Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/853
Tipo do documento: Dissertação
Título: A ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO MARANHÃO: avaliação do processo de implementação
Título(s) alternativo(s): THE STUDENT ASSISTANCE IN THE CONTEXT OF THE EXPANSION OF PROFESSIONAL AND TECHNICAL EDUCATION IN MARANHÃO: evaluation of the implementation process
Autor: ABREU, Edna Maria Coimbra de 
Primeiro orientador: SOUSA, Salviana de Maria Pastor Santos
Primeiro membro da banca: Lima, Valéria Ferreira Santos de Almada
Resumo: Estudo avaliativo do processo de implementação da Política de Assistência ao Estudante no contexto do Plano de Expansão da Educação Profissional e Tecnológica no Maranhão. As transformações econômicas e sociais contemporâneas provocam mudanças no mundo do trabalho, estabelecendo novas demandas para a Política de Educação Profissional e Tecnológica. O Plano de Expansão da Educação Profissional e Tecnológica fundamenta-se no princípio da inclusão social e se consolida através da criação dos Institutos Federais de Educação. O processo avaliativo busca referências empíricas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Monte Castelo, e centra sua análise nas condições de acesso e no alcance das ações da Política de Assistência ao Estudante, assim como na dinâmica dos serviços oferecidos e em alguns produtos dessas ações. As categorias que fundamentam a análise são: educação profissional, inclusão social e assistência estudantil. Considera-se que o processo de implementação do PNAES no IFMA/Monte Castelo tem promovido a ampliação das ações referentes à assistência estudantil. Acredita-se que os critérios e instrumentos utilizados no Campus Monte Castelo estão de acordo com os objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil, entretanto, a ampliação das ações ainda não atende toda a demanda existente. Considera-se que as condições objetivas para realização das ações são determinantes do seu êxito. Assim, apesar de alguns avanços significativos em termos de resultados, a avaliação aponta que problemas de ordem infraestrutural estão comprometendo a condução dessa política no Campus Monte Castelo.
Abstract: Evaluative study of the implementation process of the Student Assistance Policy in the context of the Expansion Plan of Vocational and Technological Education in Maranhão. It starts with the perspective that the economic and social transmutation cause changes in the contemporary world of work, setting out new demands for the Common Professional Education and Technology. Also the Expansion Plan of Vocational and Technological Education is based on the principle of social inclusion and strengthened through the creation of the Federal Institutes of Education. The evaluation process seeks empirical references at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão, Monte Castelo Campus, and focuses on access conditions and scope of the shares of the Student Assistance Policy, as well as the dynamics of the services offered and some products of these actions. The categories that underlie the analysis are: professional education, social inclusion and student assistance. It is considered that the implementation process of the PNAES (IFMA, Monte Castelo Campus) has promoted further actions relating to student assistance. It is believed that the criteria and instruments used in the Monte Castelo campus are consistent with the objectives of the National Student Assistance, however, further actions have not yet meet all the demand. It is considered that the objective conditions for conducting such activities are crucial to its success. Thus, despite some significant advances in terms of results, the evaluation indicates that infrastructural problems of order are compromising the conduct of that policy in the Monte Castelo Campus.
Palavras-chave: Avaliação
Políticas Públicas
Educação Profissional
Assistência Estudantil
Evaluation
Public Policy
Professional Education
Student Assistance
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA::POLITICA PUBLICA E POPULACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Políticas Públicas
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: ABREU, Edna Maria Coimbra de. THE STUDENT ASSISTANCE IN THE CONTEXT OF THE EXPANSION OF PROFESSIONAL AND TECHNICAL EDUCATION IN MARANHÃO: evaluation of the implementation process. 2012. 197 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/853
Data de defesa: 13-Jun-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Edna Maria Coimbra de Abreu.pdf1,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.