Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTRINDADE, Kalynne Sued Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6140779280734118por
dc.contributor.advisor1CHAHINI, Thelma Helena Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061880434989954por
dc.contributor.referee1CHAHINI, Thelma Helena Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061880434989954por
dc.contributor.referee2SILVA, Silvana Maria Moura da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7591249364471347por
dc.contributor.referee3CONCEIÇÃO, Aline de Novaes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6626684820553089por
dc.contributor.referee4SEGADILHA, Delcineide Maria Ferreira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517242437763711por
dc.date.accessioned2025-11-17T17:45:13Z-
dc.date.issued2025-09-19-
dc.identifier.citationTRINDADE, Kalynne Sued Santos. Percepções de professores de história sobre inclusão escolar na educação básica. 2025. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6621-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto de estudo as percepções dos professores de História dos anos finais do Ensino Fundamental sobre a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial em salas de aulas regulares. Nesse contexto, o problema central da pesquisa indaga: quais as percepções dos professores de História, dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de Paço do Lumiar, sobre a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial? O objetivo geral é analisar as percepções dos professores de História, dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de Paço do Lumiar, sobre a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram oito professores de História dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Paço do Lumiar. O local de realização da pesquisa foram três escolas da rede pública municipal de Paço do Lumiar. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados indicam que os referidos professores enfrentam obstáculos significativos para a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial, como carência de formação inicial e continuada adequada na área da Educação Especial/Inclusiva, problemas estruturais nas escolas e dificuldades de parceria entre os professores da sala de aula regular e os profissionais do Atendimento Educacional Especializado. Contudo, também foram observadas práticas pedagógicas exitosas, com uma das escolas, apresentando avanços significativos no processo de inclusão. Conclui-se que, embora existam limitações e desafios a serem superados, os professores das escolas pesquisadas buscam meios para promover a inclusão escolar de maneira efetiva, minimizando as limitações inerentes às condições materiais e atitudinais dos ambientes, pesquisados.por
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the perceptions of History teachers in the final years of Elementary Education regarding the inclusion of special education students in regular classrooms. The central research question investigates: What are the perceptions of History teachers in the final years of Elementary Education in the municipal public schools of Paço do Lumiar about the inclusion of special education students? The general objective is to analyze these teachers' perceptions about the inclusion of special education students. The research is characterized as exploratory and descriptive, with a qualitative approach. The participants were eight History teachers from the final years of Elementary Education in the municipal public schools of Paço do Lumiar. The research was conducted in three schools of the municipal public network in Paço do Lumiar. Data were collected through semi-structured interviews. The main results indicate that these teachers face significant obstacles to the inclusion of special education students, such as lack of adequate initial and continuing training in Special/Inclusive Education, structural problems in schools, and difficulties in partnership between regular classroom teachers and Specialized Educational Assistance professionals. However, successful pedagogical practices were also observed, with one school showing significant advances in the inclusion process. It is concluded that, although there are limitations and challenges to be overcome, schools seek ways to promote school inclusion effectively, minimizing the limitations inherent to the material and attitudinal conditions of the researched environments.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-11-17T17:45:13Z No. of bitstreams: 1 Kalynne__Trindade.pdf: 1718327 bytes, checksum: c0fefb12a6ac87df31a36590560286aa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-17T17:45:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kalynne__Trindade.pdf: 1718327 bytes, checksum: c0fefb12a6ac87df31a36590560286aa (MD5) Previous issue date: 2025-09-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpúblico-alvo da educação especial;por
dc.subjectensino de história;por
dc.subjectpercepções;por
dc.subjecteducação inclusiva;por
dc.subjectspecial education students;eng
dc.subjecthistory teaching;eng
dc.subjectperceptions;eng
dc.subjectinclusive education.eng
dc.subject.cnpqEducação Especialpor
dc.titlePercepções de professores de história sobre inclusão escolar na educação básicapor
dc.title.alternativeHistory teachers' perceptions of inclusion in basic education.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kalynne__Trindade.pdfDissertação de Mestrado1,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.