Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/838
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Albiane Oliveira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2000850391605148 | por |
dc.contributor.advisor1 | SOUSA, Salviana de Maria Pastor Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8050800993055954 | por |
dc.contributor.referee1 | Guilhon, Maria Virgínia Moreira | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7933847202289790 | por |
dc.date.accessioned | 2016-08-18T18:55:12Z | - |
dc.date.available | 2010-08-19 | pt_BR |
dc.date.issued | 2010-04-14 | pt_BR |
dc.identifier.citation | GOMES, Albiane Oliveira. BRAZIL PROGRAM LITERATE: evaluation of the implementation process developed by the São Luís-MA municipality. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/838 | - |
dc.description.resumo | Avalia-se o processo de implementação do Programa Brasil Alfabetizado PBA, desenvolvido pelo município de São Luís-MA no ano de 2008, verificando-se os graus de eficiência e eficácia das ações implementadas. Discute-se sobre a eficácia das iniciativas do Estado no enfrentamento do analfabetismo da população jovem e adulta ao longo das seis últimas décadas, de modo particular, a política implementada pelo atual governo federal o Programa Brasil Alfabetizado pondo em relevo as nuances de seu viés neoliberal. Analisa-se os condicionantes que atuaram como facilitadores ou óbices na consecução dos objetivos desenhados pela política. Utilizou-se como procedimentos metodológicos pesquisa bibliográfica, com fundamentação nos estudos de Silva (2001, 2008), Draibe (2001), Arretche (1998), Haddad e Di Pierro (2000), Beisiegel (2004), Romanelli (2006), Azevedo (2004), Ribeiro (2003), Gadotti (2001), Freire (2003), Libâneo (2004) Frigotto e Ciavatta (2003), Meszáros (2005), Rummert e Ventura (2007), dentre outros; análise documental, a partir das Resoluções que regulamentam a política e pesquisa de campo, que teve como lócus a Secretaria de Educação do Município de São Luís, precisamente a Unidade do Programa Brasil Alfabetizado PBA. Constatou-se que no processo de implementação do Programa desenvolvido pelo município de São Luís-MA houve uma maior incidência de condicionantes negativos que contribuíram para que o mesmo obtivesse desempenho reduzido na erradicação do analfabetismo na capital ludovisence. | por |
dc.description.abstract | Evaluates the process of implementing the Program Literate Brazil - PBA, developed by the city of São Luís, MA in 2008, and there are the degrees of efficiency and effectiveness of actions implemented. It discusses the effectiveness of state initiatives in tackling illiteracy of young and adult population over the last six decades, in particular, the policy implemented by the current federal government - the Literate Brazil Program - highlighting the nuances of his neo-liberal bias. We analyze the conditions that acted as facilitators or obstacles in achieving the goals designed by the policy. We used as instruments literature, with reasoning in the studies of Silva (2001, 2008), Draibe (2001), Arretche (1998), Haddad and Di Pierro (2000), Beisiegel (2004), Romanelli (2006), Azevedo (2004), Ribeiro (2003), Gadotti (2001), Freire (2003), Lebanon (2004) and Frigotto Ciavatta (2003), Meszaros (2005), Rummert and Ventura (2007), among others, document analysis, as of resolutions regulating the political and field research, which had the locus Board of Education of the City of St. Louis, specifically the Office of the Literate Brazil Program - PBA. It was found that the process of implementing the program developed by the municipality of São Luís-MA had a higher incidence of negative conditions that contributed to the decreased performance obtained even in the eradication of illiteracy in the capital ludovisence. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-18T18:55:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Albiane Oliveira Gomes.pdf: 478296 bytes, checksum: 523f6ca0519f1161ad17de6096cb8cd6 (MD5) Previous issue date: 2010-04-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | Políticas Públicas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Analfabetismo | por |
dc.subject | Políticas Públicas | por |
dc.subject | Programa Brasil Alfabetizado | por |
dc.subject | Processo de Implementação | por |
dc.subject | Illiteracy | eng |
dc.subject | Public Policy | eng |
dc.subject | Literate Brazil Program | eng |
dc.subject | Implementation Process | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: avaliação do processo de implementação desenvolvido pelo município de São Luís-MA | por |
dc.title.alternative | BRAZIL PROGRAM LITERATE: evaluation of the implementation process developed by the São Luís-MA municipality | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Albiane Oliveira Gomes.pdf | 467,09 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.