Recent Submissions
EDUCAÇÃO NO QUILOMBO PIQUI DA RAMPA, VARGEM GRANDE, MARANHÃO: O olhar das professoras quilombolas
A pesquisa realizada no Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem como objetivo analisar a Educação no Quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão, a partir do olhar das professoras quilombolas, e perpassa a história e política educacional das escolas quilombolas para identificar se são utilizadas as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e das Diretrizes Curriculares Na...
Práticas discursivas e governamentalidade: uma análise da implementação do programa nacional de formação de professores da educação básica na Universidade Federal do Maranhão
Esta tese tem como objeto a análise do processo de implementação do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica na UFMA e as práticas discursivas em contextos dimensionais sob a influência do discurso neoliberal na educação. A pesquisa está inserida na linha de pesquisa História e Política Educacional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como parte do requisito de doutorado. Define-se como objetivo geral analisar ...
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A REDE DE ENSINO MUNICIPAL: O caso do Município de Santa Inês/MA
Esta pesquisa integra a linha de pesquisa: Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É demarcada pela temporalidade entre 2016 e 2019, período de discussões em torno da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e do processo de implementação na rede municipal de Santa Inês/MA. Aprovada em dezembro de 2017, a BNCC tem por finalidade normatizar os currículos da educação básica e se tornar realidade em todas as escolas brasileiras....
AFETIVIDADE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: Uma análise desse processo de mediação no curso de Pedagogia
Esta investigação integra a Linha de Pesquisa “Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA, e aborda as práticas educativas com um olhar para a afetividade. Para isso, realizamos este estudo sob a perspectiva das Teorias Histórico-Cultural de Vigotski e Psicogênese da Pessoa Completa de Henri Wallon a partir dos pressupostos do Materialismo HistóricoDialético por possibilitar a análise do objeto de estudo em sua concret...
No labirinto de gaia: representações sociais construídas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão sobre Educação Ambiental
Este estudo decorre da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Doutorado em Educação, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e tem por objeto de estudo a Educação Ambiental praticada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Apoia-se na Teoria das Representações Sociais (TRS), inaugurada por Moscovici em 1961, por entender haver muitos pontos de convergência entre os princípios teóricos dessa teoria e o objeto de...
Histórias que contam vida: tecendo escritas sobre os percursos formativos de professores da EJA na cidade de Floriano/PI
Esta pesquisa aborda a formação de professores(as) que atuam nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no campo, com foco no papel da justiça social para aqueles que dependem dessa educação. Destacamos a importância dos movimentos sociais na luta por uma educação que atenda às necessidades pedagógicas de quem busca essas turmas. Utilizamos o método de História de Vida (1992) por considerar que ele permite aos sujeitos refletirem sobre os processos formativos em suas trajetóri...
Marianna Gonçalves da Luz na história da educação maranhense: trajetória de uma professora negra do município de Itapecuru –Mirim (1871-1960)
Nesta tese versa-se sobre a educação maranhense, através da trajetória de uma professora negra do município de Itapecuru - Mirim (1871-1960). Encontra-se inserido na linha de pesquisa História e Política da Educação, desenvolvida no grupo de estudo História e Memória da Educação Brasileira. Este objetiva analisar a trajetória educacional, intelectual e profissional de Marianna Gonçalves da Luz, com ênfase em seus saberes docentes, produções literárias e suas contribuições para a sociedad...
Formação continuada de professores em turmas regulares com alunos público-alvo da educação especial
Este pesquisa trata sobre formação continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva realizadas com professores das salas regulares do município de Bacabeira. O estudo teve como objetivo analisar a formação continuada relacionada às práticas educacionais inclusivas de alunos público-alvo da Educação Especial. A metodologia qualitativa é utilizada neste trabalho já que encontra-se ligada às investigações na área da Educação, além disso, foi utilizada entrevista semiestrutura...
O MOVIMENTO CORPORAL DA CRIANÇA: Um estudo à luz da Teoria das Representações Sociais
A Educação infantil constitui a primeira etapa da Educação Básica, e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como o movimento corporal de crianças de três a cinco (3 a 5) anos é utilizado pelos seus professores na prática pedagógica, tendo em vista a importância que lhes é própria para o desenvolvimento infantil à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS). O...
As tecnologias digitais na escola: confronto inevitável?
Esta pesquisa investiga como são compartilhadas as percepções construídas acerca do processo de transformação social implicado nos meandros de uso e inserção das Tecnologias Digitais na escola pelos atores educativos (05 professores e 27 estudantes do 7o ano de uma escola pública). Esse processo apresenta-se como um fenômeno carregado de possibilidades e, também, limites no transcurso da relação pedagógica desenvolvida no cotidiano escolar. É uma investigação que segue a Linha de Pesqui...
O PROCAMPO no contexto do PRONACAMPO: Estado, políticas públicas e formação política de educadores (as) do campo no IFMA Campus São Luís - Maracanã
Esta dissertação investiga o processo de formação política dos educadores do campo no âmbito do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO), inserido no contexto do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), especificamente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís – Maracanã. O trabalho discute a interação entre o Estado e as políticas públicas, em um cenário marcado por contradiçõe...
“ISSO NÃO É COISA DE MENINA”: Discussões sobre as relações de gênero nas aulas práticas de Educação Física do ensino médio em São Luís/MA
A presente dissertação aborda as relações de gênero nas aulas práticas de Educação Física no ensino médio em São Luís/MA, utilizando uma abordagem qualitativa. Visa compreender por que o gênero emerge como um fator determinante nas aulas de Educação Física, elucidar de que maneira os papéis de gênero, reconhecidos pelos professores de Educação Física, orientam as atividades práticas no Ensino Médio e investigar em que medida essas percepções influenciam as escolhas das práticas corporai...
CENTROS EDUCA MAIS: dinâmicas político-institucionais e desdobramentos da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral na rede pública estadual em São Luís, MA
Esta tese trata do Ensino Médio em Tempo Integral nos Centros Educa Mais de São Luís, MA. Foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), vinculada a Linha de Pesquisa: História e Políticas da Educação e ao Grupo de Pesquisa: Políticas e Gestão Educacional e Formação Humana. O objetivo da pesquisa foi analisar as dinâmicas político-institucionais e desdobramentos da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral na rede pública estadual em São Luís, MA, com ênfase nas mu...
A BNCC e a centralidade o currículo em competências: uma análise das apropriações dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Este trabalho é resultado das pesquisas realizadas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Centralidade no desenvolvimento de competências na escola do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Nosso objetivo as apropriações dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o currículo por competência orientado pela BNCC. Fazemos alusão aos contextos de reestruturação capitalista e aos impactos da globalização na Educação Escolar na perspectiva da Pedagogia Histórico-criti...
Formação inicial do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI): ênfase nas percepções de discentes em relação à inclusão do público-alvo da Educação Especial
Este estudo versa sobre a temática das Percepções de discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, em relação à inclusão do público-alvo da Educação Especial, em turmas do ensino regular da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Com o amparo legal foi possível galgar passos importantes na concretização da presença de crianças público-alvo da Educação Especial em turmas do ensino regular, todavia, apenas o acesso não é suficiente e para que possamos ...
A BNCC e o currículo das escolas do campo: a implementação em escolas em áreas de reforma agrária no município de Nina Rodrigues - MA
Este trabalho tem como foco a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) frente à experiência de currículo em escolas localizadasem áreas de assentamento da Reforma Agrária no município de Nina Rodrigues - MA.Por se tratar de escolas que, a princípio, precisam desenvolver currículos orientados ao atendimento das especificidades da Educação do Campo, esta pesquisa se propôs a analisar a implementação da BNCC nessas escolasenquanto um documento de caráter normativo evoltado à p...
Jornada de alfabetização de jovens e adultos no Maranhão: as implicações na vida dos egressos
Esta dissertação de Mestrado integra-se ao grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente” da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e tem como objetivo geral analisar as repercussões da Jornada de Alfabetização de Jovens e Adultos do Maranhão - “Sim, eu posso” - Círculos de Cultura na vida dos egressos, conforme as dimensões de análise: alfabetização, continuidade de estudos e emprego e renda. A Jornada de Alfabetização foi uma das ações na dimensão educação do Plano Mais...
Mulher, engenheira e professora: trajetórias de mulheres docentes das engenharias na Universidade Estadual do Maranhão/Campus Paulo VI
O percurso para a educação feminina foi irreversível ao longo da história. As mulheres, outrora vistas como seres inaptos, hoje ocupam campos externos e públicos, podendo exercer cargos de poder, liderar pesquisas científicas e sendo finalmente legitimadas como detentoras de capacidades e saberes. Nesse sentido, considerando essa ocupação em todos os espaços sociais e a crescente inserção de mulheres em lugares tradicionalmente ocupados por homens, destaca-se que o estudo proposto tem c...
A bonificação regional na Universidade Federal do Maranhão no contexto das ações afirmativas
Este trabalho está localizado na Linha de Pesquisa em História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Humana, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Mestrado da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA e tem como objetivo principal analisar como a bonificação regional se configura dentro da perspectiva de ação afirmativa, no curso de Medicina da UFMA nos Campi de São Luís, Pinheiro e Imperatriz. Na perspectiva de compreender a política de bonificação regional enquanto ação...
“Isso não é coisa de menina”: discussões sobre as relações de gênero nas aulas práticas de Educação Física do ensino médio em São Luís/MA.
A presente dissertação aborda as relações de gênero nas aulas práticas de Educação Física no ensino médio em São Luís/MA, utilizando uma abordagem qualitativa. Visa compreender por que o gênero emerge como um fator determinante nas aulas de Educação Física, elucidar de que maneira os papéis de gênero, reconhecidos pelos professores de Educação Física, orientam as atividades práticas no Ensino Médio e investigar em que medida essas percepções influenciam as escolhas das práticas co...
- 387 UFMA
- 374 Dissertação
- 13 Tese
- 115 2020 - 2025
- 204 2010 - 2019
- 68 2005 - 2009
- 386 application/pdf
- 387 Acesso Aberto