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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo, Renata Abreu Lima dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7115177020503948por
dc.contributor.advisor1BARROS, João de Deus Vieirapt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Lélia Cristina Silveira dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:53:58Z-
dc.date.available2015-08-11pt_BR
dc.date.issued2014-12-14pt_BR
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Renata Abreu Lima de. THE TEACHING OF NARRATIVE: opening doors of the school imaginary. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/87-
dc.description.resumoEsse estudo busca compreender o imaginário das professoras a partir de suas narrativas (falas, histórias contadas e imagens veiculadas). Para tanto, adota como categorias fundamentais a Teoria Geral do Imaginário de GilbertDurand e as Ilustrações do Imaginário Educacional propostas por Wunenburger e Araújo.Trata-se de um estudo qualitativo, hermenêutico de abordagem fenomenológica. O lócus da pesquisa é uma escola da rede municipal de São Luis e tem como sujeitos, oito professoras das primeiras séries do Ensino Fundamental. Baseou-se na observação da estrutura física da escola, das aulas, aplicação de questionários, observação de livros didáticos e aplicação de uma oficina de contadores de histórias. No contexto desta oficina foram realizadas heurísticas que nos possibilitaram entrar em contato com aspectos do imaginário das professoras (narrativas pessoais, objetos narrativos, escolha de histórias e confecção de estandartes). Através da observação da estrutura física da escola, pode-se perceber um excesso de fragmentação e uma tendência ao isolamento. Notou-se o esforço destas educadoras em veicular imagens que sejam capazes de equilibrar a tensão latente no interior da escola. A partir das narrativas pode-se inferir uma concepção da educação voltada para o progresso. No que tange a abordagem do conto, percebe-se o compromisso com a dimensão utilitária, que na maioria das vezes acarreta numa dicotomia entre o imaginário e o didático-pedagógico. Entretanto, é possível identificar iniciativas, ainda isoladas, que buscam equilibrar essas polaridades. O Arquétipo da Grande Mãe emergiu das falas das professoras, revelando aspectos ligados à feminilidade que predominam na educação escolar, tais fatos apontam uma abertura para que a sensibilidade e as emoções caminhem juntas com a racionalidade no contexto da educação.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:53:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_RENATA ABREU LIMA DE FIGUEIREDO.pdf: 2813414 bytes, checksum: ffc35efd44c25bc1572db497ccd07978 (MD5) Previous issue date: 2014-12-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectnarrativaspor
dc.subjectimagináriopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectnarrativeseng
dc.subjectimaginaryeng
dc.subjecteducationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS: abrindo portas do imaginário escolarpor
dc.title.alternativeTHE TEACHING OF NARRATIVE: opening doors of the school imaginaryeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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