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Tipo do documento: Dissertação
Título: A produção do gênero podcast na escola: uma experiência a partir da sequência didática
Título(s) alternativo(s): Podcast production in schools: an experience based on a teaching sequence
Autor: MACHADO, Helleflan Almeida 
Primeiro orientador: LIMA, Paulo da Silva
Primeiro membro da banca: LIMA, Paulo da Silva
Segundo membro da banca: VIEIRA, José Antônio
Terceiro membro da banca: FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Resumo: A presente dissertação analisa o uso do gênero podcast como recurso didático no ensino de Língua Portuguesa, com ênfase no desenvolvimento das habilidades de oralidade e escrita de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental. O estudo parte da constatação de que as tecnologias digitais têm provocado profundas transformações nas formas de comunicação, interação e aprendizagem, exigindo a adoção de práticas pedagógicas que incorporem os multiletramentos e os gêneros multimodais ao processo educativo. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos da utilização do gênero podcast na aprendizagem de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental, com ênfase no desenvolvimento da produção de textos orais e escritos, por meio de uma sequência didática centrada nesse gênero. O trabalho fundamenta-se em autores como Bakhtin (1992), Bronckart (2012), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Rojo (2012), entre outros, cujas contribuições permitem compreender o gênero discursivo em sua dimensão social e formativa. A pesquisa propõe a articulação entre teoria e prática por meio da elaboração e aplicação da sequência didática centrada no podcast, explorando suas potencialidades pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa. A investigação adota a pesquisa-ação (Thiollent, 2008) como metodologia principal, integrando observação, análise e intervenção em um contexto real de ensino. O estudo foi desenvolvido na Unidade Integrada Deuris de Deus Moreno Dias Carneiro, situada em Santa Luzia – MA, envolvendo alunos do 9o ano em atividades de produção escrita e oral. A pesquisa ancora-se no referencial teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que entende a linguagem como instrumento de ação e transformação social. Nessa perspectiva, a prática pedagógica é compreendida como espaço de mediação e construção de sentidos, no qual os sujeitos desenvolvem suas competências discursivas e comunicativas. Os resultados evidenciam avanços significativos nas produções orais e escritas dos alunos, especialmente quanto à organização composicional dos textos, à oralidade planejada e ao uso de recursos expressivos adequados à interlocução. A pesquisa demonstra que o uso do podcast como ferramenta pedagógica potencializa a integração entre linguagem e tecnologia, favorecendo a aprendizagem ativa e colaborativa. Esses resultados ressaltam a importância do investimento em planejamento e formação docente para ampliar o alcance de metodologias inovadoras e eficazes. Conclui-se que o podcast se consolida como um gênero multimodal de grande potencial formativo, capaz de promover práticas de linguagem significativas e alinhadas às demandas da cultura digital contemporânea.
Abstract: This dissertation analyzes the use of the podcast genre as a didactic resource in the teaching of Portuguese Language, with emphasis on the development of oral and written skills of 9th-grade students in Elementary Education. The study starts from the observation that digital technologies have brought profound transformations to the ways of communicating, interacting, and learning, demanding the adoption of pedagogical practices that incorporate multiliteracies and multimodal genres into the educational process. In this context, the general objective of the research is to analyze the impacts of using the podcast genre on the learning of 9th-grade students, with emphasis on the development of oral and written text production through a didactic sequence centered on this genre. The study is based on authors such as Bakhtin (1992), Bronckart (2012), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), and Rojo (2012), among others, whose contributions enable the understanding of the discursive genre in its social and formative dimensions. The research proposes an articulation between theory and practice through the design and implementation of a didactic sequence centered on the podcast, exploring its pedagogical potential in Portuguese Language teaching. The study adopts action research (Thiollent, 2008) as its main methodology, integrating observation, analysis, and intervention in a real teaching context. The research was conducted at Unidade Integrada Deuris de Deus Moreno Dias Carneiro, located in Santa Luzia – MA, involving 9th-grade students in written and oral production activities. The study is grounded in the theoretical framework of Sociodiscursive Interactionism (SDI), which conceives language as an instrument of social action and transformation. From this perspective, pedagogical practice is understood as a space of mediation and meaning-making, where subjects develop their discursive and communicative competences. The results show significant advances in students’ oral and written productions, especially in the compositional organization of texts, planned oral delivery, and the use of expressive resources suited to interaction. The research demonstrates that the use of podcasts as a pedagogical tool enhances the integration between language and technology, fostering active and collaborative learning. Although some aspects still require refinement in the pedagogical use of digital media, the findings highlight the importance of investing in planning and teacher training to broaden the reach of innovative and effective methodologies. It is concluded that the podcast establishes itself as a multimodal genre with great formative potential, capable of promoting meaningful language practices aligned with the demands of contemporary digital culture.
Palavras-chave: gênero podcast;
sequência didática;
oralidade;
escrita;
interacionismo sociodiscursivo.
podcast genre;
didactic sequence;
orality;
writing;
sociodiscursive interactionism.
Área(s) do CNPq: Educação
Ensino-aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal
Citação: MACHADO, Helleflan Almeida. A produção do gênero podcast na escola: uma experiência a partir da sequência didática. 2025. 168 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6669
Data de defesa: 27-Nov-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

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