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Tipo do documento: Tese
Título: PESQUISA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL EM TEMPOS DE CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: expressões particulares no Maranhão
Título(s) alternativo(s): RECHERCHE DANS LA FORMATION PROFESSIONNELLE DU SERVICE SOCIAL AU BRÉSIL EN TEMPS DE CONTRE-RÉFORME DE L ÉDUCATION SUPÉRIEURE: expressions particulières dans Maranhão
Autor: Brandão, Selma Maria Silva de Oliveira 
Primeiro orientador: SOUSA, Salviana de Maria Pastor Santos
Primeiro membro da banca: Silva, Maria Ozanira Silva e
Segundo membro da banca: Rocha, Lourdes de Maria Leitão Nunes
Resumo: A pesquisa na formação profissional em Serviço Social no Brasil, em tempos de contrarreforma neoliberal do estado e da educação superior e suas expressões no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão. Analisa-se o significado da pesquisa na conformação da maturidade acadêmico-científica do Serviço Social brasileiro nos anos de 1980, destacando os desafios para o seu reconhecimento como área produtora de conhecimento científico no país. Abordam-se os aspectos determinantes da inserção tardia da pesquisa neste campo profissional específico, bem como as conquistas advindas dessa apropriação: o adensamento de sua produção e o reconhecimento acadêmico científico. Analisa-se a Universidade pública e a pesquisa social no Brasil no contexto da política científica brasileira, implementada a partir dos anos 1990, cuja perspectiva é inserir o país na denominada sociedade da informação e do conhecimento e melhorar a competitividade brasileira no mercado globalizado, segundo os preceitos da atual divisão internacional do trabalho e o lugar destinado aos países periféricos neste contexto. Conclui-se com uma análise sobre a pesquisa na formação profissional em Serviço Social no Brasil em tempos de contrarreforma do Estado e da educação superior, enfatizando-se as particularidades deste processo no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Enfatizam-se os desafios à permanência da afirmação da pesquisa na formação profissional, tal como preconizado pelas diretrizes curriculares da ABEPSS frente ao processo de reformulação da educação superior em vigor no país, a partir dos anos 1990 e as medidas adotadas no curso de Serviço Social da UFMA para o fortalecimento da pesquisa neste contexto.
Abstract: La recherche dans la formation professionnelle du Service Social au Brésil, en temps de contre-réforme néolibérale de l État et de l éducation supérieure et ses expressions dans le cours de Service Social de l Université Fédérale de Maranhão. On analyse la signification de la recherche dans la configuration de la maturité académique scientifique du Serviçe Social brésillien dans les années 1980, em soulignant les défis pour as reconnaissance em tant que domaine producteur de connaissances scientifiques dans le pays. On traite les aspects déterminants de l insertion tardive de la recherche dans ce domaine professionnel spécifique ainsi que les acquis issus de cette appropriation: l épaississement de as production et la reconnaissance académique scientifique. On analyse l université publique et la recherche sociale au Brésil dans le cadre de la politique scientifique brésilienne, mise em place à partir des années 1990, dont la perspective est d insérer le pays dans ladite société de l information et des savoirs et d améliorer la compétitivité brésiliennne dans lê marché mondialisé du travail et la place destinée aux pays périphériques dans ce cadre. Pour conclure, on fait une analyse sur la recherche dans la formation professionnelle dans le cadre du Service Social au Brésil en temps de contre-réforme de l État et lê l éducation supérieure, en soulignant les particularités de ce processus dans le cours de Service Social de l Université Fédérale de Maranhão (UFMA). On met em relief les défis à la permanence de l affirmation de la recherche scientifique dans la formation professionnelle telle qu elle est prônée Par les directives curriculaires de l ABEPSS, face au processus de reformulation de l éducation supérieure em viguer dans lê pays, à partir des annés 1990 et les mesures adoptées dans le cours de Service Social de l UFMA afin de renforcer la recherche, conçues dans ce contexte.
Palavras-chave: Serviço Social
Formação profissional
Produção do conhecimento
Pesquisa
Universidade
Contrarreforma do Estado
Contrarreforma da Educação Superior
Service Social
Formation professionnelle
Production de savoirs
Recherche
Université
Contre-réforme de l État
Contre-réforme de l Éducation supérieure
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Políticas Públicas
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: BRANDÃO, Selma Maria Silva de Oliveira. RECHERCHE DANS LA FORMATION PROFESSIONNELLE DU SERVICE SOCIAL AU BRÉSIL EN TEMPS DE CONTRE-RÉFORME DE L ÉDUCATION SUPÉRIEURE: expressions particulières dans Maranhão. 2013. 210 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/782
Data de defesa: 24-Jun-2013
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

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