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Campo DCValorIdioma
dc.creatorHossoé, Hayleno Santospt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Antonio Augusto Moura dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8652081312944025por
dc.date.accessioned2016-08-18T18:55:16Z-
dc.date.available2007-12-26pt_BR
dc.date.issued2007-03-22pt_BR
dc.identifier.citationHOSSOÉ, Hayleno Santos. OF THE SENDER TO THE RECEIVER: the multiple ways of the message advertising executive in the national campaign of vaccination of the aged one against the grippe. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/868-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como principal objetivo avaliar a recepção e a adequação da publicidade da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe do ano de 2006, no município de São Luís do Maranhão, frente a suas metas e a sua proposta de comunicação. Dessa forma, foi realizada uma avaliação ex post, classificada como avaliação de processo, no que se refere à implementação do programa, com o propósito de relacionar a adequação da campanha publicitária aos objetivos e metas do programa, utilizando uma abordagem exploratória e qualitativa. Como técnicas para coleta de dados foram utilizadas a pesquisa documental, a observação direta e o grupo focal. Foram realizados seis grupos focais com integrantes de grupos da terceira idade, após a veiculação da campanha de 2006, a fim de apreender os efeitos do processo comunicativo gerados em seu público-alvo. A realização de cada grupo focal foi segmentada em duas etapas, sendo a primeira orientada por um roteiro semiestruturado, de modo a motivar a discussão dos participantes sobre a campanha sem que fossem exibidas peças da mesma. A segunda etapa foi baseada na exposição das peças publicitárias da campanha como forma de estimular a lembrança dos participantes e possibilitar a apreensão da recepção da mensagem sem a interferência de possíveis falhas na distribuição da comunicação. Os dados coletados através da observação direta e do grupo focal possibilitaram a constituição de um corpus de pesquisa sobre o qual foi realizada uma Análise de Conteúdo, através das técnicas de Análise Temática, com a finalidade de compor um índex como forma de extrair, classificar e reagrupar as falas dos sujeitos, de modo a permitir a identificação dos elementos que constituíram a recepção da campanha publicitária do ponto de vista de integrantes de seu público-alvo. Através da Análise Temática e da avaliação do processo de implementação, foi possível concluir que ocorreram falhas no processo de distribuição das peças publicitárias da campanha, mas que não chegaram a prejudicar os bons resultados e índices de cobertura vacinal alcançados no ano de 2006.por
dc.description.abstractThis research has as main objective to evaluate the reception and the adequacy of the advertising of the Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe of the district of São Luís do Maranhão in the year of 2006, considering its goals and its proposal of communication. Therefore, an ex-post evaluation of the implementation of the program of vaccination, classified as process of evaluation, was carried through aiming to relating the adequacy of the advertising campaign to the objectives and goals of this program, using an exploratory and qualitative approach. Documentary research, direct observation and focal group were used as techniques for data collection. Six participants of third age focal groups were carried through after the propagation of the 2006 campaign, in order to apprehend the generated effect of the communicative process in its target public. The accomplishment of each focal group was segmented in two stages. The first one was guided by a halfstructuralized script in order to motivate the quarrel of the participants on the campaign without showing its parts. The second stage was based on the exposition of the advertising parts of the campaign in order to stimulate the memory of the participants and to make possible the apprehension of the reception of the message without the interference of any imperfection in the distribution of the communication. The data collected through direct observation and the focal group participants` comments made possible the constitution of a research corpus on which an Analysis of Content was carried through by techniques of Thematic Analysis, with the purpose to compose an index which makes possible to extract, to classify and to regroup the speech of the subjects, in order to allow the identification of the elements that constituted the reception of the advertising campaign from the point of view of the integrants of its target public. Through the Thematic Analysis and the evaluation of the implementation process, it was possible to conclude that imperfections occurred in the process of distribution of parts of the advertising campaign, but they did not harm the positive results and reached number of vaccine covering in the year of 2006.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-18T18:55:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Hayleno Santos Hossoe.pdf: 1576603 bytes, checksum: 60c6a3883010aca17d23a469e91a34bb (MD5) Previous issue date: 2007-03-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentPolíticas Públicaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação de processopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectVacinaçãopor
dc.subjectIdosopor
dc.subjectGripepor
dc.subjectGrupos focaispor
dc.subjectProcess evaluationeng
dc.subjectPublic politicseng
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectVaccinationeng
dc.subjectAgedeng
dc.subjectGrippeeng
dc.subjectFocal groupseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpor
dc.titleDO EMISSOR AO RECEPTOR: os múltiplos caminhos da mensagem publicitária na campanha nacional de vacinação do idoso contra a gripepor
dc.title.alternativeOF THE SENDER TO THE RECEIVER: the multiple ways of the message advertising executive in the national campaign of vaccination of the aged one against the grippeeng
dc.typeDissertaçãopor
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