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Tipo do documento: Tese
Título: ENTRE LAÇOS, LUTAS E HORIZONTES MIGRATÓRIOS: A permanência de estudantes africanos do PEC-G no Brasil e suas motivações no contexto maranhense
Título(s) alternativo(s): Between Ties, Struggles, and Migratory Horizons: The Permanence of African Students from the PEC-G Program in Brazil and Their Motivations in the Maranhão Context
Autor: SILVA, Anso da 
Primeiro orientador: JOHNSON, Guillermo Alfredo
Primeiro membro da banca: JOHNSON, Guillermo Alfredo Johnson
Segundo membro da banca: PIRES, Álvaro Roberto
Terceiro membro da banca: SILVA, José Ribamar Sá
Quarto membro da banca: SOUSA, Salviana de Maria Pastor Santos
Quinto membro da banca: CATSOSSA, Lucas Atanásio
Resumo: Este estudo investiga as complexas motivações que levam estudantes africanos egressos do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) a permanecerem no Brasil após a conclusão de seus cursos. A pesquisa, que abrangeu o período de 2022 a 2025, utilizou métodos de observação participante, questionários abertos e entrevistas abertas com nove discentes. O levantamento inicial na UFMA indicou que Cabo Verde, Benin e Gana são os países com maior representatividade e que cursos da área de saúde são os mais procurados. No entanto, a assistência institucional aos estudantes-convênio na UFMA revela lacunas, com a ausência de um acolhimento inicial estruturado e de um acompanhamento pós-formatura, delegando a recepção à Assessoria de Relações Internacionais e as demais demandas às pró-reitorias existentes. A análise dos dados empíricos, triangulada com o referencial teórico da diáspora e da migração, revelou três categorias centrais. A primeira, "A construção de redes e o pertencimento na diáspora: pontes para a permanência", destaca a formação de vínculos afetivos e a criação de mecanismos de suporte mútuo (como a Associação dos Africanos no Maranhão - AAMA) como pilares fundamentais para a adaptação e o enfrentamento de adversidades, transformando a estadia temporária em um projeto de vida enraizado no Brasil. A segunda categoria, "Entre oportunidades acadêmicas e o racismo estrutural: as dicotomias da permanência", evidencia os esforços coletivos da comunidade africana para desconstruir imagens negativas e homogêneas do continente africano no Brasil através de eventos culturais e acadêmicos, embora a persistência do racismo estrutural e da xenofobia (evidenciada por interações preconceituosas e dificuldades de empregabilidade) permaneça como uma barreira significativa. Explora as dicotomias vivenciadas, onde a busca por qualificação acadêmica (pós-graduação) emerge como uma estratégia crucial para a permanência legal e profissional, contrastando com desafios como a burocracia na obtenção de diplomas e a persistente desempregabilidade decorrente do racismo. Por fim, a categoria, "Realidade brasileira: oportunidades, barreiras e percepções", revela que, apesar da permanência, a saudade da família e a aspiração de contribuir para o desenvolvimento de suas nações de origem mantêm viva a ideia de um retorno, que é visto como um projeto de longo prazo condicionado por fatores econômicos e sociais. Conclui-se que a permanência desses estudantes é um fenômeno multifacetado, resultado de uma constante negociação entre fatores de atração e de expulsão, a agência individual e a complexidade das identidades diaspóricas em um contexto de desafios e aspirações futuras.
Abstract: This study investigates the complex motivations that lead African students, who are graduates of the Student-Exchange Program (PEC-G) at the Federal University of Maranhão (UFMA), to remain in Brazil after completing their courses. The research, which spanned from 2022 to 2025, employed participant observation, open questionnaires, and open interviews with nine students. An initial survey at UFMA indicated that Cape Verde, Benin, and Ghana have the highest representation, and that health-related courses are the most sought after. However, the institutional assistance for exchange students at UFMA reveals gaps, with the absence of structured initial welcoming and post-graduation follow-up. Reception duties are delegated to the International Relations Office, and other demands are handled by existing pro-rectories. The analysis of empirical data, triangulated with theoretical frameworks of diaspora and migration, revealed three central categories. The first, "Building Networks and Belonging in the Diaspora: Bridges to Permanence," highlights the formation of affective ties and the creation of mutual support mechanisms (such as the Association of Africans in Maranhão - AAMA) as fundamental pillars for adaptation and overcoming adversity, transforming a temporary stay into a life project rooted in Brazil. The second category, "Between Academic Opportunities and Structural Racism: The Dichotomies of Permanence," demonstrates the collective efforts of the African community to deconstruct negative and homogeneous images of the African continent in Brazil through cultural and academic events. However, the persistence of structural racism and xenophobia (evidenced by prejudiced interactions and employability challenges) remains a significant barrier. This category explores the dichotomies experienced, where the pursuit of academic qualification (postgraduation) emerges as a crucial strategy for legal and professional permanence, contrasting with challenges such as bureaucracy in obtaining diplomas and persistent unemployment stemming from racism. Finally, the category, "Brazilian Reality: Opportunities, Barriers, and Perceptions," reveals that despite their permanence, longing for family and the aspiration to contribute to the development of their home nations keep alive the idea of a return, which is seen as a long-term project conditioned by economic and social factors. It's concluded that the permanence of these students is a multifaceted phenomenon, resulting from a constant negotiation between push and pull factors, individual agency, and the complexity of diasporic identities within a context of future challenges and aspirations.
Palavras-chave: PEC-G;
Mobilidade acadêmica;
Estudantes africanos;
Diáspora;
Permanência
PEC-G;
Academic mobility;
African students;
Diaspora;
Permanence
Área(s) do CNPq: Psicologia Social
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: SILVA, Anso da. Entre laços, lutas e horizontes migratórios: A permanência de estudantes africanos do PEC-G no Brasil e suas motivações no contexto maranhense. 2025. 133 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6617
Data de defesa: 26-Ago-2025
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

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