Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Anso da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5951386985918852por
dc.contributor.advisor1JOHNSON, Guillermo Alfredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1663365456539673por
dc.contributor.referee1JOHNSON, Guillermo Alfredo Johnson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1663365456539673por
dc.contributor.referee2PIRES, Álvaro Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/131602308681622por
dc.contributor.referee3SILVA, José Ribamar Sá-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0418404538115970por
dc.contributor.referee4SOUSA, Salviana de Maria Pastor Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8050800993055954por
dc.contributor.referee5CATSOSSA, Lucas Atanásio-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1986094447915292por
dc.date.accessioned2025-11-13T13:06:56Z-
dc.date.issued2025-08-26-
dc.identifier.citationSILVA, Anso da. Entre laços, lutas e horizontes migratórios: A permanência de estudantes africanos do PEC-G no Brasil e suas motivações no contexto maranhense. 2025. 133 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6617-
dc.description.resumoEste estudo investiga as complexas motivações que levam estudantes africanos egressos do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) a permanecerem no Brasil após a conclusão de seus cursos. A pesquisa, que abrangeu o período de 2022 a 2025, utilizou métodos de observação participante, questionários abertos e entrevistas abertas com nove discentes. O levantamento inicial na UFMA indicou que Cabo Verde, Benin e Gana são os países com maior representatividade e que cursos da área de saúde são os mais procurados. No entanto, a assistência institucional aos estudantes-convênio na UFMA revela lacunas, com a ausência de um acolhimento inicial estruturado e de um acompanhamento pós-formatura, delegando a recepção à Assessoria de Relações Internacionais e as demais demandas às pró-reitorias existentes. A análise dos dados empíricos, triangulada com o referencial teórico da diáspora e da migração, revelou três categorias centrais. A primeira, "A construção de redes e o pertencimento na diáspora: pontes para a permanência", destaca a formação de vínculos afetivos e a criação de mecanismos de suporte mútuo (como a Associação dos Africanos no Maranhão - AAMA) como pilares fundamentais para a adaptação e o enfrentamento de adversidades, transformando a estadia temporária em um projeto de vida enraizado no Brasil. A segunda categoria, "Entre oportunidades acadêmicas e o racismo estrutural: as dicotomias da permanência", evidencia os esforços coletivos da comunidade africana para desconstruir imagens negativas e homogêneas do continente africano no Brasil através de eventos culturais e acadêmicos, embora a persistência do racismo estrutural e da xenofobia (evidenciada por interações preconceituosas e dificuldades de empregabilidade) permaneça como uma barreira significativa. Explora as dicotomias vivenciadas, onde a busca por qualificação acadêmica (pós-graduação) emerge como uma estratégia crucial para a permanência legal e profissional, contrastando com desafios como a burocracia na obtenção de diplomas e a persistente desempregabilidade decorrente do racismo. Por fim, a categoria, "Realidade brasileira: oportunidades, barreiras e percepções", revela que, apesar da permanência, a saudade da família e a aspiração de contribuir para o desenvolvimento de suas nações de origem mantêm viva a ideia de um retorno, que é visto como um projeto de longo prazo condicionado por fatores econômicos e sociais. Conclui-se que a permanência desses estudantes é um fenômeno multifacetado, resultado de uma constante negociação entre fatores de atração e de expulsão, a agência individual e a complexidade das identidades diaspóricas em um contexto de desafios e aspirações futuras.por
dc.description.abstractThis study investigates the complex motivations that lead African students, who are graduates of the Student-Exchange Program (PEC-G) at the Federal University of Maranhão (UFMA), to remain in Brazil after completing their courses. The research, which spanned from 2022 to 2025, employed participant observation, open questionnaires, and open interviews with nine students. An initial survey at UFMA indicated that Cape Verde, Benin, and Ghana have the highest representation, and that health-related courses are the most sought after. However, the institutional assistance for exchange students at UFMA reveals gaps, with the absence of structured initial welcoming and post-graduation follow-up. Reception duties are delegated to the International Relations Office, and other demands are handled by existing pro-rectories. The analysis of empirical data, triangulated with theoretical frameworks of diaspora and migration, revealed three central categories. The first, "Building Networks and Belonging in the Diaspora: Bridges to Permanence," highlights the formation of affective ties and the creation of mutual support mechanisms (such as the Association of Africans in Maranhão - AAMA) as fundamental pillars for adaptation and overcoming adversity, transforming a temporary stay into a life project rooted in Brazil. The second category, "Between Academic Opportunities and Structural Racism: The Dichotomies of Permanence," demonstrates the collective efforts of the African community to deconstruct negative and homogeneous images of the African continent in Brazil through cultural and academic events. However, the persistence of structural racism and xenophobia (evidenced by prejudiced interactions and employability challenges) remains a significant barrier. This category explores the dichotomies experienced, where the pursuit of academic qualification (postgraduation) emerges as a crucial strategy for legal and professional permanence, contrasting with challenges such as bureaucracy in obtaining diplomas and persistent unemployment stemming from racism. Finally, the category, "Brazilian Reality: Opportunities, Barriers, and Perceptions," reveals that despite their permanence, longing for family and the aspiration to contribute to the development of their home nations keep alive the idea of a return, which is seen as a long-term project conditioned by economic and social factors. It's concluded that the permanence of these students is a multifaceted phenomenon, resulting from a constant negotiation between push and pull factors, individual agency, and the complexity of diasporic identities within a context of future challenges and aspirations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-11-13T13:06:56Z No. of bitstreams: 1 ANSO DA SILVA.pdf: 2599214 bytes, checksum: 2735c34af346e241e46e14ab5dd12f01 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-13T13:06:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANSO DA SILVA.pdf: 2599214 bytes, checksum: 2735c34af346e241e46e14ab5dd12f01 (MD5) Previous issue date: 2025-08-26eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPEC-G;por
dc.subjectMobilidade acadêmica;por
dc.subjectEstudantes africanos;por
dc.subjectDiáspora;por
dc.subjectPermanênciapor
dc.subjectPEC-G;eng
dc.subjectAcademic mobility;eng
dc.subjectAfrican students;eng
dc.subjectDiaspora;eng
dc.subjectPermanenceeng
dc.subject.cnpqPsicologia Socialpor
dc.titleENTRE LAÇOS, LUTAS E HORIZONTES MIGRATÓRIOS: A permanência de estudantes africanos do PEC-G no Brasil e suas motivações no contexto maranhensepor
dc.title.alternativeBetween Ties, Struggles, and Migratory Horizons: The Permanence of African Students from the PEC-G Program in Brazil and Their Motivations in the Maranhão Contexteng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANSO DA SILVA2.pdf2,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.