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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6621| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Percepções de professores de história sobre inclusão escolar na educação básica |
| Título(s) alternativo(s): | History teachers' perceptions of inclusion in basic education. |
| Autor: | TRINDADE, Kalynne Sued Santos ![]() |
| Primeiro orientador: | CHAHINI, Thelma Helena Costa |
| Primeiro membro da banca: | CHAHINI, Thelma Helena Costa |
| Segundo membro da banca: | SILVA, Silvana Maria Moura da |
| Terceiro membro da banca: | CONCEIÇÃO, Aline de Novaes |
| Quarto membro da banca: | SEGADILHA, Delcineide Maria Ferreira |
| Resumo: | Esta dissertação tem como objeto de estudo as percepções dos professores de História dos anos finais do Ensino Fundamental sobre a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial em salas de aulas regulares. Nesse contexto, o problema central da pesquisa indaga: quais as percepções dos professores de História, dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de Paço do Lumiar, sobre a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial? O objetivo geral é analisar as percepções dos professores de História, dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de Paço do Lumiar, sobre a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram oito professores de História dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Paço do Lumiar. O local de realização da pesquisa foram três escolas da rede pública municipal de Paço do Lumiar. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados indicam que os referidos professores enfrentam obstáculos significativos para a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial, como carência de formação inicial e continuada adequada na área da Educação Especial/Inclusiva, problemas estruturais nas escolas e dificuldades de parceria entre os professores da sala de aula regular e os profissionais do Atendimento Educacional Especializado. Contudo, também foram observadas práticas pedagógicas exitosas, com uma das escolas, apresentando avanços significativos no processo de inclusão. Conclui-se que, embora existam limitações e desafios a serem superados, os professores das escolas pesquisadas buscam meios para promover a inclusão escolar de maneira efetiva, minimizando as limitações inerentes às condições materiais e atitudinais dos ambientes, pesquisados. |
| Abstract: | This dissertation focuses on the perceptions of History teachers in the final years of Elementary Education regarding the inclusion of special education students in regular classrooms. The central research question investigates: What are the perceptions of History teachers in the final years of Elementary Education in the municipal public schools of Paço do Lumiar about the inclusion of special education students? The general objective is to analyze these teachers' perceptions about the inclusion of special education students. The research is characterized as exploratory and descriptive, with a qualitative approach. The participants were eight History teachers from the final years of Elementary Education in the municipal public schools of Paço do Lumiar. The research was conducted in three schools of the municipal public network in Paço do Lumiar. Data were collected through semi-structured interviews. The main results indicate that these teachers face significant obstacles to the inclusion of special education students, such as lack of adequate initial and continuing training in Special/Inclusive Education, structural problems in schools, and difficulties in partnership between regular classroom teachers and Specialized Educational Assistance professionals. However, successful pedagogical practices were also observed, with one school showing significant advances in the inclusion process. It is concluded that, although there are limitations and challenges to be overcome, schools seek ways to promote school inclusion effectively, minimizing the limitations inherent to the material and attitudinal conditions of the researched environments. |
| Palavras-chave: | público-alvo da educação especial; ensino de história; percepções; educação inclusiva; special education students; history teaching; perceptions; inclusive education. |
| Área(s) do CNPq: | Educação Especial |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
| Citação: | TRINDADE, Kalynne Sued Santos. Percepções de professores de história sobre inclusão escolar na educação básica. 2025. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6621 |
| Data de defesa: | 19-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Kalynne__Trindade.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,68 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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