| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6634| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Luz, o princípio da cena: deslocamento estético da cena teatral produzida por mulheres em São Luís do Maranhão no século XXI |
| Título(s) alternativo(s): | Light, the principle of the scene: aesthetic displacement of the theatrical scene produced by women in São Luís do Maranhão in the 21st century. |
| Autor: | CÂMARA, Ona Carla Silva ![]() |
| Primeiro orientador: | FONSECA, Michelle Nascimento Cabral |
| Primeiro membro da banca: | FONSECA, Michelle Nascimento Cabral |
| Segundo membro da banca: | VASCONCELOS, Gisele Soares de |
| Terceiro membro da banca: | PARIS, Andreia Aparecida |
| Resumo: | O objetivo desta pesquisa é investigar o processo de criação da luz cênica sob a perspectiva feminina das iluminadoras atuantes em escolas, teatros e companhias teatrais de São Luís, para compreender de que maneira confronta a estética colonial e torna possível a emergência de novas práticas distantes da matriz colonial do poder. Apesar da grande importância das mulheres na história do teatro, essas histórias de vida e suas experiências foram, em maioria, apagadas dos registros oficiais. Em outros momentos esses percursos passaram por um longo período de impedimento. As mulheres, em diferentes períodos históricos, foram proibidas de exercer as profissões das áreas teatrais, sobretudo as áreas técnicas. Pretende-se, deste modo, direcionar esta investigação ao campo das questões teóricas e práticas que envolvem o tema, destacando a estética da luz feminina e suas contribuições para o teatro e refletindo sobre a necessidade de reformular as ferramentas cênicas eurocêntricas e patriarcais e, para tanto, analisaremos as características da luz cênica produzida por essas mulheres. A metodologia congrega as pesquisas bibliográficas e de campo para o levantamento de teorias e procedimentos que ajudem a compreender e revelar as características da luz em questão, operando um deslocamento estético e epistêmico. A partir de uma abordagem feminista se analisará as questões de gênero na iluminação teatral em diálogo com os teóricos dos estudos feministas Djamila Ribeiro (2018), Simone Beauvoir (1980), Gayatri Spivak (1985) e Maria Lugones (2014), além de outros estudiosos étnicos como Anibal Quijano(2005), Frantz Fanon (2008); Walter Mignolo (2005); e dos estudos teatrais Gil Roberto(2012); Cibele Forjaz (2009); TUDELLA, Eduardo(2012) e Patrice Pavis (2013). |
| Abstract: | El objetivo de esta investigación es investigar el proceso de creación de luz escénica desde la perspectiva femenina de iluminadoras que trabajan en escuelas, teatros y compañías teatrales de São Luís, para comprender cómo confronta la estética colonial y posibilita el surgimiento de nuevas prácticas alejadas de las tradicionales. matriz colonial de poder. A pesar de la gran importancia de las mujeres en la historia del teatro, estas historias y experiencias de vida fueron, en su mayor parte, borradas de los registros oficiales. En otras ocasiones, estas rutas atravesaron un largo período de impedimento. A las mujeres, en diferentes períodos históricos, se les prohibió trabajar en profesiones teatrales, especialmente en áreas técnicas. El objetivo es, por tanto, orientar esta investigación al campo de las cuestiones teóricas y prácticas que rodean la temática, destacando la estética de la luz femenina y sus aportes al teatro y reflexionando sobre la necesidad de reformular herramientas escénicas eurocéntricas y patriarcales y, por tanto, Analizaremos las características de la luz escénica producida por estas mujeres. La metodología reúne investigaciones bibliográficas y de campo para relevar teorías y procedimientos que ayuden a comprender y revelar las características de la luz en cuestión, operando un giro estético y epistémico. Desde un enfoque feminista, las cuestiones de género en la iluminación teatral serán analizadas en diálogo con las teóricas de los estudios feministas Djamila Ribeiro (2018), Simone Beauvoir (1980), Gayatri Spivak (1985) y María Lugones (2014), así como con otras académicas de grupos étnicos como como Aníbal Quijano (2005), Frantz Fanon (2008); Walter Mignolo (2005); y estudios teatrales Gil Roberto (2012); Cibele Forjaz (2009); TUDELLA, Eduardo (2012) y Patrice Pavis (2013). |
| Palavras-chave: | iluminação teatral; mulheres; estética; teatro; decolonialidade; iluminación teatral; mujer; estética; teatro; descolonialidade. |
| Área(s) do CNPq: | Artes |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
| Citação: | CÂMARA, Ona Carla Silva. Luz, o princípio da cena: deslocamento estético da cena teatral produzida por mulheres em São Luís do Maranhão no século XXI. 2025. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025 |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6634 |
| Data de defesa: | 22-Fev-2025 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ONA_CARLA_.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,4 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

