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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6646| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | GESTO E METÁFORA NO CINEMA: Uma análise cognitiva de Boi de Lágrimas de Frederico Machado |
| Título(s) alternativo(s): | GESTURE AND METAPHOR IN CINEMA: A cognitive analysis of Boi de Lágrimas by Frederico Machado |
| Autor: | NOGUEIRA, Laís de Paula Freitas Carvalhêdo ![]() |
| Primeiro orientador: | FONTENELLE, Mônica Carneiro |
| Primeiro membro da banca: | FONTENELLE, Mônica Carneiro |
| Segundo membro da banca: | RODRIGUES, Tiago de Aguiar |
| Terceiro membro da banca: | SILVA, Claudiene Diniz Da |
| Quarto membro da banca: | MUGSCHL, Sonia Maria Correa Pereira |
| Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo investigar a linguagem gestual no cinema aliada aos demais elementos cinematográficos como cenário e enquadramento, com foco na sua capacidade de construir significados metafóricos. Para tanto, ancoramo-nos nos pressupostos da Linguística Cognitiva, especialmente nas teorias da metáfora conceitual de Lakoff e Johnson (1980) e Kövecses (2010), e da cognição incorporada, que apresentam a centralidade da experiência corporal na formação do pensamento. Este estudo também dialoga com as teorias do gesto sob a ótica de McNeill (2005), Cienki e Müller (2008), Avelar (2013;2016;2017) e com as teorias do cinema de Elsaesser e Hagener (2018) e Bordwell e Thompson (2013), além das reflexões de Mauss (2003) sobre as técnicas corporais, a fim de explorar os gestos no cinema não apenas como reforços visuais da fala, mas como elementos capazes de veicular e construir sentidos metafóricos de forma independente ou complementar à linguagem verbal. A análise tem como objeto o filme Boi de Lágrimas, de Frederico Machado, buscando identificar e interpretar as metáforas multimodais que emergem dos gestos dos personagens e de sua relação com os recursos visuais da mise-en-scène. O objetivo é compreender como as expressões corporais, em interação com os enquadramentos, estruturam dualidades conceptuais como opressão x resistência e silenciamento x manifestação, revelando o gesto como signo político e social. Ao destacar a potência expressiva da linguagem cinematográfica para além da palavra oral, esta pesquisa contribui para a compreensão do cinema como um sistema multimodal integrado, em que a articulação entre gesto, corpo e cognição do espectador intensifica a crítica política da obra. |
| Abstract: | This dissertation aims to investigate gestural language in cinema in articulation with other cinematographic elements such as setting and framing, focusing on its capacity to construct metaphorical meanings. To this end, it is grounded in the assumptions of Cognitive Linguistics, especially the theories of conceptual metaphor by Lakoff and Johnson (1980) and Kövecses (2010), and embodied cognition, which emphasize the centrality of bodily experience in the formation of thought. This study also engages with gesture theories from the perspective of McNeill (2005), Cienki and Müller (2008), Avelar (2013; 2016; 2017), and with film theories by Elsaesser and Hagener (2018) and Bordwell and Thompson (2013), as well as Mauss’s (2003) reflections on bodily techniques, in order to explore gestures in cinema not merely as visual reinforcements of speech but as elements capable of conveying and constructing metaphorical meanings independently or in complement to verbal language. The analysis focuses on the film Boi de Lágrimas, by Frederico Machado, seeking to identify and interpret multimodal metaphors that emerge from the characters’ gestures and their relation to the visual resources of the mise-en-scène. The objective is to understand how bodily expressions, in interaction with framing, structure conceptual dualities such as oppression vs. resistance and silencing vs. manifestation, revealing gesture as a political and social sign. By highlighting the expressive power of cinematic language beyond the spoken word, this research contributes to the understanding of cinema as an integrated multimodal system, in which the articulation between gesture, body, and the spectator’s cognition intensifies the film’s political critique. |
| Palavras-chave: | Gesto; Metáfora; Multimodalidade; Cinema Gesture; Metaphor; Multimodality; Cinema |
| Área(s) do CNPq: | Roteiro e Direção Cinematográficos |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS/CCH |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga |
| Citação: | NOGUEIRA, Laís de Paula Freitas Carvalhêdo. Gesto e metáfora no cinema: Uma análise cognitiva de Boi de Lágrimas de Frederico Machado. 2025. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras- Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6646 |
| Data de defesa: | 30-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| LAÍS DE PAULA FREITAS CARVALHÊDO NOGUEIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 5,51 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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