Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSÁ, Domingos Soriano-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6794612907804878por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Rosenverck Estrela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4940964956801562por
dc.contributor.referee1SANTOS, Rosenverck Estrela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4940964956801562por
dc.contributor.referee2CARVALHO, Marcelo Pagliosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8902868735068017por
dc.contributor.referee3CAMPOS, Marize Helena de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1121119695020091por
dc.date.accessioned2025-12-10T10:46:20Z-
dc.date.issued2025-10-30-
dc.identifier.citationSÁ, Domingos Soriano. O não dito no ensino de história: uma análise acerca das representações das religiões de matriz africana na unidade de ensino básico Odylo Costa Filho. 2025. 167 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6663-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar como as religiões de matrizes africanas e afro- brasileiras vêm sendo representadas (ou não) no ensino de História e como essas são compreendidas pelos estudantes da UEB Odylo Costa Filho, localizada no bairro Alto da Esperança, área Itaqui Bacanga, município de São Luís do Maranhão. Busca-se investigar a inserção ou não dos conteúdos que tratam das religiões de matrizes africanas e afro-brasileiras, no ensino de História; compreender de que forma essas estão sendo abordadas, na escola campo de pesquisa, e produzir um caderno de orientações de práticas pedagógicas para uma educação antirracista a partir de sambas-enredo. A relevância está na importância da implementação das leis que regulamentam a educação básica e da Lei no 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que tornou obrigatório o ensino de História da África e de Cultura Afrobrasileira, na educação básica, o que justifica a necessidade de produzir conhecimentos científicos de história que analisem as ausências e os silenciamentos de conteúdos que possibilitem a abordagem das religiões de matrizes africanas e afro-brasileiras na sala de aula. Para realizar este trabalho, utilizamos o conceito de “representação” de Chartier (2002). Além disso, serão trabalhados textos e imagens com base em Bittencourt (1997), quando trata do saber histórico, na sala de aula, além de outros autores e autoras. A metodologia que fundamentou a pesquisa e a produção da dissertação é a revisão bibliográfica, historiográfica e documental, bem como a pesquisa de campo (entrevistas, observação participante), tudo referenciado no método quantitativo e qualitativo, por meio do qual buscaremos analisar as representações (discursivas e imagéticas), as ausências ou silenciamentos que acompanham os professores de história e os demais componentes curriculares, em sala de aula, no que se referem ou não às religiões de matrizes africanas e afro- brasileiras.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze how religions of African and Afro-Brazilian origins have been represented (or not) in History teaching and how these are understood by students at the UEB Odylo Costa Filho, located in the Alto da Esperança neighborhood, in the Itaqui Bacanga area, municipality of São Luís do Maranhão. It seeks to investigate the inclusion or absence of content dealing with religions of African and Afro-Brazilian origins in History teaching; to understand how these religions are being addressed in the research school; and to produce a handbook of guidelines for pedagogical practices for an anti-racist education based on samba-enredo themes. The relevance lies in the importance of implementing laws that regulate basic education, specifically Law No. 10,639 of January 9, 2003, which made the teaching of African History and Afro- Brazilian Culture mandatory in basic education. This justifies the need to produce scientific historical knowledge that analyzes the absences and silencing of contents that enable the approach to religions of African and Afro-Brazilian origins in the classroom. To carry out this dissertation, I utilize Chartier's (2002) concept of "representation." In addition, texts and images are analyzed based on Bittencourt (1997), who addresses historical knowledge in the classroom and other authors. The methodology that underpinned the research and the production of this dissertation is bibliographic, historiographic, and documentary review, as well as field research (interviews, participant observation), all referenced in the quantitative and qualitative method, through which I seek to analyze the representations (discursive and visual), the absences or silencing that accompany History teachers and other curricular components in the classroom, regarding or not to religions of African and Afro-Brazilian origins.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-12-10T10:46:20Z No. of bitstreams: 1 Domingos_Sá.pdf: 71564053 bytes, checksum: d1bce42c6a3356308e953fe9e928d926 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-10T10:46:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Domingos_Sá.pdf: 71564053 bytes, checksum: d1bce42c6a3356308e953fe9e928d926 (MD5) Previous issue date: 2025-10-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino;por
dc.subjecthistória;por
dc.subjecteducação;por
dc.subjectrelações raciais;por
dc.subjectreligiões de matriz africana..por
dc.subjectteaching;eng
dc.subjecthistory;eng
dc.subjecteducation;eng
dc.subjectrace relations;eng
dc.subjectreligions of african origin.eng
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO não dito no ensino de história: uma análise acerca das representações das religiões de matriz africana na unidade de ensino básico Odylo Costa Filhopor
dc.title.alternativeThe Unspoken in History Education: An Analysis of Representations of African-Based Religions in the Odylo Costa Filho Basic Education Uniteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Domingos_Sá.pdfDissertação de Mestrado69,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.