PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL - PROFMAT : [72] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Números complexos: do estudo de equações algébricas ao novo conjunto numérico
O presente trabalho realizada no Programa de Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, tem por objetivo apresentar de forma contextualizada e didática um breve estudo sobre Números Complexos, por meio da resolução de equações algébricas com foco na História da matemática, devido a sua grande importância no ensino aprendizagem e posteriormente definimos o conjunto dos números complexos com suas operações, propriedades e aplicações. Finalizando com o estudo de equações algébricas dando ênfase...
Avaliações SAEB e SEAMA: Uma análise estatística em Santana do Maranhão – MA
Esta dissertação apresenta uma análise estatística detalhada sobre as proficiências médias em Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental em Santana do Maranhão, utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB e do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão – SEAMA para avaliar o desempenho dos alunos entre 2005 e 2023. O foco recai especialmente no impacto da pandemia de COVID-19 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, comparando as proficiências ...
Teorema de Tales de Mileto e suas principais consequências
Esta dissertação aborda o Teorema de Tales e suas consequências, nele apresento uma breve história de Tales de Mileto e os principais axiomas da geometria euclidiana que dão sustentação ao Teorema de Tales. Abordo ainda uma noção básica sobre retas, que é essencial para compreender o Teorema de Tales. Além de demonstrar o Teorema de Tales, tema desta dissertação, realizo também demonstrações de outros teorema utilizando para tal o Teorema de Tales. Concluo o trabalho com aplicações do te...
Uma proposta didática para o cálculo no ensino médio
Neste texto apresento Uma Proposta Didática para o Cálculo a ser aplicada junto aos alunos no Ensino Médio. Justifica-se tal proposta pela dificuldade enfrentada por discentes ao terem o primeiro contato com Cálculo apenas no Ensino Superior, uma vez que esta temática, não vem sendo trabalhada pelos professores por não fazer, oficialmente, parte do currículo da Educação Básica atualmente no Brasil. A proposta inicia apresentando um pouco da história da criação, criadores e desenvolviment...
O uso da lógica booleana matemática no ensino básico
A presente dissertação tem como objetivo principal explorar e inserir o uso da Lógica Booleana nas aulas de Matemática do Ensino Básico e sua contribuição para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas em estudantes nessa faixa etária. Para isso traz uma abordagem teórica do assunto e a implementação de um conjunto de tarefas formuladas de forma simples para ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e ...
Implementação da linguagem R no ensino de Estatística utilizando dados de Saúde Pública
Este trabalho apresenta uma forma prática de abordar os conceitos da Estatística Descritiva no Ensino Médio com utilização da linguagem R, levando o educando ao uso de computadores, tablets, etc, facilitando o processo de ensino aprendizagem. A motivação será por meio de dados retirados da base de dados do Ministério da Saúde, o Vigitel, que trata da vigilância de doenças crônicas não-transmissíveis por meio de inquérito telefônico. Aqui utilizaremos a base de 2015, criando situações-pro...
A construção de Cantor dos números reais e os números hiperreais
O objetivo do presente estudo é propor a discussão e reflexão de possíveis abordagens dos Números Reais na Educação Básica, por meio da História da Matemática, da construção do conjunto dos Números Reais e de uma extensão dos números reais, os Números Hiperreais. Exibiremos a construção dos números reais feita por Cantor, onde cada número real é definido como uma classe de equivalência de sequências de Cauchy de números racionais. Posteriormente, é feita também a construção dos números h...
A aplicação da matemática financeira no empreendedorismo: uma ferramenta de competitividade no mundo globalizado
Esta dissertação de mestrado aborda a aplicação da matemática financeira no empreendedorismo como uma ferramenta de competitividade no Mundo globalizado. Assim, apresenta a matemática financeira no competitivo mundo dos negócios. O objetivo geral, desta pesquisa, foi discorrer sobre a importância da aplicabilidade da Matemática financeira como suporte estratégico e competitivo no universo do empreendedorismo. Enquanto os objetivos específicos são discorrer sobre os marcos pontuais...
Métodos de resolução para as equações quadráticas
Este trabalho destaca a importância das funções quadráticas e das equações do segundo grau para o desenvolvimento do pensamento matemático e a resolução sistemática de problemas. Explora suas aplicações práticas em áreas como física, engenharia, economia, ciências naturais e computação, incluindo a modelagem de fenômenos do mundo real e a otimização de custos empresariais. Além disso, enfatiza que a compreensão dessas equações é essencial para o entendimento de conceitos matemáticos avan...
A importância do método de completar quadrados e suas aplicações em Geometria Analítica
Este trabalho teve em vista compreender a necessidade de apreensão do método de completar quadrados, técnica fundamental para resolver equações quadráticas e analisar lugares geométricos, mediante suas aplicações nos estudos de Geometria Analítica. Pois, muitas vezes, essa técnica tem seu poder de aplicação subestimado e seu ensino negligenciado ou apresentado apenas de maneira pontual. Para tanto, fez-se uma busca bibliográfica a respeito do tema por meio de vários livros sobre a histór...
Critérios de Divisibilidade: provas aritméticas das regras tratadas no ensino de matemática da educação básica
Este trabalho objetiva mostrar as técnicas utilizadas nos critérios de divisibilidade, tratadas na educação básica, em especial no sexto ano do ensino fundamental, a exemplo do critério por dois, por três, por quatro, por cinco, por seis, por sete, por oito, por nove, por dez e por onze, sendo este último acrescido aqui neste trabalho, como fonte de curiosidade. Tais técnicas foram demonstradas fazendo uso de definições, teoremas e corolários extraídas do arcabouço da aritmética e tratad...
O uso das construções geométricas no ensino de conceitos básicos da geometria Euclidiana
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem para o ensino da Geome tria Euclidiana utilizando as construções geométricas como uma ferramenta auxiliadora para a visualização de conceitos mais teóricos e abstratos, ajudando também na compre ensão dos próprios conceitos básicos da Geometria Euclidiana. Por meio de um recorte histórico, mostra-se como ensino da Geometria, no Brasil, nunca teve a relevância que deveria ter e que, quase sempre esteve dissociado das construções ...
A proposta de Elza/Catunda usada na melhoria de desempenho da aprendizagem da disciplina de Matemática no ensino fundamental II
Para melhorar o desempenho da disciplina matemática, propõe-se elaboração de uma metodologia para o ensino de Matemática na Educação Básica no Maranhão considerando os desafios na educação brasileira, desafios internos e os desafios externos. Sabendo desses desafios, matemáticos renomados do ensino superior utilizaram durante sua carreira metodologias que exigiam maior dedicação e empenho de estudantes e professores. Omar Catunda e Elza Gomide são notórios nesse contexto. Após uma p...
Sobre Transformações Algébricas
Neste trabalho fazemos uma apresentação de algumas interessantes propriedades das equações algébricas. Mais especificamente, fazemos um estudo de como são alteradas as raízes de uma equa- ção polinomial quando realizamos algumas transformações algébricas sobre as mesmas, dentre elas citamos: as transformações aditivas, transformações multiplicativas e transformações recíprocas.
O conceito de função em livros didáticos do novo ensino médio
O presente estudo apresenta, como foco principal, uma discussão sobre o conceito de função trazido por livros didáticos do novo Ensino Médio aprovados pelas escolas públicas do país no programa do PNLD de 2021. Tendo em vista a grande importância do entendimento desse assunto para a vida acadêmica e para a sociedade, realizou-se uma pesquisa em três livros didáticos de matemática do “Novo Ensino Médio”, a fim de analisar como o assunto é introduzido aos estudantes. A análise foi feita c...
Estudo de translação, rotação de eixos, cônicas e quádricas usando autovalores e autovetores
Através desse trabalho desenvolvido é factível de maneira favorável a compreensão dos estudos sobre translações, rotações de eixos, cônicas e quádricas. A pesquisa está fundamentada com base em autores que discutem e descrevem sobre os estudos acima citado bibliograficamente, sendo de suma importância a aplicação dos estudos matemáticos na construção da Educação Matemática mesmo que abstrata entretanto planejada pelo discente.
Estratégias e desafios no ensino e aprendizagem de matemática no contexto do ensino remoto emergencial
A crise sanitária da Covid-19 no Brasil e no mundo trouxe grandes desafios para a humanidade. Na educação básica não foi diferente, pois o processo de ensino e aprendizagem passou por inéditas e significativas transformações, surgindo assim necessidades naturais para discentes e docentes conhecerem, analisarem, descreverem e estudarem as ações metodológicas durante o período de implantação do Ensino Remoto Emergencial. Dessa forma, são discutidos conceitos e metodologias no ensino remot...
Resolução de problemas de geometria no ensino médio: uma análise de erros em provas da OBMEP no Maranhão
Este trabalho tem por objetivo subsidiar professores de Matemática na produção de seu plano de trabalho docente, a partir dos resultados e discussões apresentados, bem como promover o debate acerca da qualidade do ensino de geometria no Ensino Médio, mediante a análise e classificação de erros nas provas da segunda fase da OBMEP. Para tanto, foram selecionadas aleatoriamente 100 provas e, posteriormente, analisada a questão 4, que envolve conhecimentos ligados à geometria. A pesquis...
Uma sequência didática para o ensino de trigonometria no ensino médio
A trigonometria é a área da matemática que estuda as medidas dos lados e dos ângulos de um triângulo. Não é possível dizer precisamente quando ela surgiu, no entanto, o que se sabe, é que ela teve início em meados do século IV a.C., em grandes civilizações como a egípcia e a babilônica. A trigonometria era vista como uma ferramenta essencial para o cálculo de medidas, sendo esta utilizada em diversas situações, como a astronomia, a agrimensura, a construção civil (onde no Egito se destac...
O uso do Geogebra no estudo de trigonometria.
Apresenta-se neste trabalho o uso do software de Geometria Dinâmica “Geogebra” no conteúdo de Trigonometria do Ensino Médio, com aplicação de conteúdos de forma dinâmica para melhor visualização e interpretação dos gráficos das funções trigonométricas. Espera-se que o presente trabalho possa ser utilizado para incentivar e motivar professores no processo ensino – aprendizagem de trigonometria. Determinadas situações inesperadas que surgem em sala de aula podem ser explicadas com o ...
- 72 UFMA
- 72 Dissertação
- 1 2016