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SABERES DOS COCAIS MARANHENSES: dialogicidade com mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu de Laranjeiras
Este estudo problematiza possibilidades de construção de diálogo com os saberes do cotidiano de mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, visando práticas de alfabetização dialógica. Analisa o conceito freiriano de dialogicidade, a partir dos saberes do cotidiano de mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, visando à elaboração de práticas educativas de alfabetização dialógica. O locus da pesquisa é a comunidade quilombola de Laranjeiras (CQL), localizada na zona rural d...
Corpos que transitam, corpos que gritam: violências de gênero no Ensino Médio
Esta pesquisa trata das violências de gênero no Ensino Médio, compreendendo-as pelas relações de poder que envolvem as questões de gênero e de suas intersecções no curso do tempo histórico e cultural. Objetivou-se analisar violências de gênero ocorridas no cotidiano escolar, destacando-se as possíveis ações de combate pelo corpo docente e gestão do Liceu Maranhense. No percurso metodológico, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica, análise documental e p...
Base nacional comum curricular e a prática dos professores do ensino fundamental: entre a normatividade e o currículo em ação
Este estudo, iniciado em 2020, foi impactado pela pandemia global de COVID-19, a qual exacerbou desigualdades sociais sob a influência da sociabilidade capitalista, marcando a conjuntura mundial contemporânea. Integra a Linha de Pesquisa: Instituições Educativas, Currículo Formação e Trabalho Docente. O objetivo central é analisar a influência da BNCC na organização do currículo escolar do Ensino Fundamental do município de Imperatriz – MA e na prática pedagógica dos professores, po...
Conselho Estadual de Educação e gestão da política educacional do campo maranhense: realidade, contradições, possibilidades e tendências
A tese tem por objeto a Gestão Democrática da educação pública do campo maranhense, com foco nas ações e publicações do Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE/MA), no contexto das suas atribuições normativas, consultivas, deliberativas e propositivas, como órgão que regulamenta as políticas educacionais do sistema estadual de educação. Busca ainda, realizar uma análise-critica- superadora das contradições presentes na construção, na elaboração e na socialização da política ed...
O Conselho Municipal de Educação: desafios e possibilidades na gestão das políticas educacionais
Este trabalho tem como objeto de pesquisa os Conselhos Municipais de Educação (CME) de São Luís e Paço do Lumiar. Tem como objetivo principal analisar a atuação dos Conselhos Municipais de Educação no contexto das ações de definição, acompanhamento, execução e avaliação das diretrizes das políticas educacionais municipais, no período entre 2018 a 2022, por meio das leis dos Planos Municipais deEducação, Planos Plurianuais, Planos de Ações Articuladas, Leis de Criação dos CME’s, Leis com...
Saber local e educação musical: vozes de cantoras compositoras afrodescendentes do Maranhão
O presente estudo analisa, nas narrativas das compositoras afro-maranhenses Dona Teté do Cacuriá (1924-2011), Patativa (1937) e Célia Sampaio (1964), possibilidades de incorporação dos saberes musicais oriundos da produção musical das três cantoras/compositoras nas práticas educativas de professores (as) da educação básica à educação superior, incluindo a pós-graduação. De forma específica, esta pesquisa investiga estudos sobre práticas musicais de compositoras no Brasil; identifica nos...
A representação visual da mulher negra e suas re(produções) no curso de design da UFMA
Esta pesquisa analisa as contribuições do Grupo de Pesquisa Narrativas em Inovação, Design e Antropologia (NIDA) do curso de Design da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na criação de representações visuais de mulheres negras brasileiras. Mapeia as representações visuais de mulheres negras nas produções do NIDA e identifica as referências utilizadas na criação de representações visuais, problematizando como o uso dessas representações visuais se relacionam com os estereótipos racis...
Habitus profissional de professores e a performatividade na política do ENEM: Implicações para a Prática docente na percepção de professores do Piauí
Esta pesquisa se localiza no campo da política educacional de avaliação de larga escala, tendo como objeto de estudo a política do ENEM e discute as suas implicações para a prática docente. O debate gira em torno da política de avaliação de larga escala e pressupõe o ENEM como parte das políticas neoliberais de educação, coadunando-se com a perspectiva do Estado avaliador no campo do ensino médio. Objetiva-se analisar as percepções dos professores sobre as implicações da política do ENEM...
O ensino da leitura e da escrita na província do Maranhão (1827 – 1860)
Neste estudo, que está inserido na linha de pesquisa História, Políticas Educacionais e Formação Humana, do Programa de Pós-Graudação em Educação da Universidade Federal do Maranhão, analisa-se o ensino da leitura e da escrita e as respectivas concepções em uso no processo de escolarização das crianças pobres no MA do século XIX, tendo como recorte o período de 1827 a 1860, decurso em que se implementa uma política de expansão da escola primária. Problematiza-se em que medida as diversas...
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: em foco a formação continuada de professores em São Luís-MA
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar como vem ocorrendo a formação de professores para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva em escolas regulares do ensino fundamental da rede pública de ensino em São Luís-MA. Possui como aporte teórico, dentre outros, Caiado (2003), Carvalho; Moraes (2015), Costa (2013), Duarte (2010), Kassar (2014), Martins (2010), Saviani (1998). Trata-se de pesquisa qualitativa de tipo bibliográfica, documental e de campo (MYNAIO, 199...
Educação de Jovens e Adultos no ensino médio no Estado do Maranhão: o abandono e a evasão escolar em questão
Este estudo foi realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana, na linha de investigação História e Políticas da Educação, para explicar a seguinte problemática: como o abandono e a evasão escolar se materializam e são enfrentados na Educação de Jovens e Adultos? O objetivo consiste em analisar o abandono e a evasão na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio e as es...
Ações afirmativas e povos indígenas no ensino superior: uma análise da dimensão social e simbólica da permanência de estudantes indígenas na Universidade Federal do Maranhão
Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa “História, Políticas Educacionais e Formação Humana”, do grupo de pesquisa “Política, Gestão Educacional e Formação Humana” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e tem por objetivo compreender a educação superior aos povos indígenas no Brasil e de como este processo vem acontecendo na UFMA. A configuração construída no campo estatal e universitário brasileiros em torno das políticas de educaçã...
Negras e Negros de última hora: Uma análise das estratégias de afroconveniência dos estudantes beneficiários da politica de ação afirmativa denunciados por fraudes na Universidade Federal do Maranhão
O presente trabalho está ligado ao grupo de pesquisa “Politica, Gestão Educacional e Formação Humana” que compõe a linha de Pesquisa “História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Humana” do Programa de Pós Graduação em Educação-PPGE da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Negras e negros de última hora é uma análise das autodeclarações de estudantes cotistas denunciados de fraudes na UFMA, que busca compreender as estratégias que foram acionadas para o acesso às vagas res...
Conselho Municipal de Educação de São Luís – Ma: uma análise da regulamentação das políticas educacionais no contexto da pandemia de COVID-19
Esta pesquisa encontra-se no bojo dos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa: Política, Gestão educacional e Formação Humana do Programa de Pós-Graduação em Educação do Mestrado da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA e, tem como objetivo principal analisar as dimensões das funções e atribuições normativas desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Educação de São Luís/MA – CME/SL, em relação a sua atuação regulamentar nas políticas educacionais implementadas no contexto de p...
A Base Nacional Comum Curricular no contexto da rede municipal de ensino de São Luís/MA: implicações no currículo escolar sob a visão dos professores
Esta pesquisa trata sobre as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no currículo escolar da rede municipal de ensino de São Luís/MA. Desde a sua homologação em dezembro de 2017, a BNCC tornou-se referência obrigatória na elaboração dos currículos dos estados e municípios. Todavia, a presente pesquisa partiu dos seguintes questionamentos: Os currículos das escolas municipais de São Luís/MA se fundamentam nas determinações da BNCC? Como os professores da rede municipal de São...
Esta é a “minha” escola? Representações Sociais de jovens do Ensino Médio sobre o pertencimento à instituição escolar
A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGE-UFMA), partiu das seguintes questões norteadoras: como os estudantes veem a escola e se veem nela? Sentem que pertencem a essa instituição? O objetivo do estudo se constituiu em compreender as representações sociais de estudantes de duas escolas públicas de Ensino Médio de São Luís sobre o pertencimento escolar, e os objetivos específicos discutir como se consti...
A relação da Educação Profissional com o Ensino Médio Integrado: do conteúdo das reformas às vozes dos sujeitos
A presente dissertação faz parte da linha de pesquisa História, Políticas Educacionais e Formação Humana, tendo como objeto de estudo a Educação Profissional na modalidade integrada ao Ensino Médio em sua oferta presencial. O estudo orientou-se pela problemática sobre a causas que levam a não identidade dos alunos com as práticas de formação que orientam a integração do Ensino Médio com a Educação Profissional. A partir desta questão, o tema foi delimitado na compreensão de como a educaç...
Políticas educacionais do município de Alto Alegre do Pindaré – MA: desafios e movimentos que concorrem para a qualidade social da educação
A presente pesquisa buscou analisar as políticas educacionais do município de Alto Alegre do Pindaré – MA, os desafios e os movimentos que concorrem para a qualidade social da educação. Este estudo está vinculado à Linha de Pesquisa História, Política e Formação Humana do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Devido ao seu caráter crítico, analítico, recorre a uma abordagem quantitativa e qualitativa, com preponderância para a última, ...
A assistência estudantil nas escolas técnicas vinculadas às Universidades Federais Brasileiras: dinâmica, potencialidades e limites
A pesquisa aborda a Assistência Estudantil no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tendo como objeto de análise a dinâmica dessa política nas Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais do país. No percurso do estudo desenvolveram-se reflexões acerca dos aspectos conceituais e históricos mais gerais sobre a assistência estudantil e sua relação com a proteção social brasileira e o direito à educação, consagrado pela Constituição Fed...
Estágio supervisionado remoto: implicações para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as implicações do Estágio Supervisionado Remoto no que se refere aos saberes e a identidade profissional na formação inicial de estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão campus São Luís. Deste modo, na realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa com a utilização de instrumentos e técnicas da pesquisa bibliográfica e documental, bem como entrevistas semiestruturadas e question...
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