Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6665
Tipo do documento: Tese
Título: A escola pública tem cor? Um estudo étnico-racial de instituições escolares no intuito de apreender as Representações Sociais dos atores educativos no cotidiano - Paço do Lumiar/MA  
Título(s) alternativo(s): Does public school have a color? An ethnic-racial study of school institutions in order to understand the social representations of educational actors in everyday life - Paço do Lumiar/MA
Autor: FERREIRA, Gabriella Alves 
Primeiro orientador: BONFIM, Maria Núbia Barbosa
Primeiro membro da banca: BONFIM, Emérita Maria Núbia Barbosa
Segundo membro da banca: NASCIMENTO, Ivany Pinto
Terceiro membro da banca: MELO, Maria Alice
Quarto membro da banca: CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de
Quinto membro da banca: JESUS, Dourivan Camara Silva de
Resumo: A pesquisa em pauta explicita questões imersas na contemporaneidade, uma vez que tenta compreender as questões étnico-raciais, suas dinâmicas e desafios que moldam o nosso mundo. Tem como objeto, pois, a realização de um estudo étnico racial, na perspectiva da cor racial, em escolas públicas municipais. Parte de uma indagação que se materializa na interrogação: A escola pública tem cor? e, tem como objetivo geral, analisar a constituição das representações sociais de professores e alunos do 8º ano de escolas públicas no Município de Paço do Lumiar/MA na perspectiva da cor racial, imersa em um estudo étnico-racial no cotidiano de instituições escolares. Apresenta hipótese de que a constituição das representações sociais de professores e alunos, na perspectiva da cor racial, apresenta ambiguidades, já que em alguns momentos pode reproduzir variados tipos de preconceitos e racismos e, em outros momentos, apresenta indícios de mudanças sensíveis a visão a partir de aproximações de perspectiva antirracista como referencial para os estudantes e professores. Na contemporaneidade, a concepção de cor racial é abandonada enquanto uma categoria físico-biológica para se tornar uma categoria que marca as desigualdades sociais e o racismo estrutural e é nesse ponto que repousa a Tese desse estudo ao entender que a definição da cor racial dos estudantes e professores de escolas públicas do município de Paço do Lumiar pode ser uma construção social, cultural, econômica e política. A tese, pois, parte das vivências da pesquisadora, como mulher preta em uma sociedade marcada pelo racismo e pelo patriarcado e enquanto professora de Língua Portuguesa, nas escolas analisadas.O locus da pesquisa abrange duas escolas públicas da região metropolitana da Ilha São Luís, precisamente, no município de Paço do Lumiar, sendo uma escola da zona rural e outra da zona urbana. No que diz respeito à fundamentação teórica, elencam-se alguns autores estudados sobre cor racial, sendo a pergunta desta Tese entendida como um indício, símbolo e estigma para mudanças na sociedade ou continuação de atos racistas: Fanon (2020, 2022), Gomes (2003), Santos (2018, 2021a); sobre escola como unidade de processos e relações diversas, por vezes, contraditórias, construídas nas experiências cotidianas: Freire (2006, 2023), Nóvoa (2022), Hooks (2017); sobre cotidiano que se modifica de acordo com as mudanças históricas: Heller (2014), Pais (2003) e sobre a Teoria das Representações Sociais - TRS: Moscovici (1961; 2019), Jodelet (1993, 2017), Arruda (2021), Bonfim (2007), considerando que a análise da apreensão das representações sociais dos atores educativos no cotidiano das escolas pesquisadas constitui o fulcro desta investigação. Adota-se a abordagem sociogenética da TRS, teoria essa criada por Serge Moscovici, seguida por Denise Jodelet, uma vez que enfatiza a importância dos processos de construção e transformação das representações, focando na dinâmica do saber social e nas mudanças ocorridas nas relações entre os indivíduos e o objeto da representação. Possui viés qualitativo para analisar as informações coletadas dos sujeitos, levando em consideração a ética, o respeito e a dignidade às pessoas e aos seus conhecimentos. Os instrumentos de coleta eleitos foram as entrevistas semiestruturadas junto aos professores e entrevistas do tipo grupo focal com os estudantes, além de Questionário de Perfil para um melhor entendimento dos sujeitos da pesquisa e de seus contextos. As informações foram sistematizadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) e Franco (2005). A Tese apresenta 6 seções, incluindo a Introdução. Os resultados indicam que a escola pública é multicor, no entanto, a cor racial parda possui maior expressividade entre os professores e seus estudantes, justificada a partir de Certidão de Nascimento ou traços fenotípicos familiares. Percebe-se também uma certa dubiedade de cor racial na autodeclaração dos sujeitos pesquisados, uma vez que suas respostas, em alguns casos, são contraditórias. Acredita-se que isso se dá devido suas representações sociais, possivelmente, estarem ancoradas na mestiçagem, fenômeno que marcou o colonialismo nesse país, e estarem objetivadas na necessidade de visualização de cor racial comparando-a com outros sujeitos da pesquisa.
Abstract: The research under consideration addresses contemporary societal issues, including the dynamics of ethnic-racial issues and the challenges that shape our world. Its objective is therefore to conduct an ethnic-racial study, from the perspective of racial color, in municipal public schools. The question that gives rise to this study is: Do public schools have color? Its general aim is to analyze the social representations of teachers and eighth-grade students in public schools in the municipality of Paço do Lumiar, Maranhão, from the perspective of racial color, immersed in an ethnic-racial study in the daily life of school institutions. It posits the hypothesis that the constitution of social representations of teachers and students, from the perspective of racial color, reveals potential ambiguities. These ambiguities may be replicated at times, while at other times, they demonstrate evidence of significant changes in perspective based on anti racist approaches as a reference point for students and teachers. The premise of this study is that the concept of racial color is no longer seen as a physical-biological category in contemporary contexts, but rather as a category that denotes social inequalities and structural racism. This is due to the fact that the definition of the racial color of students and teachers in public schools in the municipality of Paço do Lumiar can be a social, cultural, economic, and political construct. The Thesis is based on the researcher's experiences as a black woman in a society marked by racism and patriarchy and as a Portuguese language teacher in the schools analyzed. The research covers two public schools in the metropolitan region of São Luís Island, specifically in the municipality of Paço do Lumiar, one in a rural area and the other in an urban area. Regarding the theoretical basis, some authors studied on racial color are listed, with the question of this Thesis understood as an indication, symbol, and stigma for changes in society or the continuation of racist acts: Fanon (2020, 2022), Gomes (2003), Santos (2018, 2021a); on school as a unit of diverse, sometimes contradictory processes and relationships built on everyday experiences: Freire (2006, 2023), Nóvoa (2022), Hooks (2017); on everyday life that changes according to historical changes: Heller (2014), Pais (2003); and on the Theory of Social Representations (TSR): Moscovici (1961; 2019), Jodelet (1993, 2017), Arruda (2021), Bonfim (2007), considering that the analysis of the apprehension of social representations of educational actors in the daily life of the schools surveyed constitutes the fulcrum of this investigation. We adopt the sociogenetic approach of Social Representation Theory (SRT), developed by Serge Moscovici and followed by Denise Jodelet, as it emphasizes the importance of the processes of construction and transformation of representations, focusing on the dynamics of social knowledge and the changes that occur in the relationships between individuals and the object of representation. This is a qualitative research study, with the aim of analyzing the information collected from the subjects, considering ethics, respect, and dignity for people and their knowledge. The collection instruments chosen were semi-structured interviews with teachers and focus group interviews with students, in addition to a Profile Questionnaire to better understand the research subjects and their contexts. The information was systematized using the Content Analysis technique proposed by Bardin (2011) and Franco (2005). The Thesis has six sections, including the Introduction. The results indicate that public schools are multiracial, however, brown skin color is more prevalent among teachers and their students, as evidenced by birth certificates or family phenotypic traits. There is also a certain ambiguity regarding racial color in the self-declarations of the subjects surveyed, since their responses are contradictory in some cases. It is believed that this is due to their social representations, possibly anchored in miscegenation, a phenomenon that marked colonialism in this country, and objectified in the need to visualize racial color by comparing it with other research subjects.
Palavras-chave: cor racial;
estudo étnico-racial;
escola. cotidiano;
teoria das representações sociais;
racial color;
ethnic-racial study;
school;
everyday life;
theory of social representations.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: FERREIRA, Gabriella Alves. A escola pública tem cor? Um estudo étnico-racial de instituições escolares no intuito de apreender as Representações Sociais dos atores educativos no cotidiano - Paço do Lumiar/MA. 2025. 241 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6665
Data de defesa: 22-Ago-2025
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriella_Alves.pdfTese de Doutorado4,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.