fragmentação e uma tendência ao isolamento. Notou-se o esforço destas educadoras em veicular imagens que sejam capazes de equilibrar a tensão latente no interior da escola. A partir das narrativas pode-se inferir uma concepção da educação voltada para o progresso. No que tange a abordagem do conto, percebe-se o compromisso com a dimensão utilitária, que na maioria das vezes acarreta numa dicotomia entre o imaginário e o didático-pedagógico. Entretanto, é possível identificar iniciativas, ainda isoladas, que buscam equilibrar essas polaridades. O Arquétipo da Grande Mãe emergiu das falas das professoras, revelando aspectos ligados à feminilidade que predominam na educação escolar, tais fatos apontam uma abertura para que a sensibilidade e as emoções caminhem juntas com a racionalidade no contexto da educação. |
Palavras-chave: | narrativas imaginário educação narratives imaginary education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | Educação |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | FIGUEIREDO, Renata Abreu Lima de. THE TEACHING OF NARRATIVE: opening doors of the school imaginary. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/87 |
Data de defesa: | 14-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
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