PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE : [405] Visualizar estatísticas
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Percepções de professores de história sobre inclusão escolar na educação básica
Esta dissertação tem como objeto de estudo as percepções dos professores de História dos anos finais do Ensino Fundamental sobre a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial em salas de aulas regulares. Nesse contexto, o problema central da pesquisa indaga: quais as percepções dos professores de História, dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de Paço do Lumiar, sobre a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial? O objetivo geral...
Mulheres professoras na educação infantil: identidade docente e representações sociais
A constituição da docência no atendimento à infância no Brasil se deu historicamente pela predominância de mulheres, em constantes contradições entre o profissional e o feminino. No município de Santa Quitéria do Maranhão–MA, até o ano de 2014, a atuação docente na Educação Infantil era de exclusividade feminina, tendo mudanças apenas em 2015 com o concurso público. Atualmente, a presença masculina nessa etapa da educação básica ainda é de pouca proporção. Nesse contexto, cabem reflexões...
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Facilidades e fragilidades para a inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista
A inserção de crianças com deficiência na educação regular, especialmente na Educação Infantil constitui um desafio que exige formação continuada dos professores, considerando que nesta etapa as crianças apresentam ritmos de aprendizagem variados e necessitam de metodologias específicas que respeitem suas particularidades. O ensino de uma criança com transtorno do espectro autista requer um entendimento profundo sobre suas características principais, padrões comportamentais frequentes e...
PERMANÊNCIA E RESISTÊNCIA: POLÍTICAS INSTITUCIONAIS, MOTIVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES TRANS E TRAVESTIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
As discussões sobre políticas de permanência para pessoas trans e travestis no ensino superior levantam debates urgentes sobre pertencimento, exclusão e justiça educacional. Nesse sentido, este trabalho investigou: quais possibilidades o discurso normativo e a ação institucional, na interação com a experiência cotidiana, trazem para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e da permanência de estudantes trans e travestis em cursos superiores da Universidade Federal do Maranhão - ...
Políticas de avaliação na Pós-Graduação Stricto Sensu e os efeitos do produtivismo na vida do pesquisador
Esta pesquisa faz parte do grupo de pesquisa Política, Gestão e Formação Humana, vinculada a linha de pesquisa História e Políticas Educacionais e foi desenvolvida com a intenção de desmistificar os desvios nos modos de avaliação da CAPES e os efeitos psicossociais do produtivismo acadêmico nos professores pesquisadores Programas de Pós-Graduação em Educação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Para o lev...
A ESCOLA VAI ÀS PRISÕES: Percursos históricos e o pioneirismo do Estado do Maranhão na oferta de educação escolar nas prisões (1960-2024)
Nesta dissertação, apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os percursos históricos e as principais iniciativas que consolidaram o pioneirismo do Estado do Maranhão na oferta de educação escolar nas prisões entre 1960 e 2024. O propósito foi responder ao problema: quais foram os percursos históricos e as principais iniciativas que caracterizaram o pioneirismo do Estado do Maranhão na oferta de educação escolar nas prisões entre 1960 e 2024? Metodologicam...
“TRANSBORDAMENTO DA ESCOLA” NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SÃO LUÍS-MA
A pesquisa intitulada “TRANSBORDAMENTO DA ESCOLA” NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE PÚBLICA DE ENSINO SÃO LUÍS-MA, se desenvolveu no âmbito da Universidade Federal do Maranhão, vinculada ao programa de Pósgraduação em Educação (PPGE/UFMA), Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente. Adotamos o conceito de “Transbordamento”, apresentado por Antônio Nóvoa (2005,2007), em suas obras, o conceito “Transbordamentos de funções”, é destacado pois, ao longo dos séculos XIX...
Um nome, uma escola e seu lugar: o nome social como dispositivo de inclusão de corpos trans* e travestis na educação básica
Esta dissertação integra-se ao Grupo de Estudos sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (GEMGe) e ao Grupo de Pesquisa sobre Gênero e Sexualidades nas Práticas Educativas (GESEPE). O direito à autodeterminação de gênero para travestis, mulheres transexuais, homens transexuais, transmasculinas e não bináries estão ligados à personalidade, à liberdade de expressão, da cidadania e dos valores e direitos que são lastro da atuação de diversos atores individuais, coletivos e interna...
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: A experiência do Instituto Federal do Maranhão com cursos Lato sensu sob a ótica dos gestores – percepções, desafios e perspectivas
A educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino no qual o professor e o aluno estão distantes fisicamente, mas conectados por tecnologias. Nos últimos anos, houve uma demanda crescente por cursos de pós-graduação na modalidade a distância, buscando melhor qualificação e formação continuada. Essa demanda vem sendo atendida por instituições públicas, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). A pesquisa teve como objetivo analisar o desenvolvime...
ALFABETIZA TERESINA: Do contexto de produção da política às implicações para a alfabetização dos alunos das escolas públicas municipais de Teresina (PI)
Esta dissertação, intitulada Alfabetiza Teresina: do contexto de produção da política às implicações para a alfabetização dos alunos das escolas públicas municipais de Teresina (PI) é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, na Linha História, Políticas Educacionais e Formação Humana, grupo de Pesquisa Políticas e Gestão Educacional e Formação Humana. Tem como objeto de estudo a Política de Alfabeti...
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA A PARTIR DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE REFORMULADO PELAS POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Esta tese de doutorado em educação está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão (PPGE/UFMA), especificamente à linha de pesquisa Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente, ao grupo de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente e ao eixo investigativo Formação e Profissionalização Docente. Seu interesse nasceu dos resultados da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica em Pinheiro-MA, realizada entre 2017 e 2018, ...
CASARÕES, TOADAS E AZULEJOS: A Educação Patrimonial em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Luís, MA
Em uma capital como São Luís, MA, que possui significativos patrimônios culturais, o trabalho educativo desempenha um papel essencial na valorização desses bens. A Educação Patrimonial constitui uma abordagem na qual o patrimônio cultural serve como base para o ensino e a aprendizagem. Este estudo analisa o trabalho educativo em Educação Patrimonial realizado por professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Luís. Entre as dimensões abordadas, dest...
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNÍCIPIO DE BACABEIRA: Implicações para a prática docente
O presente trabalho tem como objeto de estudo a Formação Continuada de Professores da Educação Infantil do Município de Bacabeira, a partir de suas experiências no Projeto Avante Educação, promovida em parceria da Fundação Vale com a Secretaria Municipal de Educação de Bacabeira (SECMED). O objetivo da pesquisa consiste em analisar o referido processo naquele município e identificar as contribuições que foram agregadas às práticas docentes. No caminho metodológico privilegiou-se a Anális...
LÉSBICAS PROFESSORAS NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E O ENFRENTAMENTO À LESBOFOBIA
As narrativas de lésbicas professoras sobre suas vivências e os possíveis enfrentamentos da lesbofobia constituem-se objeto do presente estudo. De forma geral objetiva-se analisar formas de enfrentamento da lesbofobia, no âmbito das relações de gênero, em escolas da Rede Pública da Região do Vale do Pindaré no Estado do Maranhão. Sobre os objetivos específicos, destacam-se: reconhecer aspectos sócio-históricos sobre as relações afetivo-sexuais entre mulheres e lesbianidade, a partir da ...
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CENTRO DE PINHEIRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: UMA ANÁLISE CONTEXTUALIZADA
Este estudo se propõe a analisar a concepção pedagógica do curso de graduação em Enfermagem do Centro de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de um estudo exploratório, ancorado no referencial teórico-metodológico do Materialismo Histórico-dialético e da Pedagogia Histórico-crítica. Seu objetivo consistiu em analisar a concepção teórico-pedagógica subjacente ao curso de Enfermagem do Centro de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão, buscando entender seus determi...
JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO – “SIM EU, POSSO!” CÍRCULO DE CULTURA NO MARANHÃO: Um estudo sobre a formação continuada dos alfabetizadores no município de Belágua/MA
Esta dissertação integra-se ao grupo de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e investiga a Jornada de Alfabetização Sim, eu Posso Círculo de Cultura no Maranhão, uma estratégia de ação empreitada pelo governo do Estado entre os anos de 2016 e 2018, inserida no Plano de Ações Mais IDH, que contemplou 30 municípios maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano. A pesquisa teve como campo empírico o município de Belágua, e 8 suje...
AS CONTRIBUIÇÕES DAS FUNDADORAS DO JARDIM DE INFÂNCIA TIA NASINHA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAXIAS - MA
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições de mulheres professoras para a Educação Infantil em Caxias-MA, por meio das memórias sobre as fundadoras do Jardim de Infância Tia Nasinha, com o intuito de deixar seu registro na historiografia educacional caxiense e maranhense, ao destacar a relevância dessas professoras para a Educação Infantil local. Ao valorizar suas práticas e trajetórias, pretende-se ampliar a compreensão do papel histórico das mulheres na construção...
O ensino de história no contexto da reforma curricular: uma análise a partir do Documento Curricular do Território Maranhense
O Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM), aprovado em dezembro de 2018, é uma política curricular que corresponde ao processo de “implementação” da BNCC no contexto educacional maranhense. Apresenta orientações para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e preconiza que as escolas das redes pública e privada do estado do Maranhão reformulem seus projetos político-pedagógicos e os planos de aula dos professores. Assim, partindo do entendimento que as premissas da BN...
EDUCAÇÃO NO QUILOMBO PIQUI DA RAMPA, VARGEM GRANDE, MARANHÃO: O olhar das professoras quilombolas
A pesquisa realizada no Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem como objetivo analisar a Educação no Quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão, a partir do olhar das professoras quilombolas, e perpassa a história e política educacional das escolas quilombolas para identificar se são utilizadas as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e das Diretrizes Curriculares Na...
Práticas discursivas e governamentalidade: uma análise da implementação do programa nacional de formação de professores da educação básica na Universidade Federal do Maranhão
Esta tese tem como objeto a análise do processo de implementação do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica na UFMA e as práticas discursivas em contextos dimensionais sob a influência do discurso neoliberal na educação. A pesquisa está inserida na linha de pesquisa História e Política Educacional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como parte do requisito de doutorado. Define-se como objetivo geral analisar ...
- 405 UFMA
- 386 Dissertação
- 19 Tese
- 133 2020 - 2025
- 204 2010 - 2019
- 68 2005 - 2009
- 404 application/pdf
- 405 Acesso Aberto
