Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6670
Tipo do documento: Dissertação
Título: ILUMINATRIZ: Construindo novos apontamentos para uma estética da luz
Título(s) alternativo(s): LIGHTING DESIGN: Building new insights for an aesthetics of light
Autor: AGUIAR, Nathalia Mendes de 
Primeiro orientador: FONSECA, José Flávio Gonçalves da
Primeiro membro da banca: FONSECA, José Flávio Gonçalves da
Segundo membro da banca: VASCONCELOS, Gisele Soares de
Terceiro membro da banca: FIGUEIREDO, Laura Maria de
Resumo: Esta dissertação acompanha a trajetória da autora como atriz-pesquisadora-iluminadora, investigando a intersecção entre arte, prática cênica e pesquisa-criação. A figura da “iluminatriz” emerge como eixo conceitual e prático, articulando atuação e iluminação a partir da manipulação de materialidades alternativas em processos intuitivos e experimentais. Por meio do uso de objetos cotidianos — velas, lanternas de celular, tecidos, espelhos, CDs e outros — a pesquisa demonstra como a cena pode ser instaurada a partir de recursos simples, democratizando o acesso à criação artística e ressignificando a gambiarra como prática estética e política. Fundamentada em metodologias de pesquisa-criação Nelson (2013), Leite (2018) e laboratórios experimentais Scialom (2021), a investigação evidencia o potencial poético do corpo em diálogo com a luz, inspirando-se na fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty (1999), que compreende a experiência estética como encarnada e atravessada pelo gesto, pela visão e pelo tato. Simultaneamente, dialoga com a tecnoestética de Simondon (1999), que possibilita compreender a gambiarra como operação de individuação, em que objetos técnicos mesmo os mais simples se tornam mediadores e co autores do gesto criativo. Nesse percurso, a pandemia de COVID-19 aparece como contexto desafiador que impulsionou soluções criativas de caráter low tech, ao mesmo tempo em que a dimensão pedagógica da pesquisa se materializou em oficinas e laboratórios, nos quais o coletivo feminino e a experimentação partilhada se consolidaram como espaços de invenção e cuidado. O estudo ancora-se também em reflexões sobre iluminação e gambiarra Souza (2011); Bonfanti (2015), Flecha (2021) Camargo (2000, 2012, 2018) Tudella (2013), reafirmando a iluminação como experiência sensível e tátil em que corpo e técnica se entrelaçam, instaurando uma poética própria da gambiarra e um gesto político-estético insurgente no horizonte das artes cênicas contemporâneas.
Abstract: This dissertation traces the author’s trajectory as an actress-researcher-lighting designer, investigating the intersection between art, stage practice, and practice-as-research. The figure of the “iluminatriz” emerges as a conceptual and practical axis, integrating acting and lighting through the intuitive manipulation of alternative materialities in experimental processes. By employing everyday objects — candles, cell phone flashlights, fabrics, mirrors, CDs, and others — the research demonstrates how performance can be created from simple resources, democratizing access to artistic creation and reframing gambiarra as both aesthetic and political practice. Grounded in practice-as-research methodologies Nelson (2013) Leite (2018) and experimental laboratories Scialom (2021), the study highlights the poetic potential of the body in dialogue with light, inspired by Merleau-Ponty’s phenomenology of perception (1999), which conceives aesthetic experience as embodied and interwoven with gesture, vision, and touch. At the same time, it engages with Simondon’s techno-aesthetics (1999), which enables an understanding of gambiarra as a process of individuation, in which technical objects — even the simplest ones — become mediators and co-authors of creative gestures. The COVID-19 pandemic is addressed as a challenging context that fostered low-tech creative solutions, while the pedagogical dimension of the research unfolded in workshops and laboratories where female collectivity and shared experimentation emerged as spaces of invention and care. The dissertation also dialogues with key reflections on lighting and gambiarra (Souza 2011) Bonfanti (2015) Flecha (2021) Camargo (2000, 2012, 2018) Tudella (2013), reaffirming lighting as a sensitive and tactile experience in which body and technique intertwine, establishing a unique poetics of gambiarra and an insurgent political-aesthetic gesture within contemporary performing arts.
Palavras-chave: Iluminatriz;
Iluminação Cênica;
Pesquisa-criação;
Gambiarra;
Experimentação
Illuminatriz;
Stage lighting;
Research-creation;
Gambiarra;
Experimentation
Área(s) do CNPq: Teatro
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Citação: AGUIAR, Nathalia Mendes de.Iluminatriz: Construindo novos apontamentos para uma estética da luz. 2025. 124 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6670
Data de defesa: 27-Out-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATHALIA MENDES DE AGUIAR.pdfDissertação de Mestrado39,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.