PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL - PROFMAT : [80] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Formação de professores de matemática: desafios e necessidades na integração de tecnologias digitais no ensino de matemática nas escolas públicas
Neste trabalho de pesquisa, buscamos evidenciar os desafios e as competências essenciais para a integração das mídias digitais na prática pedagógica do dia a dia do professor de matemática. O trabalho, justifica-se, pelas exigências que o mundo tecnológico de hoje impõe, sobretudo, pela necessidade de proporcionar aulas de matemática mais dinâmicas, visuais e significativas. O trabalho defende qua a formação continuada de professores de matemática deve incorporar o uso de tecnologia...
Modelagem probabilística em apostas esportivas com abordagem no ensino médio
Este trabalho discute o uso da distribuição de Poisson para prever resultados de partidas de futebol, com o objetivo de desenvolver uma sequência didática para alunos do Ensino Médio. A abordagem é justificada pelo crescimento exponencial do número de casas de apostas no Brasil, especialmente em um cenário ainda carente de legislação regulatória. O objetivo principal é familiarizar alunos do Ensino Médio, por meio da educação crítica, com o uso de ferramentas computacionais e probab...
Algoritmo e pensamento computacional: python como ponte entre matemática e programação no ensino médio
Este trabalho apresenta propostas didáticas para uma eletiva do Ensino Médio que integra conteúdos de Matemática com noções introdutórias de programação. A proposta foi desenvolvida em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as competências e habilidades demandadas na formação do estudante do século XXI. As atividades elaboradas buscam explorar, de forma contextualizada e interdisciplinar, a construção e a interpretação de gráficos e tabelas, p...
SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM
Esta dissertação investiga o ensino da semelhança de triângulos no Ensino Fundamental, utilizando a teoria dos níveis de pensamento geométrico de Van Hiele articulada à abordagem da Etnomatemática. O estudo foi realizado em uma escola quilombola, com o objetivo de compreender como essas referências teóricas e culturais contribuem para o desenvolvimento do raciocínio geométrico dos alunos, respeitando seu contexto sociocultural. A metodologia envolveu uma intervenção pedagógica composta ...
Modelagem matemática de fenômenos periódicos com o auxílio de IA: aplicações à educação básica.
Esta dissertação investiga o uso da modelagem matemática de fenômenos periódicos, com apoio da Inteligência Artificial (IA), no ensino de funções trigonométricas na Educação Básica. A pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, baseia-se em dados reais de temperatura de São Luís (MA), de 2005 a 2024, fornecidos pelo INMET. A partir desses dados, foram elaborados modelos com funções seno e cosseno para representar variações sazonais. Ferramentas como Python, GeoGebra e o assist...
Binômio de Newton e Aplicações no Ensino Médio
Apresentamos neste trabalho uma proposta sobre a Binômia de Newton e suas Aplicações no Ensino Médio. Aplicaremos algumas definições sobre os conceitos básicos da Análise Combinatória, bem como o Triângulo de Pascal e suas propriedades. Utilizaremos esses conceitos para demonstrar a Binômia de Newton e resolver situações-problema no Ensino Médio. Além disso, mostraremos algumas aplicabilidades desta Binômia no contexto de probabilidade, genética, informática, entre outros.
Influência das competições educativas no desenvolvimento do raciocínio lógico e no engajamento dos alunos em matemática
Esta dissertação investiga a influência das competições educativas no desen- volvimento do raciocínio lógico e no engajamento dos alunos em matemática, por meio da implementação de um projeto de competição de matemática no município de Vargem Grande – MA com alunos dos anos finais do ensino fundamental. O projeto foi desenvol- vido dentro do Programa Cactus, já consolidado no município, e direcionado à preparação de estudantes para olimpíadas de matemática. A metodologia envolve...
Modelagem matemática com o auxílio de IA: uma abordagem inovadora para o ensino de funções
Esta dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino de funções na Educação Básica, utilizando a modelagem matemática baseada em uma conta de água real. Com o apoio de ferramentas de Inteligência Artificial, foram desenvolvidas atividades que conectam conceitos matemáticos, como funções lineares, por partes, proporcionalidade equações diofantinas, a situações práticas do cotidiano. O trabalho detalha a metodologia aplicada e discute as implicações pedagógicas da integração ent...
Números complexos: do estudo de equações algébricas ao novo conjunto numérico
O presente trabalho realizada no Programa de Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, tem por objetivo apresentar de forma contextualizada e didática um breve estudo sobre Números Complexos, por meio da resolução de equações algébricas com foco na História da matemática, devido a sua grande importância no ensino aprendizagem e posteriormente definimos o conjunto dos números complexos com suas operações, propriedades e aplicações. Finalizando com o estudo de equações algébricas dando ênfase...
Avaliações SAEB e SEAMA: Uma análise estatística em Santana do Maranhão – MA
Esta dissertação apresenta uma análise estatística detalhada sobre as proficiências médias em Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental em Santana do Maranhão, utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB e do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão – SEAMA para avaliar o desempenho dos alunos entre 2005 e 2023. O foco recai especialmente no impacto da pandemia de COVID-19 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, comparando as proficiências ...
Teorema de Tales de Mileto e suas principais consequências
Esta dissertação aborda o Teorema de Tales e suas consequências, nele apresento uma breve história de Tales de Mileto e os principais axiomas da geometria euclidiana que dão sustentação ao Teorema de Tales. Abordo ainda uma noção básica sobre retas, que é essencial para compreender o Teorema de Tales. Além de demonstrar o Teorema de Tales, tema desta dissertação, realizo também demonstrações de outros teorema utilizando para tal o Teorema de Tales. Concluo o trabalho com aplicações do te...
Uma proposta didática para o cálculo no ensino médio
Neste texto apresento Uma Proposta Didática para o Cálculo a ser aplicada junto aos alunos no Ensino Médio. Justifica-se tal proposta pela dificuldade enfrentada por discentes ao terem o primeiro contato com Cálculo apenas no Ensino Superior, uma vez que esta temática, não vem sendo trabalhada pelos professores por não fazer, oficialmente, parte do currículo da Educação Básica atualmente no Brasil. A proposta inicia apresentando um pouco da história da criação, criadores e desenvolviment...
O uso da lógica booleana matemática no ensino básico
A presente dissertação tem como objetivo principal explorar e inserir o uso da Lógica Booleana nas aulas de Matemática do Ensino Básico e sua contribuição para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas em estudantes nessa faixa etária. Para isso traz uma abordagem teórica do assunto e a implementação de um conjunto de tarefas formuladas de forma simples para ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e ...
Implementação da linguagem R no ensino de Estatística utilizando dados de Saúde Pública
Este trabalho apresenta uma forma prática de abordar os conceitos da Estatística Descritiva no Ensino Médio com utilização da linguagem R, levando o educando ao uso de computadores, tablets, etc, facilitando o processo de ensino aprendizagem. A motivação será por meio de dados retirados da base de dados do Ministério da Saúde, o Vigitel, que trata da vigilância de doenças crônicas não-transmissíveis por meio de inquérito telefônico. Aqui utilizaremos a base de 2015, criando situações-pro...
A construção de Cantor dos números reais e os números hiperreais
O objetivo do presente estudo é propor a discussão e reflexão de possíveis abordagens dos Números Reais na Educação Básica, por meio da História da Matemática, da construção do conjunto dos Números Reais e de uma extensão dos números reais, os Números Hiperreais. Exibiremos a construção dos números reais feita por Cantor, onde cada número real é definido como uma classe de equivalência de sequências de Cauchy de números racionais. Posteriormente, é feita também a construção dos números h...
A aplicação da matemática financeira no empreendedorismo: uma ferramenta de competitividade no mundo globalizado
Esta dissertação de mestrado aborda a aplicação da matemática financeira no empreendedorismo como uma ferramenta de competitividade no Mundo globalizado. Assim, apresenta a matemática financeira no competitivo mundo dos negócios. O objetivo geral, desta pesquisa, foi discorrer sobre a importância da aplicabilidade da Matemática financeira como suporte estratégico e competitivo no universo do empreendedorismo. Enquanto os objetivos específicos são discorrer sobre os marcos pontuais...
Métodos de resolução para as equações quadráticas
Este trabalho destaca a importância das funções quadráticas e das equações do segundo grau para o desenvolvimento do pensamento matemático e a resolução sistemática de problemas. Explora suas aplicações práticas em áreas como física, engenharia, economia, ciências naturais e computação, incluindo a modelagem de fenômenos do mundo real e a otimização de custos empresariais. Além disso, enfatiza que a compreensão dessas equações é essencial para o entendimento de conceitos matemáticos avan...
A importância do método de completar quadrados e suas aplicações em Geometria Analítica
Este trabalho teve em vista compreender a necessidade de apreensão do método de completar quadrados, técnica fundamental para resolver equações quadráticas e analisar lugares geométricos, mediante suas aplicações nos estudos de Geometria Analítica. Pois, muitas vezes, essa técnica tem seu poder de aplicação subestimado e seu ensino negligenciado ou apresentado apenas de maneira pontual. Para tanto, fez-se uma busca bibliográfica a respeito do tema por meio de vários livros sobre a histór...
Critérios de Divisibilidade: provas aritméticas das regras tratadas no ensino de matemática da educação básica
Este trabalho objetiva mostrar as técnicas utilizadas nos critérios de divisibilidade, tratadas na educação básica, em especial no sexto ano do ensino fundamental, a exemplo do critério por dois, por três, por quatro, por cinco, por seis, por sete, por oito, por nove, por dez e por onze, sendo este último acrescido aqui neste trabalho, como fonte de curiosidade. Tais técnicas foram demonstradas fazendo uso de definições, teoremas e corolários extraídas do arcabouço da aritmética e tratad...
O uso das construções geométricas no ensino de conceitos básicos da geometria Euclidiana
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem para o ensino da Geome tria Euclidiana utilizando as construções geométricas como uma ferramenta auxiliadora para a visualização de conceitos mais teóricos e abstratos, ajudando também na compre ensão dos próprios conceitos básicos da Geometria Euclidiana. Por meio de um recorte histórico, mostra-se como ensino da Geometria, no Brasil, nunca teve a relevância que deveria ter e que, quase sempre esteve dissociado das construções ...
- 80 UFMA
- 80 Dissertação
- 1 2016
