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Tipo do documento: Dissertação
Título: JOGOS DIGITAIS ARTICULADOS À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: “DESENHANDO UM CAMINHO”
Título(s) alternativo(s): DIGITAL GAMES ARTICULATED WITH CRITICAL MATHEMATICS EDUCATION AND A SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY (STS) APPROACH TO MATHEMATICS TEACHING: “DRAWING A PATH”
Autor: ARAÚJO, Fernanda Milla Silva 
Primeiro orientador: COSTA, Hawbertt Rocha
Primeiro membro da banca: COSTA, Hawbertt Rocha
Segundo membro da banca: MELO, Rayanne de Jesus Santos
Terceiro membro da banca: BARBOSA, Mauro Guterres
Resumo: A matemática, tradicionalmente ensinada em sua forma abstrata e por vezes descontextualizada, tem sido questionada por correntes pedagógicas que defendem a necessidade de torná-la mais significativa e conectada com o contexto social. A Educação Matemática Crítica (EMC) e a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) surgem nesse cenário como perspectivas que ampliam o papel da educação matemática ao defenderem a formação de sujeitos que sejam capazes de refletir criticamente sobre o mundo em que vivem. Diante dessas reflexões, esta pesquisa, tem como objetivo compreender os jogos digitais como possibilidades de articulação da Educação Matemática Crítica com a Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A partir de inquietações vivenciadas no contexto escolar, a pesquisa propõe repensar o ensino de matemática em direção a práticas mais reflexivas e socialmente situadas, norteada pela seguinte problemática: Como os jogos digitais podem promover um ensino de matemática que articule os pressupostos da EMC com a abordagem CTS? Para perspectiva de responder, a questão norteadora deste estudo, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com foco em estudos publicados entre 2010 e 2020, cuja análise evidenciou a presença crescente dos jogos digitais no ensino de matemática, embora pouco explorados sob uma perspectiva crítica. Os dados analisados à luz da análise de conteúdo, apontam para a relevância de ampliar o debate sobre o uso dos jogos digitais como recursos de mediação reflexiva, fornecendo subsídios teóricos e metodológicos para a construção de propostas pedagógicas comprometidas com uma formação matemática crítica. Com base no mapeamento realizado foi possível idealizar o que denominou-se de “Desenhando um caminho”, que caracteriza-se como diretrizes conceituais que articulam jogos digitais, EMC e CTS, fundamentada na metodologia Design-Based Research (DBR) e Teaching-Learning Sequences (TLS). Para exemplificar sua aplicação, utiliza-se o jogo digital SPENT, analisando como suas situações simuladas podem ser exploradas pedagogicamente para problematizar conceitos da matemática financeira em diálogo com questões sociais e éticas. Como principal contribuição, a pesquisa oferece um caminho estruturado para pensar o uso de jogos digitais no ensino de matemática em uma perspectiva crítica e sociotecnológica. “Desenhando um caminho” se apresenta como uma diretriz aberta, que pode ser retomada, testada e redesenhada em diferentes contextos, reafirmando o caráter dinâmico e investigativo da DBR e das TLS. Ao mesmo tempo, sinaliza a importância de não reduzir os jogos digitais a ferramentas apenas de motivação, mas compreendê-los como espaços de reflexão, problematização e formação cidadã.
Abstract: Mathematics, traditionally taught in its abstract and sometimes decontextualized form, has been questioned by pedagogical schools that advocate for the need to make it more meaningful and connected to the social context. Critical Mathematics Education (CME) and the Science, Technology, and Society (STS) approach emerge in this context as perspectives that expand the role of mathematics education by advocating for the development of individuals capable of critically reflecting on the world in which they live. Given these reflections, this research aims to understand digital games as possibilities for articulating Critical Mathematics Education with the Science, Technology, and Society (STS) approach. Based on concerns experienced in the school context, the research proposes rethinking mathematics teaching toward more reflective and socially situated practices, guided by the following question: How can digital games promote mathematics teaching that articulates the assumptions of CME with the STS approach? To answer the guiding question of this study, a Systematic Literature Review (SLR) was conducted, focusing on studies published between 2010 and 2020. The analysis highlighted the growing presence of digital games in mathematics education, although little explored from a critical perspective. The data analyzed through content analysis point to the importance of expanding the debate on the use of digital games as reflective mediation resources, providing theoretical and methodological support for the development of pedagogical proposals committed to critical mathematics education. Based on the mapping conducted, it was possible to conceptualize what was called "Designing a Path," which is characterized as conceptual guidelines that articulate digital games, CME, and STS, grounded in the Design-Based Research (DBR) and Teaching-Learning Sequences (TLS) methodologies. To illustrate its application, the digital game SPENT is used, analyzing how its simulated situations can be pedagogically explored to problematize financial mathematics concepts in dialogue with social and ethical issues. As its main contribution, the research offers a structured path for considering the use of digital games in mathematics teaching from a critical and sociotechnological perspective. "Designing a Path" presents itself as an open guideline that can be revisited, tested, and redesigned in different contexts, reaffirming the dynamic and investigative nature of DBR and TLS. At the same time, it highlights the importance of not reducing digital games to mere motivational tools, but rather understanding them as spaces for reflection, problematization, and civic development.
Palavras-chave: Educação Matemática Crítica;
Jogos Digitais;
Abordagem CTS;
Revisão Sistemática da Literatura;
Ensino de Matemática
Critical Mathematics Education;
Digital Games;
CTS Approach;
Systematic Literature Review;
Mathematics Teaching
Área(s) do CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS-BIOLOGIA/CAMPUS III
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: ARAÚJO, Fernanda Milla Silva. Jogos digitais articulados à educação matemática crítica e abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino de matemática: “Desenhando um caminho”. 2025. 106 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6660
Data de defesa: 23-Out-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

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