Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/822
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL: A qualidade do ensino em questão |
Título(s) alternativo(s): | A SET OF DISTANCE EDUCATION IN BRAZIL: The quality of education in question |
Autor: | Carvalho, Rutineia de Oliveira |
Primeiro orientador: | SOUSA, Salviana de Maria Pastor Santos |
Resumo: | O ensino à distância vem sendo apresentado pelo governo brasileiro, nos últimos anos, como uma alternativa viável para alcançar os grupos secundarizados com uma educação de qualidade. Com este objetivo, foram criadas diretrizes estabelecidas no Plano Nacional de Educação e outras regulamentações, as quais direcionam este tipo de modalidade que também tem sido implementada em Boa Vista, Roraima, substituindo em algumas localidades, o ensino presencial. Este estudo, além de discutir a EaD em âmbito nacional, segundo as propostas apresentadas e legislação vigente, também procurou ressaltar os seus reflexos no contexto boavistense, expondo, a partir de uma visão crítica, os pontos positivos e negativos do ensino superior mediado pela tecnologia da informação e comunicação. |
Abstract: | Distance learning has been presented by the Brazilian government, in the last years, as a viable alternative to achieve the secondary groups with a quality education. With this objective, were created guidelines established in the National Education Plan and other regulations, which address this type of modality that also has been implemented in Boa Vista, Roraima, replacing in some localities, the teaching presence. This study, in addition to discuss the distance learning in national level, according to the presented proposals and legislation in vigour, also sought to highlight its consequences in the boavistense context, exposing, from a critical view, the positive and negative effects of higher education mediated by technology information and communication. |
Palavras-chave: | Educação à Distância Ensino à Distância Ensino Superior Expansão da Educação Superior Distance Education Distance Learning Higher Education Expansion of Higher Education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | Políticas Públicas |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO |
Citação: | CARVALHO, Rutineia de Oliveira. A SET OF DISTANCE EDUCATION IN BRAZIL: The quality of education in question. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/822 |
Data de defesa: | 16-Abr-2009 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Rutineia de Oliveira Carvalho.pdf | 509,41 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.