Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6663
Tipo do documento: Dissertação
Título: O não dito no ensino de história: uma análise acerca das representações das religiões de matriz africana na unidade de ensino básico Odylo Costa Filho
Título(s) alternativo(s): The Unspoken in History Education: An Analysis of Representations of African-Based Religions in the Odylo Costa Filho Basic Education Unit
Autor: SÁ, Domingos Soriano 
Primeiro orientador: SANTOS, Rosenverck Estrela
Primeiro membro da banca: SANTOS, Rosenverck Estrela
Segundo membro da banca: CARVALHO, Marcelo Pagliosa
Terceiro membro da banca: CAMPOS, Marize Helena de
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar como as religiões de matrizes africanas e afro- brasileiras vêm sendo representadas (ou não) no ensino de História e como essas são compreendidas pelos estudantes da UEB Odylo Costa Filho, localizada no bairro Alto da Esperança, área Itaqui Bacanga, município de São Luís do Maranhão. Busca-se investigar a inserção ou não dos conteúdos que tratam das religiões de matrizes africanas e afro-brasileiras, no ensino de História; compreender de que forma essas estão sendo abordadas, na escola campo de pesquisa, e produzir um caderno de orientações de práticas pedagógicas para uma educação antirracista a partir de sambas-enredo. A relevância está na importância da implementação das leis que regulamentam a educação básica e da Lei no 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que tornou obrigatório o ensino de História da África e de Cultura Afrobrasileira, na educação básica, o que justifica a necessidade de produzir conhecimentos científicos de história que analisem as ausências e os silenciamentos de conteúdos que possibilitem a abordagem das religiões de matrizes africanas e afro-brasileiras na sala de aula. Para realizar este trabalho, utilizamos o conceito de “representação” de Chartier (2002). Além disso, serão trabalhados textos e imagens com base em Bittencourt (1997), quando trata do saber histórico, na sala de aula, além de outros autores e autoras. A metodologia que fundamentou a pesquisa e a produção da dissertação é a revisão bibliográfica, historiográfica e documental, bem como a pesquisa de campo (entrevistas, observação participante), tudo referenciado no método quantitativo e qualitativo, por meio do qual buscaremos analisar as representações (discursivas e imagéticas), as ausências ou silenciamentos que acompanham os professores de história e os demais componentes curriculares, em sala de aula, no que se referem ou não às religiões de matrizes africanas e afro- brasileiras.
Abstract: This dissertation aims to analyze how religions of African and Afro-Brazilian origins have been represented (or not) in History teaching and how these are understood by students at the UEB Odylo Costa Filho, located in the Alto da Esperança neighborhood, in the Itaqui Bacanga area, municipality of São Luís do Maranhão. It seeks to investigate the inclusion or absence of content dealing with religions of African and Afro-Brazilian origins in History teaching; to understand how these religions are being addressed in the research school; and to produce a handbook of guidelines for pedagogical practices for an anti-racist education based on samba-enredo themes. The relevance lies in the importance of implementing laws that regulate basic education, specifically Law No. 10,639 of January 9, 2003, which made the teaching of African History and Afro- Brazilian Culture mandatory in basic education. This justifies the need to produce scientific historical knowledge that analyzes the absences and silencing of contents that enable the approach to religions of African and Afro-Brazilian origins in the classroom. To carry out this dissertation, I utilize Chartier's (2002) concept of "representation." In addition, texts and images are analyzed based on Bittencourt (1997), who addresses historical knowledge in the classroom and other authors. The methodology that underpinned the research and the production of this dissertation is bibliographic, historiographic, and documentary review, as well as field research (interviews, participant observation), all referenced in the quantitative and qualitative method, through which I seek to analyze the representations (discursive and visual), the absences or silencing that accompany History teachers and other curricular components in the classroom, regarding or not to religions of African and Afro-Brazilian origins.
Palavras-chave: ensino;
história;
educação;
relações raciais;
religiões de matriz africana..
teaching;
history;
education;
race relations;
religions of african origin.
Área(s) do CNPq: História
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: SÁ, Domingos Soriano. O não dito no ensino de história: uma análise acerca das representações das religiões de matriz africana na unidade de ensino básico Odylo Costa Filho. 2025. 167 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6663
Data de defesa: 30-Out-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Domingos_Sá.pdfDissertação de Mestrado69,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.