Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Anso dapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5951386985918852por
dc.contributor.advisor1COELHO, Elizabeth Maria Beserrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5976340283035276por
dc.contributor.referee1Sant ana Júnior, Horácio Antunes dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5137817404959463por
dc.date.accessioned2016-08-18T18:55:04Z-
dc.date.available2015-04-22pt_BR
dc.date.issued2015-03-24pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Anso da. AFRICAN DIASPORA AND EDUCATION. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/798-
dc.description.resumoEste trabalho analisou o processo da imigração de jovens estudantes africanos para o Brasil. Tomou como referência o processo migratório, em princípio temporário , de estudantes de diferentes países da África, para estudar em universidades brasileiras, a partir de acordos bilaterais firmados entre países em desenvolvimento e o estado brasileiro. Analisa essa migração articulada ao processo de implementação de políticas estudantis envolvendo alunos estrangeiros e os processos de socialização desses alunos na Universidade Federal do Maranhão, estabelecendo uma breve comparação com a mesma dinâmica na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Parte do pressuposto de que se trata de uma migração temporária e incentivada pelos acordos bilaterais entre os Estados e realizada dentro de determinados parâmetros. Articula a diáspora africana na UFMA com a questão racial. Buscou compreender as motivações e as condições que conduziram a migração de africanos para estudar no Maranhão mas, principalmente, as condições de vida no país de destino e as formas de articulação dos migrantes com seus países de origem.Toma como campo empírico as experiências de jovens estudantes africanos, oriundos de diferentes países, no Maranhão e a forma como está sendo desenvolvida a política para estudantes estrangeiros (o Convênio PEC-G) no mesmo Estado.por
dc.description.abstractThis work analyses the immigration process of young African students to Brazil. It took as a reference the migratory process, at first temporary , of students of different countries of Africa to study in Brazilian universities because of bilateral agreement signed between developing countries and Brazil. It analyses this migration connected to the implementation process of student policies involving foreign students and the socialization process of these students inside Maranhão Federal University (UFMA), establishing a short comparison with the same dynamic inside MatoGrosso do Sul Federal University (UFMS). It assumes that this is a temporary migration and motivated by bilateral agreements between the States and performed within certain parameters. It articulates the African Diaspora in UFMA with the racial question. It seeks to understand the motivations and the conditions which leaded the migration of the Africans to study in Maranhão but mainly the conditions of life in the destined countries and the ways of articulation of the migrants with their countries. It takes as empirical field the experiences of some young African students,who come from different countries, in Maranhão and the way policies for foreign student are being developed ( PEC-G covenant) in the latter State.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-18T18:55:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_ANSO DA SILVA.pdf: 1530157 bytes, checksum: 67bd5ad6d120efc344074318c77e61e3 (MD5) Previous issue date: 2015-03-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentPolíticas Públicaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdiásporapor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectafrican diasporaeng
dc.subjecteducationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpor
dc.titleDIÁSPORA AFRICANA E EDUCAÇÃOpor
dc.title.alternativeAFRICAN DIASPORA AND EDUCATIONeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO_ANSO DA SILVA.pdf1,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.