Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/84
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Edvaldo Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8377444347355655por
dc.contributor.advisor1MOTTA, Diomar das Graçaspt_BR
dc.contributor.referee1Cardozo, Maria José Pires Barrospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8700709425629023por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:53:58Z-
dc.date.available2015-08-11pt_BR
dc.date.issued2014-04-16pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Edvaldo Costa. WORK-IN EDUCATION CONNECTION VIGILANT WOMEN LIVING IN SÃO lUÍS. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/84-
dc.description.resumoO objetivo geral deste estudo é analisar a relação trabalho-educação na vida de mulheres cuja atividade profissional, anteriormente, era prerrogativa dos homens. Esta é uma forma de, ao situarmos o lugar e a condição social dessas mulheres no mercado de trabalho, compreendermos suas escolhas. Como instrumento e técnica de coleta de dados, utilizamos questionário e a Análise do Discurso. Os sujeitos da pesquisa são 20 mulheres que trabalham como vigilantes em agências bancárias e órgãos públicos no município de São Luís, Estado do Maranhão. Como aporte teórico, utilizamos autores que são referências quanto à Análise do Discurso, às mulheres trabalhadoras, relações de gênero e os que tratam da categoria trabalho-educação. De certo nos esforçamos para que teoria e empiria pudessem, de forma satisfatória, contribuir para o objeto de estudo. Como resultado, encontramos uma conflituosa relação entre as categorias trabalho e educação. A escolarização foi concebida por elas, como um pré-requisito para ingressarem no mercado de trabalho, sendo que, devido a vários fatores, poucas mulheres continuam estudando, o que não chega a 2% do total destes sujeitos. O trabalho, por outro lado, tem se constituído, sobremaneira, num meio de sobrevivência e de autonomia familiar. Portanto, nem o trabalho e nem a educação, percebidos na maioria das respostas, tem sido algo prazeroso para essas mulheres, tampouco se relacionaram à questão da ascensão funcional no emprego.por
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the job-education relationship in the lives of women whose occupation was previously the prerogative of men. This is a way, to situate the place and the social status of these women in the labor market, understand their choices. As a tool and technique of data collection used a questionnaire and Discourse Analysis. The research subjects were 20 women who work as guards in banks and government agencies in São Luís, Maranhão State. As a theoretical contribution, authors that are used as references to Discourse Analysis, working women, gender relations and dealing with working-class education. In a strive to theory and empiricism could satisfactorily contribute to the object of study. As a result, we find an adversarial relationship between labor and education categories. The school was designed by them, as a prerequisite for entering the labor market, and, due to several factors, few women continue studying, which is hardly 2% of these subjects. The work, however, has constituted, excessively, a means of survival and family autonomy. Therefore, neither work nor education perceived in most responses, has been something pleasurable for these women, nor is it related to the functional rise in employment.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:53:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_EDVALDO COSTA RODRIGUES.pdf: 1087263 bytes, checksum: b405b1a2ad0f6197fa6ff35d0695f756 (MD5) Previous issue date: 2014-12-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjecttrabalhopor
dc.subjectrelações de gêneropor
dc.subjectmulheres vigilantespor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectworkeng
dc.subjectgender relationseng
dc.subjectwomen bewareeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NA VIDA DE MULHERES VIGILANTES EM SÃO LUÍSpor
dc.title.alternativeWORK-IN EDUCATION CONNECTION VIGILANT WOMEN LIVING IN SÃO lUÍSeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO_EDVALDO COSTA RODRIGUES.pdf1,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.