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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/798
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | DIÁSPORA AFRICANA E EDUCAÇÃO |
Título(s) alternativo(s): | AFRICAN DIASPORA AND EDUCATION |
Autor: | Silva, Anso da |
Primeiro orientador: | COELHO, Elizabeth Maria Beserra |
Primeiro membro da banca: | Sant ana Júnior, Horácio Antunes de |
Resumo: | Este trabalho analisou o processo da imigração de jovens estudantes africanos para o Brasil. Tomou como referência o processo migratório, em princípio temporário , de estudantes de diferentes países da África, para estudar em universidades brasileiras, a partir de acordos bilaterais firmados entre países em desenvolvimento e o estado brasileiro. Analisa essa migração articulada ao processo de implementação de políticas estudantis envolvendo alunos estrangeiros e os processos de socialização desses alunos na Universidade Federal do Maranhão, estabelecendo uma breve comparação com a mesma dinâmica na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Parte do pressuposto de que se trata de uma migração temporária e incentivada pelos acordos bilaterais entre os Estados e realizada dentro de determinados parâmetros. Articula a diáspora africana na UFMA com a questão racial. Buscou compreender as motivações e as condições que conduziram a migração de africanos para estudar no Maranhão mas, principalmente, as condições de vida no país de destino e as formas de articulação dos migrantes com seus países de origem.Toma como campo empírico as experiências de jovens estudantes africanos, oriundos de diferentes países, no Maranhão e a forma como está sendo desenvolvida a política para estudantes estrangeiros (o Convênio PEC-G) no mesmo Estado. |
Abstract: | This work analyses the immigration process of young African students to Brazil. It took as a reference the migratory process, at first temporary , of students of different countries of Africa to study in Brazilian universities because of bilateral agreement signed between developing countries and Brazil. It analyses this migration connected to the implementation process of student policies involving foreign students and the socialization process of these students inside Maranhão Federal University (UFMA), establishing a short comparison with the same dynamic inside MatoGrosso do Sul Federal University (UFMS). It assumes that this is a temporary migration and motivated by bilateral agreements between the States and performed within certain parameters. It articulates the African Diaspora in UFMA with the racial question. It seeks to understand the motivations and the conditions which leaded the migration of the Africans to study in Maranhão but mainly the conditions of life in the destined countries and the ways of articulation of the migrants with their countries. It takes as empirical field the experiences of some young African students,who come from different countries, in Maranhão and the way policies for foreign student are being developed ( PEC-G covenant) in the latter State. |
Palavras-chave: | diáspora educação african diaspora education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | Políticas Públicas |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO |
Citação: | SILVA, Anso da. AFRICAN DIASPORA AND EDUCATION. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/798 |
Data de defesa: | 24-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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