Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLocatelli, Cleomarpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3950178832772420por
dc.contributor.advisor1FARIAS, Flávio Bezerra dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5147139035222233por
dc.contributor.referee1Nascimento, Ilma Vieira dopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee2Silva, Ilse Gomespt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Salviana de Maria Pastor Santospt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8050800993055954por
dc.date.accessioned2016-08-18T18:53:58Z-
dc.date.available2010-01-22pt_BR
dc.date.issued2009-11-17pt_BR
dc.identifier.citationLOCATELLI, Cleomar. BUREAUCRATIZATION NEOLIBERALISM: ambivalence in the implementation of a brazilian educational policies from the year 1990. 2009. 349 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/761-
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar as transformações sofridas pelas burocracias locais no desenvolvimento das políticas de ensino, tendo em vista as orientações neoliberais adotadas pelo Estado brasileiro a partir dos anos 1990, no contexto das determinações da reestruturação produtiva e dos processos de globalização. Desenvolve um estudo da burocracia no Estado capitalista em sua dupla dimensão: aparelhos de Estado e personificações, como fenômeno contraditório e historicamente determinado. Reúne dados empíricos referentes tanto ao desenvolvimento das políticas de educação no Brasil e sua gestão pelos governos locais quanto aos sistemas municipais de ensino no Estado do Tocantins Região do Bico do Papagaio , enfocando as condições em que se situam as inovações gerenciais , orientadas pelo marco atual do sistema capitalista de produção. Conclui-se que as mudanças sofridas pelas burocracias públicas locais, no processo de implementação das políticas educacionais, considerando seus aspectos objetivos e subjetivos, temporais e espaciais, manifestam-se de forma ambivalente, não correspondendo a uma aplicação linear dos princípios neoliberais. Com isso, evidencia-se que a estrutura da máquina burocrática local está para além das políticas educacionais imediatas.por
dc.description.abstractThis paper aims at analyzing the changes experienced by local bureaucracies in policy development of education policies, in view of the neoliberal guidelines adopted by the Brazilian State from the 1990s, in the context of the determinations of the productive restructuration and of the globalization processes. It conducts a study on bureaucracy in the capitalist State, in its double dimension: State devices and personifications, as a contradictory and historically determined phenomenon. It gathers empirical data concerning both the development of education policies in Brazil, as well as its management by local governments, and the municipal education systems in Tocantins state Region of the Bico do Papagaio , focusing the conditions under which the managerial innovations are situated, oriented in the current frame of the capitalist system of production. It concludes that the changes experienced by local public bureaucracies in the process of implementation of educational policies, considering objective and subjective aspects, as well as time and space, express in an ambiguous way, not corresponding to an automatic application of neoliberal principles. Thus, it shows that the structure of the bureaucratic machine is in beyond the immediate education policies.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-18T18:53:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLEOMAR LOCATELLI.pdf: 2054188 bytes, checksum: 098e652817cfd67c93bd1a2a783e44a9 (MD5) Previous issue date: 2009-11-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentPolíticas Públicaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectBurocraciapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectStateeng
dc.subjectBureaucracyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectNeoliberalismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpor
dc.titleBUROCRATIZAÇÃO NO NEOLIBERALISMO: AMBIVALÊNCIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS A PARTIR DOS ANOS 1990por
dc.title.alternativeBUREAUCRATIZATION NEOLIBERALISM: ambivalence in the implementation of a brazilian educational policies from the year 1990eng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CLEOMAR LOCATELLI.pdf2,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.