| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6630| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Diálogos sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar: desafios para professoras da educação básica |
| Título(s) alternativo(s): | Dialogues on gender and sexuality in the school environment: challenges for primary and secondary school teachers |
| Autor: | SOUSA, Sara Gonçalves Figueiredo de ![]() |
| Primeiro orientador: | ZAPAROLI, Witembergue Gomes |
| Primeiro membro da banca: | ZAPAROLI, Witembergue Gomes |
| Segundo membro da banca: | CUNHA, Ulisses Franklin Carvalho da |
| Terceiro membro da banca: | MOURA, Jónata Ferreira de |
| Resumo: | Este trabalho discute a importância de incluir o debate sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar, enfatizando a necessidade de preparar os professores para lidar com essa temática. A pesquisa apresenta um arcabouço teórico sobre os principais desafios enfrentados pelos professores ao trabalhar com questões de gênero na escola, como a falta de preparo e a resistência de alguns educadores, alunos e famílias. Além disso, são abordados temas como a diversidade sexual e a formação continuada docente. Também aponta para a necessidade de promover uma formação democrática e humanizada, assim como a utilização da arte como uma forma de abordar e sensibilizar os alunos sobre a temática de gênero. Compreender que esta temática no ambiente escolar é bastante ampla e complexa, abrangendo desde questões relacionadas à construção social das identidades de gênero até a forma como essas questões se manifestam na dinâmica escolar e nas relações entre professores e alunos. Os desafios para os professores da educação básica são muitos, incluindo a falta de formação adequada, a resistência por parte de alguns alunos e pais em discutir esses temas, e a necessidade de lidar com situações de preconceito e discriminação. Partindo desse pressuposto, este estudo discute a questão dos diálogos sobre gênero e a sexualidade. O objetivo é compreender os desafios dos professores da educação básica quanto às questões de gênero e sexualidade apresentadas por seus alunos. Os objetivos específicos são: discutir as bases teóricas de formação de professores para a educação básica com relação às questões de gênero e sexualidade; analisar o discurso das professoras de uma instituição de ensino particular na cidade de Imperatriz - MA, de anos iniciais, quanto às questões de gênero e sexualidade apresentadas pelos alunos da escola; triangular as bases teóricas da educação básica na formação docente com a relação de gênero. Como escolha metodológica tem-se uma abordagem qualitativa e a realização de um estudo de caso através de entrevistas estruturais e individuais com professoras da Escola, e a análise dos dados será através da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011). Por fim, os resultados desta pesquisa apontam que, para enfrentar os desafios identificados, é necessário que as professoras da educação básica tenham acesso a processos formativos contínuos que ampliem seus conhecimentos sobre gênero e sexualidade, reduzindo a insegurança e o medo de represálias por parte da comunidade escolar. As participantes demonstraram disposição para aprender, mas evidenciaram a carência de suporte institucional e de materiais adequados. Nesse sentido, torna-se fundamental a criação de políticas institucionais que promovam uma cultura escolar pautada no respeito à diversidade e à diferença, bem como o fortalecimento de práticas psicopedagógicas que favoreçam o diálogo e a inclusão, considerando as realidades e as dificuldades vivenciadas pelas docentes no cotidiano escolar. |
| Abstract: | This paper discusses the importance of including the debate on gender in the school environment, emphasizing the need to prepare teachers to deal with this theme. The research presents a theoretical framework on the main challenges faced by teachers when working with gender issues in school, such as the lack of preparation and the resistance of some educators, students and families. In addition, topics such as sexual diversity and continuing teacher training are addressed. It also points to the need to promote a democratic and humanized education, as well as the use of art as a way to approach and sensitize students on the theme of gender. We understand that this theme in the school environment is quite broad and complex, ranging from issues related to the social construction of gender identities to the way these issues are manifested in the school dynamics and in the relationships between teachers and students. The challenges for basic education teachers are many, including the lack of adequate training, the resistance of some students and parents to discuss these topics, and the need to deal with situations of prejudice and discrimination. Based on this assumption, this study discusses the issue of dialogues on gender and sexual diversity. The objective is to understand the challenges of basic education teachers regarding gender and sexuality issues presented by their students. The specific objectives are: to discuss the theoretical bases of teacher training for basic education in relation to gender and sexuality issues; to analyze the discourse of the teachers of Escolinha Aliança regarding the issues of gender and sexuality presented by the school's students; triangulate the theoretical bases of basic education in teacher training with the gender relationship. methodological choice, we will have a qualitative approach and the realization of a case study through structural and individual interviews with teachers of the School, and the data analysis will be through the Content Analysis of Laurence Bardin (2011). Finally, to face these challenges, teachers need to be open to dialogue and constant learning, seeking information and resources that help them in the process of training and professional updating. In addition, it is essential that there is a culture of respect for diversity and difference in the school environment, which involves everything from the creation of institutional policies to the adoption of inclusive and gender-sensitive pedagogical practices. |
| Palavras-chave: | gênero; sexualidade; formação docente; Educação. gender; sexuality; teacher training; education. |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA/CCH |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
| Citação: | SOUSA, Sara Gonçalves Figueiredo de. Diálogos sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar: desafios para professoras da educação básica. 2024. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6630 |
| Data de defesa: | 19-Nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SARA_SOUSA.pdf | Dissertação de Mestrado | 900,84 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

