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Tipo do documento: Dissertação
Título: O MODELO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL IMPLANTADO NO MARANHÃO E O INDICADOR DE QUALIDADE: CASO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO ESTADUAL
Título(s) alternativo(s): The Comprehensive Education Model Implemented in Maranhão and the Quality Indicator: A Case Study of a State Public School
Autor: SANTOS, Wyerlyan Sousa 
Primeiro orientador: GUERINI, Silvete Coradi
Primeiro membro da banca: GUERINI, Silvete Coradi
Segundo membro da banca: DUARTE, Ana Lúcia Cunha
Terceiro membro da banca: SILVA NETO, Benjamim Cardoso da
Resumo: Esta pesquisa investiga a influência do modelo de educação integral nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica no Maranhão, com foco na análise comparativa de dois modelos educacionais: os Centros Educa Mais, de abordagem propedêutica, e os Institutos Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, que integram formação acadêmica e técnico-profissional. A fundamentação teórica explora o conceito de educação integral, que transcende a transmissão de conhecimentos acadêmicos para abarcar o desenvolvimento integral do indivíduo. Com base em autores como John Dewey, Anísio Teixeira e Paulo Freire, compreende-se a educação como um processo contínuo e interativo, no qual o aprendizado integra aspectos sociais, emocionais e cognitivos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise comparativa seguindo a perspectiva de Gil e análise de conteúdo de Bardin. Os dados foram coletados a partir de relatórios oficiais do IDEB e da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Os resultados indicam que os modelos de educação integral apresentam desempenho significativamente superior em relação ao ensino tradicional. Em 2023, o IDEB das escolas integrais ficou acima de 4,0. Já a análise do Plano de Recomposição de Aprendizagem revela padrões na escolha dos descritores e metodologias adotadas, evidenciando um equilíbrio entre abordagens tradicionais e estratégias ativas. Conclui-se que o modelo de educação integral tem o potencial de contribuir com a educação no Maranhão, reduzindo desigualdades educacionais e elevando a qualidade do ensino. No entanto, políticas públicas devem assegurar que a expansão desses modelos ocorra de forma equitativa, garantindo acesso amplo e inclusivo a todos os estudantes.
Abstract: This research investigates the influence of the full-time education model on the Basic Education Development Index (IDEB) in Maranhão, focusing on the comparative analysis of two educational models: Centros Educa Mais, with a propaedeutic approach, and the State Institutes of Education, Science and Technology of Maranhão (IEMAs), which integrate academic and technical-professional training. The theoretical framework explores the concept of full-time education, which transcends the transmission of academic knowledge to encompass the holistic development of the individual. Drawing on authors such as John Dewey, Anísio Teixeira, and Paulo Freire, education is understood as a continuous and interactive process in which learning integrates social, emotional, and cognitive dimensions. The research adopts a qualitative approach, applying comparative analysis based on Gil’s perspective and content analysis according to Bardin. Data were collected from official IDEB reports and the Maranhão State Department of Education. The results indicate that full-time education models perform significantly better than traditional teaching. In 2023, while the IDEB of full-time schools exceeded 4.0, the analysis of the Learning Recovery Plan revealed patterns in the selection of descriptors and methodologies, showing a balance between traditional approaches and active strategies. It is concluded that the full-time education model has the potential to contribute to education in Maranhão by reducing educational inequalities and improving teaching quality. However, public policies must ensure that the expansion of these models occurs equitably, guaranteeing broad and inclusive access for all students.
Palavras-chave: Educação Integral;
IDEB;
Centros Educa Mais
Full-Time Education;
IDEB;
Centros Educa Mais
Área(s) do CNPq: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: SANTOS, Wyerlyan Sousa. O modelo de educação integral implantado no Maranhão e o indicador de qualidade: Caso de uma escola da rede pública de ensino estadual. 2025. 79 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6599
Data de defesa: 29-Ago-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

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