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Tipo do documento: Dissertação
Título: Centro Educacional do Maranhão - CEMA São Luís (1969 – 1990): entre memórias e representações da docência e discência televisiva
Título(s) alternativo(s): Center Educational Maranhão - CEMA São Luís (1969 – 1990): between memories and representations of teaching and learning on television
Autor: SÁ NETTO COSTA, Marcia Cristina 
Primeiro orientador: SEGADILHA, Delcineide Maria Ferreira
Primeiro membro da banca: SEGADILHA, Delcineide Maria Ferreira
Segundo membro da banca: NUNES, Iran de Maria Leitão
Terceiro membro da banca: SILVA, Acildo Leite da
Quarto membro da banca: SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da
Resumo: Nesta dissertação comunica-se resultados da pesquisa intitulada: CENTRO EDUCACIONAL DO MARANHÃO - CEMA SÃO LUÍS (1969 – 1990): entre memórias e representações da docência e discência televisiva. Para a investigação escolheu-se como objetivo geral: analisar o percurso histórico do CEMA em São Luís-MA, no período de 1969 a 1990, atentando às memórias e representações que emergem desse processo. A questão central que norteou a investigação foi: quais memórias e representações podem ser apreendidas no percurso histórico do CEMA, em São Luís, no período 1969-1990? Metodologicamente, situa-se na dimensão da História Cultural, no domínio da História da Educação, campo temático da História do ensino televisivo no Maranhão. Trata-se de uma pesquisa do tipo básica e exploratória, fundamentada em procedimentos bibliográfico, documental e de campo. Na pesquisa de campo incorporou-se a técnica da História oral. Como instrumentos de recolha de dados, usou-se análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa constituíram-se de 5 (cinco) orientadores de aprendizagem que atuaram nas telessalas do CEMA; 3 (três) orientadoras de aprendizagem que atuaram como supervisoras;1 (uma) orientadora de aprendizagem que atuou como diretora e 3 três técnicos de produção e filmagem que participaram do processo de implantação da TVE-MA em São Luís, atualmente todos aposentados; e 06 ex-alunas do CEMA. Apoiou-se em autores como Bourdieu (1930, 1977, 1997a, 1998), Chartier (1989, 1990, 1999, 2001, 2002a, 2006), Faria Filho (2004), Ferrés (1996), Viñao Frago (1995, 2000), Hanburger (1998) e Magalhães (2004). Sobre os resultados, identificou-se que as memórias e representações da TVE-MA sintetizam-se em duas dimensões: Memórias institucionais – legado do CEMA como projeto pioneiro, apesar das limitações estruturais; e representações identitárias – autopercepção dos orientadores e orientadoras de aprendizagem como professores (as), mesmo sem reconhecimento formal. Que podem ser organizadas em várias categorias, refletindo tanto as experiências dos participantes quanto o contexto educacional e social da época, a saber: inovação educacional, acesso à educação, identidade profissional dos orientadores de aprendizagem, cultura escolar e comunidade, desafios e dificuldades. Concluiu- se que o CEMA emergiu como um paradoxo histórico: implantado sob um regime autoritário, tornou-se espaço de resistência pedagógica, democratizando o acesso à educação e promovendo inclusão em contextos periféricos. Sua eficácia revelou-se não apenas na redução do déficit educacional maranhense, mas na construção de uma identidade escolar singular, pautada na erradicação do analfabetismo e na educação integral. Os orientadores de aprendizagem, apesar do não reconhecimento formal, consolidaram-se como agentes educativos cruciais, cujas práticas e memórias desvelam a complexidade de atuar sob repressão política. O uso pioneiro do ensino televisivo e a inovação metodológica transcenderam limitações estruturais, deixando um legado que ultrapassa o período ditatorial: um modelo pedagógico transformador, marcado pela capacidade de articular demandas sociais urgentes com propostas educativas emancipatórias. As memórias e representações do CEMA o consagram como um modelo pioneiro de transformação educacional, que transcendeu barreiras políticas e sociais. Assim, o CEMA inscreveu-se não como mera política pública, mas como símbolo de resiliência e prova de que a educação pode florescer mesmo em solos áridos.
Abstract: This dissertation presents the results of a research project entitled: MARANHÃO EDUCATIONAL CENTER - CEMA SÃO LUÍS (1969 – 1990): between memories and representations of television teaching and learning. The general objective of the research was to analyze the historical trajectory of the CEMA in São Luís-MA, from 1969 to 1990, paying attention to the memories and representations that emerge from this process. The central question that guided the research was: what memories and representations can be learned from the historical trajectory of the CEMA, in São Luís, from 1969 to 1990? Methodologically, it is located in the dimension of Cultural History, in the domain of the History of Education, the thematic field of the History of television education in Maranhão. It consists of bibliographical, documentary and field research. Documentary analysis and semi-structured interviews were used as data collection instruments. The research participants consisted of five (5) learning advisors who worked in teleclassrooms; three (3) learning advisors who acted as supervisors; one (1) learning advisor who acted as director and three (3) production and filming technicians who participated in the TVE-MA implementation process, currently all retired. As categories of analysis, we selected a representation in Bourdieu (1930, 1977, 1997a, 1998), Chartier (1989, 1990, 1999, 2001, 2002a, 2006), Faria Filho (2004), Ferrés (1996), Viñao Frago (1995, 2000), Hanburger (1998) and Magalhães (2004). Regarding the results, it was identified that the memories and representations of TVE-MA are summarized in two dimensions: Institutional memories – Legacy of CEMA as a pioneering project, despite structural limitations; and identity representations – self-perception of learning advisors as teachers, even without formal recognition. These can be organized into several categories, reflecting both the experiences of the participants and the educational and social context of the time, namely: educational innovation, access to education, professional identity of learning advisors, school culture and community, challenges and difficulties. As partial conclusions, it was found that memories about the historical path of CEMA in São Luís – MA inform that the implementation of this institution was considered decisive for the expansion of education in the State, especially in São Luís, obtaining significant results for students in the period from 1969 to 1990, although it emerged in the context of a dictatorial military regime. However, the results point to a demarcation due to the professional identity conflict of learning advisors, whose representations confirm that, although not recognized as teleclass teachers, recognized themselves as teachers due to their teaching activity and recognized the CEMA implementation process as the establishment of an innovative program that left relevant contributions to student training in the State of Maranhão for the period under study.
Palavras-chave: CEMA;
ensino televisivo;
memórias;
representações;
orientadores de aprendizagem;
identidade profissional;
São Luís-Maranhão.
CEMA and and and
television teaching;
memories;
representations;
learning;
professional identity advisors;
São Luís-Maranhão.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SÁ NETTO COSTA, Marcia Cristina. Centro Educacional do Maranhão - CEMA São Luís (1969 – 1990): entre memórias e representações da docência e discência televisiva. 2025. 187 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6671
Data de defesa: 21-Mai-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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