Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, Hilton Luis Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2615939991682769por
dc.contributor.advisor1VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824por
dc.contributor.referee1VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824por
dc.contributor.referee2FARIAS, Mayrhon José Abrantes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2063922075191113por
dc.contributor.referee3BEZERRA, Alex Fabiano santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491943053279706por
dc.contributor.referee4ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee5NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.date.accessioned2025-11-11T12:34:38Z-
dc.date.issued2025-07-31-
dc.identifier.citationALMEIDA, Hilton Luis Pereira. Percussão corporal nas aulas de educação física: interrogações e intervenções centradas no desenvolvimento de atividades rítmicas e expressivas em uma escola de tempo integral. 2025. 186 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6604-
dc.description.resumoA percussão corporal é uma prática que utiliza o corpo como instrumento musical, criando ritmos através de batidas, estalos, palmas e outras sonoridades produzidas pelos movimentos do corpo. Essa prática, além de estimular habilidades motoras, cognitivas e sociais, promove a expressão corporal e a criatividade. Sua importância na educação, especialmente na Educação Física, vai além do desenvolvimento físico, ao integrar a música, a dança e a consciência corporal, contribuindo para a formação integral do aluno. O objetivo geral de nossa pesquisa é investigar por que a percussão corporal não está presente nas aulas de Educação Física escolar, enquanto parte integrante do bloco de atividades rítmicas e expressivas constante na BNCC. Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de intervenção pedagógica, adotando como instrumentos, questionários, entrevistas e rodas de conversa (Batuconversa) que metaforicamente denominamos de (sons que saem do corpo e reverberam em maneiras de educar nessa relação corpo e movimento). Os participantes da pesquisa, foram professores e alunos do Centro Educa Mais Prof. João Francisco Lisboa. Através dessas ferramentas, conseguimos compreender as percepções e as dificuldades enfrentadas pelos educadores para implementação da percussão corporal em suas aulas, além de apresentar e explorar possibilidades e experiências pedagógicas para os estudantes dessa escola. Não apenas como experimento, mas refletindo sobre as possíveis contribuições desse conteúdo para o desenvolvimento rítmico e expressivo dos estudantes do ensino médio de uma escola de tempo integral. A pesquisa apontou que a percussão corporal é uma prática ainda pouco explorada nas aulas de Educação Física, mas que oferece um grande potencial para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais. A implementação dessa prática pode ser uma estratégia pedagógica importante para o ensino de atividades rítmicas e expressivas, oferecendo aos estudantes das escolas da rede estadual do Maranhão e principalmente do município de São Luís, uma maneira lúdica e criativa de se expressar e aprender. Essa pesquisa resultou num produto final que foi um álbum fotossonoro com o título “O RÍTMO DO CORPO”.por
dc.description.abstractBody percussion is a practice that uses the body as a musical instrument, creating rhythms through beats, clicks, claps and other sounds produced by body movements. This practice, in addition to stimulating motor, cognitive and social skills, promotes body expression and creativity. Its importance in education, especially in Physical Education, goes beyond physical development, by integrating music, dance and body awareness, contributing to the student's comprehensive education. The general objective of our research is to investigate why body percussion is not present in school Physical Education classes, as an integral part of the rhythmic and expressive activities included in the BNCC. To this end, the research adopted a qualitative approach to pedagogical intervention, adopting as instruments questionnaires, interviews and conversation circles (Batuconversa) which we metaphorically call (sounds that come from the body and reverberate in ways of educating in this relationship between body and movement). The participants in the research were teachers and students from the Centro Educa Mais Prof. João Francisco Lisboa. Through these tools, we were able to understand the perceptions and difficulties faced by educators when implementing body percussion in their classes, in addition to presenting and exploring pedagogical possibilities and experiences for students at this school. Not only as an experiment, but also reflecting on the possible contributions of this content to the rhythmic and expressive development of high school students at a full-time school. The research showed that body percussion is a practice that is still little explored in Physical Education classes, but that it offers great potential for the development of motor, cognitive and social skills. The implementation of this practice can be an important pedagogical strategy for teaching rhythmic and expressive activities, offering students in state schools in Maranhão and especially in the city of São Luís a playful and creative way to express themselves and learn. This research resulted in a final product, a photo-sound album entitled “THE RHYTHM OF THE BODY”.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-11-11T12:34:38Z No. of bitstreams: 1 HILTON_ALMEIDA.pdf: 23113439 bytes, checksum: 7454ae3d7754bfb6802747ef8fec65b5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-11T12:34:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HILTON_ALMEIDA.pdf: 23113439 bytes, checksum: 7454ae3d7754bfb6802747ef8fec65b5 (MD5) Previous issue date: 2025-07-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpercussão corporal;por
dc.subjectritmo;por
dc.subjectEducação Física;por
dc.subjectbody percussion;eng
dc.subjectrhythm;eng
dc.subjectPhysical Education.eng
dc.subject.cnpqEducação Físicapor
dc.titlePercussão corporal nas aulas de educação física: interrogações e intervenções centradas no desenvolvimento de atividades rítmicas e expressivas em uma escola de tempo integral.por
dc.title.alternativeBody percussion in physical education classes: questions and disciplines focused on the development of rhythmic and expressive activities in a full-time school.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HILTON_ALMEIDA.pdfDissertação de Mestrado22,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.