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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/80
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O PROEJA E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: o currículo integrado em discussão |
Título(s) alternativo(s): | The PROEJA AND THE WORKER TRAINING: the integrated curriculum in discussion |
Autor: | Cardoso, Keyllyanne Desterro |
Primeiro orientador: | MORAES, Lélia Cristina Silveira de |
Resumo: | A presente Dissertação de Mestrado insere-se no grupo de pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente da Universidade Federal do Maranhão. Este trabalho refere-se ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA em que se, analisa o currículo integrado de um curso ofertado pelo programa, visando compreender as articulações entre a escolarização e a formação profissional em nível médio. Neste estudo adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa por considerarmos que as ações investigadas podem ser melhor compreendidas, considerando a realidade objetiva, no ambiente natural da pesquisa. A técnica adotada para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Participaram das entrevistas dois coordenadores do curso de eletrotécnica do PROEJA, cinco docentes e dez alunos do curso, num total de dezessete sujeitos, no sentido de extrair suas percepções sobre o currículo integrado proposto para o curso. Foram trabalhados na pesquisa três categorias de análises: currículo integrado, educação de jovens e adultos e PROEJA. Fundamenta-se essa pesquisa os estudos: Goodson (2010); Kuenzer (1997); Sacristán (2000); Santomé (1998); Marx (1998); Romanelli (1986); Saviani (2008); Pacheco (2006); Moreira e Silva (1995); Harvey (1996); e ainda em Ciavatta (2005); Di Pierro (2013); Fazenda (2008); Filho (2004); Freire (1996); Gramsci (1979); Teixeira (1962); Ribeiro (2003); Poupart (2010); Magalhães (2010), além de recorrermos aos documentos referentes ao PROEJA. Com esse estudo verificou-se que o currículo integrado adotado para o curso ofertado do Proeja tem a interdisciplinaridade como uma forma de ser efetivado, adotando-se o projeto integrador como forma estratégica de promover essa integração. Vislumbra-se o currículo integrado na perspectiva de possibilitar um processo de ensino e aprendizagem que amplie a visão de mundo do aluno em sua totalidade. Os resultados da pesquisa confirmam a relevância dessa formação integral na vida desses jovens e adultos que buscam o término da educação básica agregada a uma formação profissional. Apesar de certas dificuldades inerentes ao desenvolvimento do currículo integrado, os sujeitos pesquisados reconhecem a importância que esse programa tem no resgate da escolarização e formação profissional para esses jovens e adultos público, alvo do PROEJA. |
Palavras-chave: | currículo integrado formação profissional PROEJA integrated curriculum vocational training PROEJA |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | Educação |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | CARDOSO, Keyllyanne Desterro. The PROEJA AND THE WORKER TRAINING: the integrated curriculum in discussion. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/80 |
Data de defesa: | 17-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
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