Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6600
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Quezia Regina Lisboa Botelho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1967524153833870por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Carlos Erick de Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6039452387227749por
dc.contributor.referee1SOUSA, Carlos Erick Brito de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6039452387227749por
dc.contributor.referee2VALLE, Mariana Guelero do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516501386841758por
dc.contributor.referee3SOUSA, Débora Batista Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6153567422761146por
dc.date.accessioned2025-11-10T13:21:29Z-
dc.date.issued2025-10-01-
dc.identifier.citationFERREIRA, Quezia Regina Lisboa Botelho.Biodiversidade oceânica e Educação Ambiental em livros didáticos de uma coleção de Ciências da Natureza. 2025. 180 f. Dissertação(Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6600-
dc.description.resumoA Educação Ambiental (EA) é essencial para a formação de sujeitos críticos e conscientes, especialmente diante dos desafios socioambientais contemporâneos. No contexto da Educação Ambiental Marinha e Costeira (EAMC), sua importância se amplia ao promover uma compreensão ética, científica e crítica sobre a conservação dos oceanos. Nesse sentido, esta dissertação teve por objetivo analisar como a biodiversidade marinha e a EA são abordadas em uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio, distribuída pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021–2024, adotada em escolas públicas estaduais de São Luís – MA. A pesquisa é de natureza qualitativa, com análise documental e de conteúdo, centrada na coleção composta por seis volumes. Foram definidas quatro categorias temáticas a posteriori: Conservação Marinha, Ecossistemas Oceânicos, Poluição Marinha e Serviços Ecossistêmicos Marinhos. Foram encontrados 47 trechos na coleção, que abordavam, direta ou indiretamente, a biodiversidade oceânica e a EA. Os resultados demonstram que, embora as temáticas estejam presentes, percebe-se uma superficialidade e fragilidades ao longo da coleção. O tipo de EA predominante foi a de caráter pragmático, voltada à resolução de problemas com foco técnico e instrumental, bem como a presença do caráter conservacionista. As causas estruturais da crise ambiental, como padrões de produção e consumo insustentáveis foram pouco problematizadas. Elementos da EA Crítica e emancipatória aparecem pontualmente, mas de forma insuficiente para promover reflexões mais profundas ou ações transformadoras. Além disso, observa-se uma frágil articulação com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), como os ODS 14 e com os princípios da Década do Oceano, o que limita o potencial formativo do material. Assim, evidencia-se a necessidade de fortalecer e qualificar a presença da biodiversidade marinha e EA nos livros didáticos, incentivando práticas pedagógicas que estimulem o pensamento crítico, o engajamento e o protagonismo dos estudantes frente à crise ambiental que afeta drasticamente os oceanos, ecossistemas marinhos e costeiros, a sociedade e o meio ambiente.por
dc.description.abstractEnvironmental Education (EE) is essential for the formation of critical and conscious individuals, especially in the face of contemporary socio-environmental challenges. In the context of Marine and Coastal Environmental Education (MCEE), its importance is amplified by promoting an ethical, scientific, and critical understanding of ocean conservation. In this sense, this dissertation aimed to analyze how marine biodiversity and EE are addressed in a collection of High School Natural Sciences textbooks, distributed by the National Textbook and Didactic Material Program (PNLD) 2021–2024, adopted in state public schools in São Luís – MA. The research is qualitative in nature, with documentary and content analysis, centered on the collection composed of six volumes. Four a posteriori thematics categories were defined: Marine Conservation, Oceanic Ecosystems, Marine Pollution, and Marine Ecosystem Services. A total of 47 excerpts were found in the collection that directly or indirectly addressed oceanic biodiversity and environmental education. The results show that, although the themes are present, a superficiality and fragility are perceived throughout the collection. The predominant type of environmental education was of a pragmatic nature, focused on problem-solving with a technical and instrumental focus, as well as the presence of a conservationist character. The structural causes of the environmental crisis, such as unsustainable production and consumption patterns, were little problematized. Elements of Critical and emancipatory EE appear sporadically, but insufficiently to promote deeper reflections or transformative actions. Furthermore, a fragile articulation with the sustainable development goals (SDG), such as SDG 14, and with the principles of the Ocean Decade is observed, which limits the formative potential of the material. Thus, the need to strengthen and qualify the presence of marine biodiversity and environmental education in textbooks is evident, encouraging pedagogical practices that stimulate critical thinking, engagement, and the protagonism of students in the face of the environmental crisis that drastically affects the oceans, marine and coastal ecosystems, society and environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-11-10T13:21:29Z No. of bitstreams: 1 QUEZIA REGINA LISBOA BOTELHO FERREIRA.pdf: 4386772 bytes, checksum: dcb4359e5801bd68cb4883666210ae6a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-10T13:21:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 QUEZIA REGINA LISBOA BOTELHO FERREIRA.pdf: 4386772 bytes, checksum: dcb4359e5801bd68cb4883666210ae6a (MD5) Previous issue date: 2025-10-01eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDécada do Oceano;por
dc.subjectMeio Ambiente;por
dc.subjectObjetivos de Desenvolvimento Sustentável;por
dc.subjectMateriais didáticospor
dc.subjectOcean Decade;eng
dc.subjectEnvironment;eng
dc.subjectSustainable Development Goals;eng
dc.subjectDidactic materialseng
dc.subject.cnpqCurrículos Específicos para Níveis e Tipos de Educaçãopor
dc.titleBIODIVERSIDADE OCEÂNICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE UMA COLEÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZApor
dc.title.alternativeOcean Biodiversity and Environmental Education in Textbooks A Collection of Natural Scienceseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QUEZIA REGINA LISBOA BOTELHO FERREIRA.pdfDissertação de Mestrado4,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.