Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6664
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCRUZ, Allan Kássio Beckman Soares da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282774037179139por
dc.contributor.advisor1SOARES NETO, Carlos de Salles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.advisor-co1TEIXEIRA, Mário Antônio Meireles-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9943003955628885por
dc.contributor.referee1SOARES NETO, Carlos de Salles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.referee2TEIXEIRA, Mário Antônio Meireles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9943003955628885por
dc.contributor.referee3CARVALHO, Windson Viana de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1744732999336375por
dc.contributor.referee4COLCHER, Sérgio-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1104157433492666por
dc.contributor.referee5BORCHARTT, Tiago Bonini-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352727269839328por
dc.date.accessioned2025-12-10T11:48:54Z-
dc.date.issued2025-10-15-
dc.identifier.citationCRUZ, Allan Kássio Beckman Soares da. Geração de documentos de design de jogos educacionais a partir de templates orientados ao Pensamento Computacional. 2025. 241 f. Tese( Programa de Pós-graduação Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6664-
dc.description.resumoEsta tese investiga como apoiar a autoria de jogos educacionais orientados ao Pensamento Computacional, articulando objetivos pedagógicos, mecânicas de jogo e avaliabilidade. Propõe-se o modelo GDD2PC, que explicita a correlação entre pilares do Pensamento Computacional (abstração, pensamento algorítmico, decomposição e reconhecimento de padrões) e famílias de mecânicas, e deriva-se um template operacional de Game Design Document voltado à prática docente, inclusive em formato enxuto do tipo one-page. Ambos foram materializados no artefato Hefesto Game Lab, concebido para reduzir esforço de autoria, padronizar a qualidade dos documentos e preservar flexibilidade para diferentes contextos educacionais. O percurso metodológico seguiu Design Science Research: levantamento de requisitos, construção do modelo e do template, implementação do artefato e avaliação com usuários potenciais. A avaliação de aceitação baseou-se no TAM, complementado por alinhamento pedagógico e aplicabilidade. Os resultados indicam utilidade percebida média de aproximadamente 4,0, facilidade de uso em torno de 4,1 e intenção de uso de 3,8 em escala Likert de 1 a 5, além de alta confiabilidade do instrumento (alfa de Cronbach elevado). As evidências sugerem que o arranjo reduz ambiguidades na autoria, acelera iterações e fortalece o alinhamento entre pilares do Pensamento Computacional e decisões de design, contribuindo para uma prática mais eficiente e replicável.por
dc.description.abstractThis thesis investigates how to support the authoring of educational games oriented to Computational Thinking by tightly linking pedagogical objectives, game mechanics, and assessability. It proposes the GDD2PC model, which makes explicit the correlation between Computational Thinking pillars (abstraction, algorithmic thinking, decomposition, and pattern recognition) and families of mechanics, and derives an operational Game Design Document template tailored to teaching practice, including a concise onepage format. Both were instantiated in the Hefesto Game Lab tool, designed to reduce authoring effort, standardize document quality, and preserve flexibility across educational contexts. The research followed a Design Science Research process: requirements elicitation, model and template construction, tool implementation, and user-oriented evaluation. Technology acceptance was assessed with the TAM, complemented by pedagogical alignment and applicability. Results show mean perceived usefulness around 4.0, perceived ease of use near 4.1, and behavioral intention at 3.8 on a 1–5 Likert scale, with high instrument reliability (high Cronbach’s alpha). Evidence indicates that the approach reduces authoring ambiguity, speeds up iteration cycles, and strengthens alignment between Computational Thinking pillars and design decisions, contributing to a more efficient and replicable teaching practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-12-10T11:48:54Z No. of bitstreams: 1 Allan Kássio Beckman Soares da Cruz.pdf: 10441588 bytes, checksum: 80131e5823651a0676827cc96ee547e0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-10T11:48:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Allan Kássio Beckman Soares da Cruz.pdf: 10441588 bytes, checksum: 80131e5823651a0676827cc96ee547e0 (MD5) Previous issue date: 2025-10-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPensamento Computacional;por
dc.subjectGame Design Document;por
dc.subjectJogos educacionais;por
dc.subjectTemplate;por
dc.subjectTAM;por
dc.subjectDesign Science Research;por
dc.subjectHefesto Game Lab;por
dc.subjectGDD2PCpor
dc.subjectComputational Thinking;eng
dc.subjectGame Design Document;eng
dc.subjectEducational games;eng
dc.subjectTemplate;eng
dc.subjectTAM;eng
dc.subjectDesign Science Research;eng
dc.subjectHefesto Game Lab;eng
dc.subjectGDD2PCeng
dc.subject.cnpqModelos Analíticos e de Simulaçãopor
dc.titleGeração de documentos de design de jogos educacionais a partir de templates orientados ao Pensamento Computacionalpor
dc.title.alternativeGenerating educational game design documents from templates driven by Computational Thinking.eng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESES DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ASSOCIAÇÃO UFMA/UFPI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Allan Kássio Beckman Soares da Cruz.pdfTese de Doutorado10,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.