Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/82
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Ana Paula de Albuquerquept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024515269450188por
dc.contributor.advisor1MELO, Maria Alicept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8175989249772475por
dc.contributor.referee1Nascimento, Ilma Vieira dopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:53:57Z-
dc.date.available2015-08-11pt_BR
dc.date.issued2014-12-19pt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, Ana Paula de Albuquerque. TRAINING TEACHERS OF CONTINUING THE MUNICIPAL NETWORK ARE SÃO LUÍS AND THE ORGANIZATION OF EDUCATION IN CYCLES: a Basic Education Unit in focus. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/82-
dc.description.resumoO presente estudo apresenta uma reflexão sobre a Formação Continuada de professores e o ensino organizado em ciclos numa Unidade de Ensino Básico Municipal de São Luis. Seu principal objetivo foi investigar a repercussão da formação continuada existente na escola para o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores no ensino organizado em ciclos. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, utilizando procedimentos da Análise de Conteúdo. Para seu delineamento foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada. A contextualização teórica sobre a formação de continuada de professores contou com a contribuição de autores como LIMA (2001); GATTI (2003); BARBIERI, CARVALHO E UHLE (1995); ALARCÃO (1998); FUSARI E RIOS (1995); MARIN (1995); FREITAS (1999, 2002, 2007) e para a análise do ensino organizado em ciclos MAINARDES (2001, 2005, 2007, 2009); BARRETO E MITRULIS (1999, 2001); FREITAS (2002a, 2002b, 2003), entre outros. Conclui-se, a partir do estudo, que a formação continuada no país tem se caracterizado por uma concepção imediatista e compensatória, materializada em ações e cursos aligeirados e superficiais, muitas vezes, na modalidade à distância, carecendo de uma discussão mais aprofundada sobre a formação continuada como instrumento de profissionalização e a escola como local privilegiado para seu desenvolvimento. Pôde-se concluir também que na Unidade de Educação Básica pesquisada a escola é considera como local prioritário para formação continuada e tem sua organização e elaboração centrada na figura do coordenador pedagógico, no entanto, as condições materiais, a concepção e a metodologia aplicada nas ações de formação continuada existentes na escola têm tido uma repercussão pouco satisfatória no que tange ao desenvolvimento da pratica pedagógica dos professores no âmbito do ensino organizado em ciclos.por
dc.description.abstractThis study presents a reflection on the Continued Education of teachers and teaching organized in cycles in a Teaching Unit Basic Municipal of Sao Luis. Its main objective was to investigate the impact of existing continued education school for the development of pedagogical practices of teachers in teaching organized in cycles. The survey was conducted on a qualitative approach, using content analysis procedures. Document analysis and semi-structured interviews were used for its design. The theoretical context of the continuing training of teachers received contributions from authors such as LIMA (2001); GATTI (2003); BARBIERI, CARVALHO E UHLE (1995); ALARCÃO (1998); FUSARI E RIOS (1995); MARIN (1995); FREITAS (1999, 2002, 2007) and for the analysis of teaching organized in cycles MAINARDES (2001 , 2005, 2007 , 2009) ; MITRULIS e BARRETO (1999, 2001 ) ; FREITAS ( 2002a , 2002b , 2003) , among others. It is concluded from the study, continued education in the country has been characterized by an immediate compensatory and design, embodied in actions and streamlined and surface courses , often in distance mode, need more in depth discussion on the continuing education as an instrument of professionalization and the school as a site for development . Might also conclude that the Basic Education Unit searched the school is considered as a priority site for continuing education and has its organization and development centered on the figure of pedagogical coordinator, however, the material conditions, the design and the methodology applied in actions existing continuing education at the school have had an unsatisfactory impact in terms of development of the pedagogical practices of teachers in teaching organized in cycles .eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:53:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_ANA PAULA DE ALBUQUERQUE MARTINS.pdf: 1013708 bytes, checksum: 2639f4cac80424e9efdc8252c2c8f2fc (MD5) Previous issue date: 2014-12-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação continuadapor
dc.subjectprática pedagógicapor
dc.subjectensino em ciclospor
dc.subjectcontinued educationeng
dc.subjectpedagogical practiceeng
dc.subjectteaching cycleseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM CICLOS: uma Unidade de Educação Básica em focopor
dc.title.alternativeTRAINING TEACHERS OF CONTINUING THE MUNICIPAL NETWORK ARE SÃO LUÍS AND THE ORGANIZATION OF EDUCATION IN CYCLES: a Basic Education Unit in focuseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_ANA PAULA DE ALBUQUERQUE MARTINS.pdf989,95 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.