Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/800
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Tássia Mendes ept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6948522124522587por
dc.contributor.advisor1COSTA, Cândida dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8455814155563851por
dc.date.accessioned2016-08-18T18:55:04Z-
dc.date.available2015-05-28pt_BR
dc.date.issued2015-03-11pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Tássia Mendes e. VOCATIONAL EDUCATION AND PUBLIC POLITICS WOMEN MIL: implementation under the IFMA in São Luís. 2015. 102 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/800-
dc.description.resumoEste trabalho se propôs a estudar a política pública Mulheres Mil a partir da experiência do Instituto Federal do Maranhão, em São Luís, no período de 2009 à 2012, que teve como objetivo a elevação de escolaridade e a qualificação profissional das participantes. Tratou-se de uma política pública inclusiva, com recorte de gênero,voltada pra a oferta de cursos de qualificação profissional, que buscou proporcionar a mulheres em condições de vulnerabilidade social o acesso à educação, à qualificação, ao emprego e à renda, através de uma formação profissional e cidadã. Esta dissertação considerou o histórico das desigualdades enfrentadas pela mulher na sociedade brasileira, principalmente no que se refere ao acesso à educação,à qualificação e ao ingresso no mercado de trabalho. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental, visando identificar os principais aspectos presentes no discurso governamental e na verificação do que ocorreu na realidade concreta das alunas dos cursos. Foi realizada uma revisão teórica sobre as principais categorias presentes nessa política, como educação, qualificação profissional, cidadania, desenvolvimento sustentável, equidade, trabalho, políticas públicas e gênero. Conseguiu-se como resultado observar que as ações desenvolvidas nessa política alcançaram alguns objetivos visados, sem conseguir lograr o total êxito da sua proposta inicial, como a elevação de escolaridade e a inserção no mercado de trabalho da maioria das alunas, embora tenha sido para algumas alunas importante para a elevação da autoestima , para o retorno aos estudos e para o ingresso no mercado de trabalho.por
dc.description.abstractThis work intended to study public policy Thousand Women from the experience of the Federal Institute of Maranhão, São Luís, from 2009 to 2012, which was aimed at raising the educational level and the qualification of participants. It was an inclusive public policy, with a gender approach, geared to the provision of vocational training courses, which sought to provide women in vulnerable social conditions access to education, qualifications, employment and income through vocational training and citizen. This paper considered the historical inequalities faced by women in Brazilian society, particularly with regard to access to education, qualification and entry into the labor market. The research was of bibliographical and documentary evidence, to identify the key aspects in government discourse and verification of what happened in the concrete reality of the students of the courses. A theoretical review was carried out on the main categories present in this policy, such as education, professional training, citizenship, sustainable development, equity, work, public policy and gender. Was achieved as a result note that the actions taken in this policy achieved some objectives pursued without getting the complete success of its initial proposal, as the rise of education and the integration into the majority of the labor market of the students, although it was for some students important for raising the self-esteem, to return to their studies and to enter the job market.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-18T18:55:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_TASSIA MENDES E SILVA.pdf: 740335 bytes, checksum: d82b9248a66258cc8ebbe506a76a0084 (MD5) Previous issue date: 2015-03-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentPolíticas Públicaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgêneropor
dc.subjectqualificação profissionalpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectgendereng
dc.subjectprofessional qualificationeng
dc.subjectpublic policyeng
dc.subject.cnpqPOLITICA PUBLICA E POPULACAOpor
dc.titleA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A POLÍTICA PÚBLICA MULHERES MIL: a implementação no âmbito do IFMA em São Luíspor
dc.title.alternativeVOCATIONAL EDUCATION AND PUBLIC POLITICS WOMEN MIL: implementation under the IFMA in São Luíseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO_TASSIA MENDES E SILVA.pdf722,98 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.