PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE : [348] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: em foco a formação continuada de professores em São Luís-MA
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar como vem ocorrendo a formação de professores para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva em escolas regulares do ensino fundamental da rede pública de ensino em São Luís-MA. Possui como aporte teórico, dentre outros, Caiado (2003), Carvalho; Moraes (2015), Costa (2013), Duarte (2010), Kassar (2014), Martins (2010), Saviani (1998). Trata-se de pesquisa qualitativa de tipo bibliográfica, documental e de campo (MYNAIO, 199...
Educação de Jovens e Adultos no ensino médio no Estado do Maranhão: o abandono e a evasão escolar em questão
Este estudo foi realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana, na linha de investigação História e Políticas da Educação, para explicar a seguinte problemática: como o abandono e a evasão escolar se materializam e são enfrentados na Educação de Jovens e Adultos? O objetivo consiste em analisar o abandono e a evasão na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio e as es...
Ações afirmativas e povos indígenas no ensino superior: uma análise da dimensão social e simbólica da permanência de estudantes indígenas na Universidade Federal do Maranhão
Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa “História, Políticas Educacionais e Formação Humana”, do grupo de pesquisa “Política, Gestão Educacional e Formação Humana” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e tem por objetivo compreender a educação superior aos povos indígenas no Brasil e de como este processo vem acontecendo na UFMA. A configuração construída no campo estatal e universitário brasileiros em torno das políticas de educaçã...
Negras e Negros de última hora: Uma análise das estratégias de afroconveniência dos estudantes beneficiários da politica de ação afirmativa denunciados por fraudes na Universidade Federal do Maranhão
O presente trabalho está ligado ao grupo de pesquisa “Politica, Gestão Educacional e Formação Humana” que compõe a linha de Pesquisa “História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Humana” do Programa de Pós Graduação em Educação-PPGE da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Negras e negros de última hora é uma análise das autodeclarações de estudantes cotistas denunciados de fraudes na UFMA, que busca compreender as estratégias que foram acionadas para o acesso às vagas res...
Conselho Municipal de Educação de São Luís – Ma: uma análise da regulamentação das políticas educacionais no contexto da pandemia de COVID-19
Esta pesquisa encontra-se no bojo dos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa: Política, Gestão educacional e Formação Humana do Programa de Pós-Graduação em Educação do Mestrado da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA e, tem como objetivo principal analisar as dimensões das funções e atribuições normativas desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Educação de São Luís/MA – CME/SL, em relação a sua atuação regulamentar nas políticas educacionais implementadas no contexto de p...
A Base Nacional Comum Curricular no contexto da rede municipal de ensino de São Luís/MA: implicações no currículo escolar sob a visão dos professores
Esta pesquisa trata sobre as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no currículo escolar da rede municipal de ensino de São Luís/MA. Desde a sua homologação em dezembro de 2017, a BNCC tornou-se referência obrigatória na elaboração dos currículos dos estados e municípios. Todavia, a presente pesquisa partiu dos seguintes questionamentos: Os currículos das escolas municipais de São Luís/MA se fundamentam nas determinações da BNCC? Como os professores da rede municipal de São...
Esta é a “minha” escola? Representações Sociais de jovens do Ensino Médio sobre o pertencimento à instituição escolar
A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGE-UFMA), partiu das seguintes questões norteadoras: como os estudantes veem a escola e se veem nela? Sentem que pertencem a essa instituição? O objetivo do estudo se constituiu em compreender as representações sociais de estudantes de duas escolas públicas de Ensino Médio de São Luís sobre o pertencimento escolar, e os objetivos específicos discutir como se consti...
A relação da Educação Profissional com o Ensino Médio Integrado: do conteúdo das reformas às vozes dos sujeitos
A presente dissertação faz parte da linha de pesquisa História, Políticas Educacionais e Formação Humana, tendo como objeto de estudo a Educação Profissional na modalidade integrada ao Ensino Médio em sua oferta presencial. O estudo orientou-se pela problemática sobre a causas que levam a não identidade dos alunos com as práticas de formação que orientam a integração do Ensino Médio com a Educação Profissional. A partir desta questão, o tema foi delimitado na compreensão de como a educaç...
Políticas educacionais do município de Alto Alegre do Pindaré – MA: desafios e movimentos que concorrem para a qualidade social da educação
A presente pesquisa buscou analisar as políticas educacionais do município de Alto Alegre do Pindaré – MA, os desafios e os movimentos que concorrem para a qualidade social da educação. Este estudo está vinculado à Linha de Pesquisa História, Política e Formação Humana do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Devido ao seu caráter crítico, analítico, recorre a uma abordagem quantitativa e qualitativa, com preponderância para a última, ...
A assistência estudantil nas escolas técnicas vinculadas às Universidades Federais Brasileiras: dinâmica, potencialidades e limites
A pesquisa aborda a Assistência Estudantil no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tendo como objeto de análise a dinâmica dessa política nas Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais do país. No percurso do estudo desenvolveram-se reflexões acerca dos aspectos conceituais e históricos mais gerais sobre a assistência estudantil e sua relação com a proteção social brasileira e o direito à educação, consagrado pela Constituição Fed...
Estágio supervisionado remoto: implicações para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as implicações do Estágio Supervisionado Remoto no que se refere aos saberes e a identidade profissional na formação inicial de estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão campus São Luís. Deste modo, na realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa com a utilização de instrumentos e técnicas da pesquisa bibliográfica e documental, bem como entrevistas semiestruturadas e question...
Professoras das escolas comunitárias luteranas no Brasil: uma ciranda histórico-feminista da educação
RESUMO: A ciranda é uma imagem usada pela teóloga feminista Elizabeth Schüssler Fiorenza para representar a sua forma de pesquisa, nela, não há hierarquia ou poder, pois, todas as pessoas são iguais no círculo. Na presente pesquisa utiliza-se dessa imagem como fio condutor de sua escrita, na qual busca-se analisar a influência do processo de feminização nas escolas comunitárias Evangélico-Luteranas vinculadas à Rede Sinodal de Educação, visando identificar o período e o contexto em que o...
Inclusão na educação superior: operacionalização das acessibilidades nas práticas pedagógicas com discentes surdos
A inclusão de discentes surdos na Educação Superior depende de vários fatores, perpassando desde o acesso às informações até as práticas pedagógicas aplicadas pelos docentes para a permanência deles na instituição. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a operacionalização das acessibilidades comunicacional, metodológica e instrumental nas práticas pedagógicas para inclusão de discentes surdos na educação superior no curso de Letras-Língua Brasileira de Sinais. A pesquisa d...
Educação para sexualidade e documentos educacionais: possíveis reflexos na prática pedagógica no Ensino Médio
Nas últimas décadas, a educação para sexualidade vem sendo entendida como uma das possibilidades de transformar o ambiente escolar em um espaço que debata questões individuais e coletivas, recriando perspectivas de uma educação que seja, de fato, inclusiva e emancipatória. Assim, o presente trabalho traz como premissa central responder de que forma a educação para a sexualidade se faz presente nos documentos escolares e quais os possíveis reflexos nas práticas pedagógicas em uma escola d...
Formação inicial e prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência em escolas públicas no município de Vargem Grande/MA
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a formação inicial de professores e as repercussões na prática docente desenvolvida no Ensino Fundamental I etapa, em escolas públicas municipais, no município de Vargem Grande/MA. A investigação emergiu do interesse em aprofundar o conhecimento sobre a formação inicial e a prática docente desenvolvida por professores nesse nível de ensino, considerando experiência pessoal no campo da educação institucionalizada no município referido. Os objetiv...
Saberes de professoras afrouniversitárias da LIESAFRO: memórias de práticas educativas afrocentradas intersubjetiva
Esta pesquisa analisa saberes de professoras AfroUniversitárias como possibilidades de práticas educativas afrocentradas intersubjetivas, em particular, no Curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Faz parte da pesquisa “Professoras Afrodescendentes no Magistério: vozes epistêmicas, ampliando suas análises em torno dos conceitos afrodescendência e Afrocentricidade. Tem base epistêmica nos referenciais de i...
Gênero e educação infantil entre lacunas e entrelinhas: a legislação de 1998 a 2018
O presente trabalho tem por finalidade apresentar aspectos sobre gênero nos documentos legais da Educação Infantil, a fim de analisar como essa temática é entendida e pensada para esse segmento da Educação Básica. Sabendo que gênero é uma construção sócio-histórica, e que tem sua relevância para além da biologização, espera-se com essa investigação apontar para a importância da escola como lugar social que constrói e reconstrói padrões, sendo assim propenso para as discussões de gênero, ...
O afropioneirismo de mulheres na educação superior em São Luis do Maranhão
Esta dissertação tem o objetivo de investigar o pioneirismo de professoras afrodescendentes nos primeiros anos da educação Superior em São Luís - Ma. Inicialmente a análise incidiu sobre a trajetória educacional de mulheres afrodescendentes na educação superior, apresentando especificidades como o enfrentamento ao preconceito e a discriminação. Posteriormente, buscou-se o reconhecimento da presença de mulheres afrodescendentes como professoras, nos primeiros anos da educação superi...
A gestão escolar na construção de uma escola inclusiva: fundamentos e práticas na rede de ensino municipal de São Luís/MA
O paradigma inclusivo situou a escola num processo de mudanças para a promoção do acesso ao conhecimento sistematizado àqueles que foram alijados desse ambiente, em especial pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e/ou com altas habilidades/superdotação, público-alvo da Educação Especial conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva de 2008. Enfoca-se nesse processo a atuação do gestor escolar ao articular saberes e prática conc...
“UMA NAÇÃO SE FAZ NA CAMA?” CORPO E SEXUALIDADE DA MULHER AFRO-BRASILEIRA
O presente estudo versa sobre a construção e formação do corpo e da sexualidade da mulher afro-brasileira. Inicialmente busca-se conhecer os discursos de representação e formação do corpo e sexualidade dessa mulher e, em seguida, compreender a sua influência no corpo e na construção da sexualidade. Por fim, avalia-se a contribuição da pedagogia engajada para a desconstrução da colonialidade epistêmica. O percurso metodológico deu-se por meio dos instrumentos de levantamento biblio...
- 348 UFMA
- 346 Dissertação
- 2 Tese
- 77 2020 - 2024
- 203 2010 - 2019
- 68 2005 - 2009
- 347 application/pdf
- 348 Acesso Aberto