Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/80
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cardoso, Keyllyanne Desterro | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8503033132554194 | por |
dc.contributor.advisor1 | MORAES, Lélia Cristina Silveira de | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0326760034146239 | por |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T13:53:57Z | - |
dc.date.available | 2015-08-11 | pt_BR |
dc.date.issued | 2014-12-17 | pt_BR |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Keyllyanne Desterro. The PROEJA AND THE WORKER TRAINING: the integrated curriculum in discussion. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/80 | - |
dc.description.resumo | A presente Dissertação de Mestrado insere-se no grupo de pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente da Universidade Federal do Maranhão. Este trabalho refere-se ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA em que se, analisa o currículo integrado de um curso ofertado pelo programa, visando compreender as articulações entre a escolarização e a formação profissional em nível médio. Neste estudo adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa por considerarmos que as ações investigadas podem ser melhor compreendidas, considerando a realidade objetiva, no ambiente natural da pesquisa. A técnica adotada para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Participaram das entrevistas dois coordenadores do curso de eletrotécnica do PROEJA, cinco docentes e dez alunos do curso, num total de dezessete sujeitos, no sentido de extrair suas percepções sobre o currículo integrado proposto para o curso. Foram trabalhados na pesquisa três categorias de análises: currículo integrado, educação de jovens e adultos e PROEJA. Fundamenta-se essa pesquisa os estudos: Goodson (2010); Kuenzer (1997); Sacristán (2000); Santomé (1998); Marx (1998); Romanelli (1986); Saviani (2008); Pacheco (2006); Moreira e Silva (1995); Harvey (1996); e ainda em Ciavatta (2005); Di Pierro (2013); Fazenda (2008); Filho (2004); Freire (1996); Gramsci (1979); Teixeira (1962); Ribeiro (2003); Poupart (2010); Magalhães (2010), além de recorrermos aos documentos referentes ao PROEJA. Com esse estudo verificou-se que o currículo integrado adotado para o curso ofertado do Proeja tem a interdisciplinaridade como uma forma de ser efetivado, adotando-se o projeto integrador como forma estratégica de promover essa integração. Vislumbra-se o currículo integrado na perspectiva de possibilitar um processo de ensino e aprendizagem que amplie a visão de mundo do aluno em sua totalidade. Os resultados da pesquisa confirmam a relevância dessa formação integral na vida desses jovens e adultos que buscam o término da educação básica agregada a uma formação profissional. Apesar de certas dificuldades inerentes ao desenvolvimento do currículo integrado, os sujeitos pesquisados reconhecem a importância que esse programa tem no resgate da escolarização e formação profissional para esses jovens e adultos público, alvo do PROEJA. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-17T13:53:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_ KEYLLYANNE DESTERRO CARDOSO.pdf: 683562 bytes, checksum: 99a8675df31cd4d984b446f4d7f814f4 (MD5) Previous issue date: 2014-12-17 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | currículo integrado | por |
dc.subject | formação profissional | por |
dc.subject | PROEJA | por |
dc.subject | integrated curriculum | eng |
dc.subject | vocational training | eng |
dc.subject | PROEJA | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O PROEJA E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: o currículo integrado em discussão | por |
dc.title.alternative | The PROEJA AND THE WORKER TRAINING: the integrated curriculum in discussion | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao_ KEYLLYANNE DESTERRO CARDOSO.pdf | 667,54 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.