| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6662| Tipo do documento: | Tese |
| Título: | O movimento estudantil no cenário institucionalizado da UFMA sob a égide do regime civil-militar (1966 a 1979): memórias reveladas. |
| Título(s) alternativo(s): | The student movement within the institutionalized setting of UFMA under the aegis of the civil-military regime (1966 to 1979): memories revealed. |
| Autor: | COSTA, Marcia Cordeiro ![]() |
| Primeiro orientador: | CASTRO, César Augusto |
| Primeiro membro da banca: | CASTRO, César Augusto |
| Segundo membro da banca: | BRAGHINI, Katya Mitsuko Zuquim |
| Terceiro membro da banca: | ARAÚJO, Eliany Alvarenga de |
| Quarto membro da banca: | CAMPOS, Marize Helena de |
| Quinto membro da banca: | NUNES, Iran de Maria Leitão |
| Resumo: | Esse é um estudo sobre o MOVIMENTO ESTUDANTIL NO CENÁRIO INSTITUCIONALIZADO DA UFMA SOB A ÉGIDE DO REGIME CIVIL-MILITAR (1966 a 1979): memórias reveladas, cujo objetivo é analisar a ação política do movimento estudantil no âmbito da UFMA sob a égide da ditadura militar. A investigação tem como marco inicial o ano de 1966 período em que a UFMA foi institucionalizada através da Lei nº5.152/66. Por sua vez, adotamos como marco final para nossa investigação o ano de 1979, marcado pela retomada do movimento estudantil com a greve da meia passagem. Tem como objetivos específicos: analisar a reorganização e atuação das entidades estudantis com a institucionalização da UFMA; verificar como o Diretório Central dos Estudantes se relacionava com a Administração Superior da instituição; Identificar as reivindicações e as questões sociais, políticas e educacionais levantadas pelo ME, enquanto sujeitos inseridos num sistema federal de ensino superior na dinâmica temporal; Distinguir os mecanismos de resistência do movimento estudantil frente à vigilância e ao aparato repressivo interno à instituição. Portanto, para examinar o movimento estudantil, no contexto do regime de militar e a história da educação, fazemos uso do aporte teórico dos autores Poerner (1979), Sanfelice (1986), Foracchi (1965), Ventura (1988), Fávero (1994), Valle (2008), Martins Filho (1998), Santana (2007), Pellicciotta (1997), Müller (2016), Motta (2014), Germano (2000) e Cunha e Góes (2002). Para tratar de nosso objeto de pesquisa, aplicamos duas estratégias metodológicas, quais sejam a história oral e a pesquisa documental. Realizamos 9 entrevistas semiestruturadas, utilizando um roteiro pré-definido como guia, a fim de registrar as memórias dos ex-militantes estudantis. Nessa perspectiva, os pressupostos da História Oral fundamenta-se em: Thompson (2002), Halbwachs (2006), Pollak (1989), Alberti (2005), Delgado (2006), Amado e Ferreira (2006). Já a pesquisa documental, tem como fonte de análise os documentos que foram produzidos e apreendidos pela Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) do Estado do Maranhão no referido marco temporal da pesquisa. Para auxiliar na reflexão sobre essas fontes documentais, tomamos como referência as contribuições de Nora (1993), Chartier (2001), Burke (2005), Ricoeur (2007) e Le Goff (2003). A documentação analisada encontra-se no Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), e foi organizada através o projeto do “Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil – Memórias Reveladas". A pesquisa mostrou que as principais bandeiras do Movimento Estudantil estavam relacionadas à organização e à estruturação dos diretórios acadêmicos da UFMA. Ao analisar os documentos emitidos pela ASI/UFMA e pela DOPS/MA, percebemos que suas ações se concentravam principalmente na vigilância, monitoramento, censura e repressão política, especialmente dentro do campus e no dia a dia das atividades do Diretório Central da UFMA, pois viam, no movimento estudantil uma ameaça à ordem estabelecida. Observamos também que, durante alguns momentos, a polícia política, representada pela DOPS e pela ASI/UFMA, foi mais detalhista ao monitorar as atividades dos estudantes, especialmente no final da década de 1970. Depois desse período, muitas vezes, os registros dos eventos estudantis aparecem apenas por meio de trechos de jornais, como o Jornal Veja Isto, produzido pelos próprios estudantes do DCE da UFMA. A relação entre o DCE, a Igreja Católica e a participação das mulheres no Movimento Estudantil da UFMA aparece de várias maneiras nas fontes consultadas. Através das entrevistas e dos documentos analisados, percebemos que os estudantes conseguiram transformar o DCE da UFMA em um espaço de representação estudantil e também de apoio a setores da sociedade civil que se opunham à ditadura no estado. Dessa forma, destaca-se a importância desta pesquisa para ajudar a entender melhor a história da educação no Maranhão. O estudo vai permitir identificar aspectos de um período importante, que marcou uma mudança no cenário do ensino superior na região, além de mostrar como o Movimento estudantil passou a atuar na UFMA nesse contexto. |
| Abstract: | This is a study about the STUDENT MOVEMENT IN THE INSTITUTIONALIZED SCENARIO OF UFMA UNDER THE AEGIS OF THE CIVIL-MILITARY REGIME (1966 to 1979): revealed memories, whose objective is to analyze the political action of the student movement within UFMA under the aegis of the military dictatorship. The investigation has as its initial landmark the year 1966, the period in which UFMA was institutionalized through Law No. 5,152/66. In turn, we adopted as the final landmark for our investigation the year 1979, marked by the resumption of the student movement with the half-fare strike. Its specific objectives are: to analyze the reorganization and performance of student entities with the institutionalization of UFMA; to verify how the Central Student Directory related to the Higher Administration of the institution; Identify the demands and social, political and educational issues raised by the ME, as subjects inserted in a federal higher education system in the temporal dynamics; Distinguish the resistance mechanisms of the student movement in the face of surveillance and the repressive apparatus within the institution. Therefore, to examine the student movement, in the context of the military regime and the history of education, we use the theoretical contribution of the authors Poerner (1979), Sanfelice (1986), Foracchi (1965), Ventura (1988), Fávero (1994), Valle (2008), Martins Filho (1998), Santana (2007), Pellicciotta (1997), Müller (2016), Motta (2014), Germano (2000) and Cunha and Góes (2002). To address our research object, we applied two methodological strategies, namely oral history and documentary research. We conducted 9 semi-structured interviews, using a predefined script as a guide, in order to record the memories of former student activists. From this perspective, the assumptions of Oral History are based on: Thompson (2002), Halbwachs (2006), Pollak (1989), Alberti (2005), Delgado (2006), Amado and Ferreira (2006). The documentary research, on the other hand, has as its source of analysis the documents that were produced and seized by the Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) of the State of Maranhão in the aforementioned time frame of the research. To assist in the reflection on these documentary sources, we took as reference the contributions of Nora (1993), Chartier (2001), Burke (2005), Ricoeur (2007) and Le Goff (2003). The documentation analyzed is located in the Public Archives of the State of Maranhão (APEM) and was organized through the project “Reference Center for Political Struggles in Brazil – Revealed Memories”. The research showed that the main causes of the Student Movement were related to the organization and structuring of the academic directories of UFMA. When analyzing the documents issued by ASI/UFMA and DOPS/MA, we realized that their actions focused mainly on surveillance, monitoring, censorship and political repression, especially within the campus and in the day-to-day activities of the Central Directorate of UFMA, as they saw the student movement as a threat to the established order. We also observed that, at times, the political police, represented by DOPS and ASI/UFMA, were more detailed in monitoring the activities of students, especially in the late 1970s. After this period, records of student events often appear only through newspaper excerpts, such as Jornal Veja Isto, produced by the students of the DCE of UFMA. The relationship between the DCE, the Catholic Church and the participation of women in the Student Movement of UFMA appears in various ways in the sources consulted. Through the interviews and documents analyzed, we realized that the students managed to transform the UFMA DCE into a space for student representation and also for supporting sectors of civil society that opposed the dictatorship in the state. Thus, the importance of this research is highlighted in helping to better understand the history of education in Maranhão. The study will allow us to identify aspects of an important period that marked a change in the scenario of higher education in the region, in addition to showing how the student movement began to act at UFMA in this context. |
| Palavras-chave: | movimento estudantil acadêmico; memórias reveladas; regime civil- militar; arquivo do DOPS; UFMA academic student movement; revealed memories; civil-military regime; DOPS archive; UFMA. |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
| Citação: | COSTA, Marcia Cordeiro. O movimento estudantil no cenário institucionalizado da UFMA sob a égide do regime civil-militar (1966 a 1979): memórias reveladas. 2025. 224 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6662 |
| Data de defesa: | 14-Fev-2025 |
| Aparece nas coleções: | TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MARCIA_CORDEIRO.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

