PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE : [397] Visualizar estatísticas
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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: A experiência do Instituto Federal do Maranhão com cursos Lato sensu sob a ótica dos gestores – percepções, desafios e perspectivas
A educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino no qual o professor e o aluno estão distantes fisicamente, mas conectados por tecnologias. Nos últimos anos, houve uma demanda crescente por cursos de pós-graduação na modalidade a distância, buscando melhor qualificação e formação continuada. Essa demanda vem sendo atendida por instituições públicas, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). A pesquisa teve como objetivo analisar o desenvolvime...
ALFABETIZA TERESINA: Do contexto de produção da política às implicações para a alfabetização dos alunos das escolas públicas municipais de Teresina (PI)
Esta dissertação, intitulada Alfabetiza Teresina: do contexto de produção da política às implicações para a alfabetização dos alunos das escolas públicas municipais de Teresina (PI) é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, na Linha História, Políticas Educacionais e Formação Humana, grupo de Pesquisa Políticas e Gestão Educacional e Formação Humana. Tem como objeto de estudo a Política de Alfabeti...
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA A PARTIR DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE REFORMULADO PELAS POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Esta tese de doutorado em educação está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão (PPGE/UFMA), especificamente à linha de pesquisa Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente, ao grupo de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente e ao eixo investigativo Formação e Profissionalização Docente. Seu interesse nasceu dos resultados da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica em Pinheiro-MA, realizada entre 2017 e 2018, ...
CASARÕES, TOADAS E AZULEJOS: A Educação Patrimonial em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Luís, MA
Em uma capital como São Luís, MA, que possui significativos patrimônios culturais, o trabalho educativo desempenha um papel essencial na valorização desses bens. A Educação Patrimonial constitui uma abordagem na qual o patrimônio cultural serve como base para o ensino e a aprendizagem. Este estudo analisa o trabalho educativo em Educação Patrimonial realizado por professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Luís. Entre as dimensões abordadas, dest...
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNÍCIPIO DE BACABEIRA: Implicações para a prática docente
O presente trabalho tem como objeto de estudo a Formação Continuada de Professores da Educação Infantil do Município de Bacabeira, a partir de suas experiências no Projeto Avante Educação, promovida em parceria da Fundação Vale com a Secretaria Municipal de Educação de Bacabeira (SECMED). O objetivo da pesquisa consiste em analisar o referido processo naquele município e identificar as contribuições que foram agregadas às práticas docentes. No caminho metodológico privilegiou-se a Anális...
LÉSBICAS PROFESSORAS NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E O ENFRENTAMENTO À LESBOFOBIA
As narrativas de lésbicas professoras sobre suas vivências e os possíveis enfrentamentos da lesbofobia constituem-se objeto do presente estudo. De forma geral objetiva-se analisar formas de enfrentamento da lesbofobia, no âmbito das relações de gênero, em escolas da Rede Pública da Região do Vale do Pindaré no Estado do Maranhão. Sobre os objetivos específicos, destacam-se: reconhecer aspectos sócio-históricos sobre as relações afetivo-sexuais entre mulheres e lesbianidade, a partir da ...
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CENTRO DE PINHEIRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: UMA ANÁLISE CONTEXTUALIZADA
Este estudo se propõe a analisar a concepção pedagógica do curso de graduação em Enfermagem do Centro de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de um estudo exploratório, ancorado no referencial teórico-metodológico do Materialismo Histórico-dialético e da Pedagogia Histórico-crítica. Seu objetivo consistiu em analisar a concepção teórico-pedagógica subjacente ao curso de Enfermagem do Centro de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão, buscando entender seus determi...
JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO – “SIM EU, POSSO!” CÍRCULO DE CULTURA NO MARANHÃO: Um estudo sobre a formação continuada dos alfabetizadores no município de Belágua/MA
Esta dissertação integra-se ao grupo de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e investiga a Jornada de Alfabetização Sim, eu Posso Círculo de Cultura no Maranhão, uma estratégia de ação empreitada pelo governo do Estado entre os anos de 2016 e 2018, inserida no Plano de Ações Mais IDH, que contemplou 30 municípios maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano. A pesquisa teve como campo empírico o município de Belágua, e 8 suje...
AS CONTRIBUIÇÕES DAS FUNDADORAS DO JARDIM DE INFÂNCIA TIA NASINHA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAXIAS - MA
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições de mulheres professoras para a Educação Infantil em Caxias-MA, por meio das memórias sobre as fundadoras do Jardim de Infância Tia Nasinha, com o intuito de deixar seu registro na historiografia educacional caxiense e maranhense, ao destacar a relevância dessas professoras para a Educação Infantil local. Ao valorizar suas práticas e trajetórias, pretende-se ampliar a compreensão do papel histórico das mulheres na construção...
O ensino de história no contexto da reforma curricular: uma análise a partir do Documento Curricular do Território Maranhense
O Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM), aprovado em dezembro de 2018, é uma política curricular que corresponde ao processo de “implementação” da BNCC no contexto educacional maranhense. Apresenta orientações para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e preconiza que as escolas das redes pública e privada do estado do Maranhão reformulem seus projetos político-pedagógicos e os planos de aula dos professores. Assim, partindo do entendimento que as premissas da BN...
EDUCAÇÃO NO QUILOMBO PIQUI DA RAMPA, VARGEM GRANDE, MARANHÃO: O olhar das professoras quilombolas
A pesquisa realizada no Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem como objetivo analisar a Educação no Quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão, a partir do olhar das professoras quilombolas, e perpassa a história e política educacional das escolas quilombolas para identificar se são utilizadas as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e das Diretrizes Curriculares Na...
Práticas discursivas e governamentalidade: uma análise da implementação do programa nacional de formação de professores da educação básica na Universidade Federal do Maranhão
Esta tese tem como objeto a análise do processo de implementação do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica na UFMA e as práticas discursivas em contextos dimensionais sob a influência do discurso neoliberal na educação. A pesquisa está inserida na linha de pesquisa História e Política Educacional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como parte do requisito de doutorado. Define-se como objetivo geral analisar ...
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A REDE DE ENSINO MUNICIPAL: O caso do Município de Santa Inês/MA
Esta pesquisa integra a linha de pesquisa: Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É demarcada pela temporalidade entre 2016 e 2019, período de discussões em torno da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e do processo de implementação na rede municipal de Santa Inês/MA. Aprovada em dezembro de 2017, a BNCC tem por finalidade normatizar os currículos da educação básica e se tornar realidade em todas as escolas brasileiras....
AFETIVIDADE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: Uma análise desse processo de mediação no curso de Pedagogia
Esta investigação integra a Linha de Pesquisa “Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA, e aborda as práticas educativas com um olhar para a afetividade. Para isso, realizamos este estudo sob a perspectiva das Teorias Histórico-Cultural de Vigotski e Psicogênese da Pessoa Completa de Henri Wallon a partir dos pressupostos do Materialismo HistóricoDialético por possibilitar a análise do objeto de estudo em sua concret...
No labirinto de gaia: representações sociais construídas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão sobre Educação Ambiental
Este estudo decorre da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Doutorado em Educação, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e tem por objeto de estudo a Educação Ambiental praticada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Apoia-se na Teoria das Representações Sociais (TRS), inaugurada por Moscovici em 1961, por entender haver muitos pontos de convergência entre os princípios teóricos dessa teoria e o objeto de...
Histórias que contam vida: tecendo escritas sobre os percursos formativos de professores da EJA na cidade de Floriano/PI
Esta pesquisa aborda a formação de professores(as) que atuam nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no campo, com foco no papel da justiça social para aqueles que dependem dessa educação. Destacamos a importância dos movimentos sociais na luta por uma educação que atenda às necessidades pedagógicas de quem busca essas turmas. Utilizamos o método de História de Vida (1992) por considerar que ele permite aos sujeitos refletirem sobre os processos formativos em suas trajetóri...
Marianna Gonçalves da Luz na história da educação maranhense: trajetória de uma professora negra do município de Itapecuru –Mirim (1871-1960)
Nesta tese versa-se sobre a educação maranhense, através da trajetória de uma professora negra do município de Itapecuru - Mirim (1871-1960). Encontra-se inserido na linha de pesquisa História e Política da Educação, desenvolvida no grupo de estudo História e Memória da Educação Brasileira. Este objetiva analisar a trajetória educacional, intelectual e profissional de Marianna Gonçalves da Luz, com ênfase em seus saberes docentes, produções literárias e suas contribuições para a sociedad...
Formação continuada de professores em turmas regulares com alunos público-alvo da educação especial
Este pesquisa trata sobre formação continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva realizadas com professores das salas regulares do município de Bacabeira. O estudo teve como objetivo analisar a formação continuada relacionada às práticas educacionais inclusivas de alunos público-alvo da Educação Especial. A metodologia qualitativa é utilizada neste trabalho já que encontra-se ligada às investigações na área da Educação, além disso, foi utilizada entrevista semiestrutura...
O MOVIMENTO CORPORAL DA CRIANÇA: Um estudo à luz da Teoria das Representações Sociais
A Educação infantil constitui a primeira etapa da Educação Básica, e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como o movimento corporal de crianças de três a cinco (3 a 5) anos é utilizado pelos seus professores na prática pedagógica, tendo em vista a importância que lhes é própria para o desenvolvimento infantil à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS). O...
As tecnologias digitais na escola: confronto inevitável?
Esta pesquisa investiga como são compartilhadas as percepções construídas acerca do processo de transformação social implicado nos meandros de uso e inserção das Tecnologias Digitais na escola pelos atores educativos (05 professores e 27 estudantes do 7o ano de uma escola pública). Esse processo apresenta-se como um fenômeno carregado de possibilidades e, também, limites no transcurso da relação pedagógica desenvolvida no cotidiano escolar. É uma investigação que segue a Linha de Pesqui...
- 397 UFMA
- 380 Dissertação
- 17 Tese
- 125 2020 - 2025
- 204 2010 - 2019
- 68 2005 - 2009
- 396 application/pdf
- 397 Acesso Aberto