Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/816
Tipo do documento: Dissertação
Título: FOME DE PROGRAMAS DE LEITURA: o PROLER e a dimensão político-ideológica da leitura
Título(s) alternativo(s): El hambre de los programas para la lectura: el PROLER en la dimensión político-ideológica de la lectura.
Autor: Rodrigues, Edimilson Moreira
Primeiro orientador: SILVA, Ilse Gomes
Resumo: O estudo analisa o PROLER na dimensão político-ideológica da leitura. Entendemos que no Brasil há muitos discursos sobre projetos de leitura e práticas leitoras que não alcançam as necessidades da maioria da população. Os índices de alfabetização e de consumo de livros são muito baixos em comparação com os paises ricos e mesmo com alguns dos paises da América Latina e em comparação com a produção, uma vez que o Brasil é considerado o oitavo maior produtor de livro do mundo. Embora o PROLER tenha como meta socializar a o livro e a leitura, 1300 municípios brasileiros ainda não têm bibliotecas públicas. Consideramos que a democratização da leitura implica em garantia do direito de acesso a leitura com a modernização e ampliação das bibliotecas públicas escolares. Isto tudo é uma atitude política que deve compreender aspectos constitutivos de ações integrais para o desenvolvimento da leitura, que incluem iniciativas de reafirmação de seu valor como instrumento fundamental para o desenvolvimento social e econômico.
Abstract: El estudio analizó el PROLER en la dimensión político-ideológica de la lectura. Entendemos que en Brasil hay muchos discursos sobre proyectos de lectura y prácticas de lecturas que no llegan a las necesidades de la mayoría de la populación. Los índices de alfabetización y el consumo del libro son muy bajos en comparación con los países ricos y mismo con algunos de los países de América Latina y en comparación con la producción; una vez que el Brasil es considerado el octavo mayor productor de libros del mundo. Aunque el PROLER tenga como meta socializar los libros y la lectura, 1.300 municipios brasileños aun no tienen bibliotecas públicas: Consideramos que la democratización de la lectura queda en garantía del derecho al acceso a la lectura con la modernización y ampliación de las bibliotecas públicas y colegiales. Se trata de una atictude política que debe comprender distintos aspectos constitutivos de acciones integrales para el desarrollo de la lectura, que incluyen iniciativas de la reafirmación de su valor como instrumento fundamental para el desarrollo social y económico.
Palavras-chave: Políticas públicas
Leitura
Ideologia
PROLER
Políticas publicas
Ideología
Lectura
PROLER
Área(s) do CNPq: POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Políticas Públicas
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: RODRIGUES, Edimilson Moreira. El hambre de los programas para la lectura: el PROLER en la dimensión político-ideológica de la lectura.. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/816
Data de defesa: 9-Jul-2008
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Edimilson Moreira Rodrigues.pdf526,11 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.