Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Albiane Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2000850391605148por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Salviana de Maria Pastor Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8050800993055954por
dc.contributor.referee1Guilhon, Maria Virgínia Moreirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7933847202289790por
dc.date.accessioned2016-08-18T18:55:12Z-
dc.date.available2010-08-19pt_BR
dc.date.issued2010-04-14pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Albiane Oliveira. BRAZIL PROGRAM LITERATE: evaluation of the implementation process developed by the São Luís-MA municipality. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/838-
dc.description.resumoAvalia-se o processo de implementação do Programa Brasil Alfabetizado PBA, desenvolvido pelo município de São Luís-MA no ano de 2008, verificando-se os graus de eficiência e eficácia das ações implementadas. Discute-se sobre a eficácia das iniciativas do Estado no enfrentamento do analfabetismo da população jovem e adulta ao longo das seis últimas décadas, de modo particular, a política implementada pelo atual governo federal o Programa Brasil Alfabetizado pondo em relevo as nuances de seu viés neoliberal. Analisa-se os condicionantes que atuaram como facilitadores ou óbices na consecução dos objetivos desenhados pela política. Utilizou-se como procedimentos metodológicos pesquisa bibliográfica, com fundamentação nos estudos de Silva (2001, 2008), Draibe (2001), Arretche (1998), Haddad e Di Pierro (2000), Beisiegel (2004), Romanelli (2006), Azevedo (2004), Ribeiro (2003), Gadotti (2001), Freire (2003), Libâneo (2004) Frigotto e Ciavatta (2003), Meszáros (2005), Rummert e Ventura (2007), dentre outros; análise documental, a partir das Resoluções que regulamentam a política e pesquisa de campo, que teve como lócus a Secretaria de Educação do Município de São Luís, precisamente a Unidade do Programa Brasil Alfabetizado PBA. Constatou-se que no processo de implementação do Programa desenvolvido pelo município de São Luís-MA houve uma maior incidência de condicionantes negativos que contribuíram para que o mesmo obtivesse desempenho reduzido na erradicação do analfabetismo na capital ludovisence.por
dc.description.abstractEvaluates the process of implementing the Program Literate Brazil - PBA, developed by the city of São Luís, MA in 2008, and there are the degrees of efficiency and effectiveness of actions implemented. It discusses the effectiveness of state initiatives in tackling illiteracy of young and adult population over the last six decades, in particular, the policy implemented by the current federal government - the Literate Brazil Program - highlighting the nuances of his neo-liberal bias. We analyze the conditions that acted as facilitators or obstacles in achieving the goals designed by the policy. We used as instruments literature, with reasoning in the studies of Silva (2001, 2008), Draibe (2001), Arretche (1998), Haddad and Di Pierro (2000), Beisiegel (2004), Romanelli (2006), Azevedo (2004), Ribeiro (2003), Gadotti (2001), Freire (2003), Lebanon (2004) and Frigotto Ciavatta (2003), Meszaros (2005), Rummert and Ventura (2007), among others, document analysis, as of resolutions regulating the political and field research, which had the locus Board of Education of the City of St. Louis, specifically the Office of the Literate Brazil Program - PBA. It was found that the process of implementing the program developed by the municipality of São Luís-MA had a higher incidence of negative conditions that contributed to the decreased performance obtained even in the eradication of illiteracy in the capital ludovisence.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-18T18:55:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Albiane Oliveira Gomes.pdf: 478296 bytes, checksum: 523f6ca0519f1161ad17de6096cb8cd6 (MD5) Previous issue date: 2010-04-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentPolíticas Públicaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnalfabetismopor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectPrograma Brasil Alfabetizadopor
dc.subjectProcesso de Implementaçãopor
dc.subjectIlliteracyeng
dc.subjectPublic Policyeng
dc.subjectLiterate Brazil Programeng
dc.subjectImplementation Processeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titlePROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: avaliação do processo de implementação desenvolvido pelo município de São Luís-MApor
dc.title.alternativeBRAZIL PROGRAM LITERATE: evaluation of the implementation process developed by the São Luís-MA municipalityeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Albiane Oliveira Gomes.pdf467,09 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.