Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/79
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Suelí Borgespt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Ilma Vieira dopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:53:56Z-
dc.date.available2007-09-04pt_BR
dc.date.issued2006-10-31pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Suelí Borges. IDENTITY AND RACIAL DIFFERENCE IN RESUMES AND PROGRAMS: affirmation or SILENCE?. 2006. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/79-
dc.description.resumoAborda-se o tratamento dado à questão étnico-racial no currículo escolar de 5ª a 8ª série. Tem como objetivo geral analisar se o currículo escolar de 5ª a 8ª série é trabalhado na perspectiva de afirmação ou silenciamento das identidades e diferenças étnico-raciais do segmento negro. Para tal análise, recorre-se à pesquisa bibliográfica produzida sobre a temática e a entrevista semi-estruturada realizadas com 07 professores das disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa. Trata-se de responder algumas questões relativas ao objeto proposto como as concepções dos professores acerca das relações raciais no Brasil. Apresentam-se discussões sobre a identidade do sujeito na modernidade, evidenciando que o programa educativo da mesma consistiu na idéia de sujeito universal excluindo as diferentes identidades. Problematizam-se os diferentes discursos sobre currículo e outros conceitos a ele relacionados. Conclui-se que o currículo de Língua Portuguesa não tem contribuído para a afirmação da identidade e diferença do segmento negro por silenciar e/ou deturpar determinados conteúdos. Esse tratamento indevido ocorre também nas disciplinas de História e Geografia ao tratarem à questão do tráfico, da escravidão e do Continente Africano. De forma preponderante o currículo baseia-se nas contribuições das culturas européias representadas nos livros didáticos. Em face dessas conclusões sugerem-se ações didático-pedagógicas na perspectiva de uma educação multicultural como alternativa para afirmação da identidade e diferença étnico-racial do segmento negro.por
dc.description.abstractThe treatment given to the ethnic-racial question in the pertaining to school resume of 5ª is approached 8ª series. It has as objective generality to analyze if the pertaining to school resume of 5ª 8ª series is worked in the perspective of affirmation or silenciamento of the identities and ethnic-racial differences of the black segment. For such analysis, the produced bibliographical research is appealed to it on the thematic one and the half interview structuralized carried through with 07 professors of you discipline them of History, Geography and Portuguese Language. It is treated to answer some relative questions to the considered object as the conceptions of the professors concerning the racial relations in Brazil. Quarrels are presented on the identity of the citizen in modernity, evidencing that the educative program of the same one consisted of the idea of universal citizen excluding the different identities. Problematizam the different speeches on related resume and other concepts it. One concludes that the resume of Portuguese Language has not contributed for the affirmation of the identity and difference of the black segment for silencing and/or deturpar definitive contents. This improper treatment also occurs in them disciplines of History and Geography when treating to the question of the traffic, the slavery and the African Continent. Of preponderant form the resume is based on the contributions of the represented européias cultures in didactic books. In face of these conclusions they are suggested didactic-pedagogical actions in the perspective of a multicultural education as alternative for affirmation of the identity and ethnic-racial difference of the black segmenteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:53:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 sueli borges.pdf: 1060791 bytes, checksum: 477c8341034b31bb90e1c66cfc30c878 (MD5) Previous issue date: 2006-10-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectDiferençapor
dc.subjectRelações Raciaispor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectMulticulturalismopor
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectDifferenceeng
dc.subjectRacial relationseng
dc.subjectResumeeng
dc.subjectMulticulturalismoeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleIDENTIDADE E DIFERENÇA ÉTNICO-RACIAL EM CURRÍCULOS E PROGRAMAS: afirmação ou silenciamento?por
dc.title.alternativeIDENTITY AND RACIAL DIFFERENCE IN RESUMES AND PROGRAMS: affirmation or SILENCE?eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
sueli borges.pdf1,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.